Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



quinta-feira, 10 de maio de 2007

Marcha Mundial Contra a Fome (Domingo, 13 de Maio de 2007, 10 horas).



No próximo dia 13 de Maio, vai realizar-se a Marcha Mundial Contra a Fome, uma manifestação global anual destinada a promover a sensibilização e recolher fundos para os programas que abordam o problema da fome infantil.

Os estudos globais indicam que:
· Há alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial durante quase meio século.
· Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica.
· A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças.
· Pode ser fornecida uma refeição escolar a uma criança que tem fome pela irrisória quantia de 16 cêntimos por dia.

Esta acção de solidariedade social desenvolveu-se no âmbito de uma parceria estabelecida em 2002 entre o World Food Programme das Nações Unidas e a TNT. Em 2006, participaram na Marcha mais 760 mil pessoas, em cerca 118 países, em mais de 420 cidades, distribuídos nos 24 fusos de horários do planeta, tendo sido angariados cerca de 2 milhões de dólares em todo o Mundo. Em Portugal participaram mais de 6.000 pessoas.
Este ano, o objectivo é reunir pelo menos 1 milhão de participantes em todo o mundo e 25 mil em Portugal, no dia 13 de Maio às 10h00.

Mais informações em:



terça-feira, 8 de maio de 2007

Corrida Terry Fox.

0
No passado sábado, dia 5 de Maio fomos até ao Parque das Nações e participámos na 12ª Corrida Terry Fox organizada em Portugal, corrida/marcha de convívio para angariação de fundos que reverteram a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro e destinados a investigação em oncologia.
Cada um dos aproximadamente 3ooo participantes contribuíram com 5 euros referentes à inscrição e receberam uma t-shirt (com desenhos feitos por 2 meninas do IPO) e um boné onde estava inscrito "EU NÃO FECHO OS OLHOS AO CANCRO", o slogan da corrida deste ano.
Fizemos uma volta a andar ao percurso e no fim recebemos um diploma, havia gelados oferecidos pela "Olá" e é claro a Vitória quis um, assistimos ainda à entrega do cheque e aos breves discursos.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Corrida Internacional do 1º de Maio.

No passado dia 1 de Maio, dia do trabalhador, participei na 26ª Corrida Internacional do 1º de Maio, corrida de 15 quilómetros com partida junto ao Estádio 1º de Maio e chegada na pista de atletismo do próprio estádio, depois de percorrer várias artérias no coração da cidade de Lisboa.
Antes da partida da corrida a instalação sonora que estava montada à entrada do estádio ia transmitido músicas de Rui Veloso, a corrida teve grande número de participantes e gostei bastante da mesma.
Existiu abastecimentos nos Restauradores e na Avenida Almirante Reis, o percurso tinha os quilómetros (correctamente?) marcados e, notei além de muitos turistas (principalmente na Avenida da Liberdade e na zona da Baixa Pombalina) mais pessoas do que é habitual a assistirem à passagem de uma corrida em Lisboa, talvez pessoas que se preparavam para participarem e festejarem o dia do trabalhador em iniciativas que tiveram lugar nesse dia.
Festejos do dia 1º de Maio que as 2 centrais sindicais existentes em Portugal (CGTP-Intersindical e UGT) mais uma vez e como habitualmente assinalaram separadamente.
Cheguei ao Estádio 1º de Maio ao fim de 1h10m28s de corrida, o que para mim é bom.
No fim recebi uma t-shirt e uma medalha, a instalação sonora transmitia agora outro tipo de música...enquanto fazia uns alongamentos ia ouvindo "Venham mais 5", na voz de "Zeca" Afonso.
Realizou-se também uma mini corrida com partida na Alameda e chegada no estádio 1º de Maio.