Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



quarta-feira, 30 de julho de 2008

As minhas provas em 2008 (1º semestre).

Durante o 1º semestre de 2008 participei nas 15 provas que constam no quadro abaixo, participei também na Corrida Terry Fox (prova não competitiva).

segunda-feira, 28 de julho de 2008

A Princesa já tem 4 anos.


A nossa "menina de ouro" fez 4 anos na passada sexta-feira, dia 25 de Julho de 2008.
4 anos em que eu e a Isabel nos sentimos abençoados por termos a Vitória, 4 anos que passaram a "correr" e que foram os melhores anos da minha vida.
Foi mais um dia muito feliz o da passada sexta-feira, aproveitei e nesse dia fui também à praia com os meninos do infantário da Vitória, à hora de almoço já no infantário ajudei-a a comer e fiquei um pouco junto dela antes de ela dormir a sesta, almocei depois com a Isabel, voltei de novo ao infantário e depois dos meninos acordarem estive de novo com a Vitória e os seus pequenos companheiros (na sala e depois enquanto eles lanchavam).
Já mais ao fim da tarde como estava combinado tivemos um lanche-convívio muito agradável entre os pais e os meninos da sala da Vitória, também com a presença da avó Aida (a avó Balbina está hospitalizada e por isso não esteve presente), dos tios Ana e Manuel, dos avós "adoptivos" Lurdes e Joaquim e de muitas das "queridas" funcionárias do infantário da Vitória e também colegas da mamã, lanche-convívio durante o qual cantámos os parabéns à Vitória Filipa, ela retribuiu cantando:

Obrigado amiguinhos
do fundo do coração
por me terem cantado
esta linda canção.

terça-feira, 22 de julho de 2008

RAIZ.

Tanto dissemos tu e eu, tanta palavra!...
E os enganos, as lutas, as promessas...
Como tudo vai longe! Como tudo foi útil e preciso!
Olha, vem à janela...Lá em baixo, no largo,
brincam, junto da fonte, os moços e as meninas.
Alegres todos, riem. Nem reparam
como é triste uma fonte que não corre.
O que hão-de eles saber?! Têm cinco, seis anos...

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§Da janela,
vemo-los bem. Vem à janela olhá-los,
felizes como nós...

Sebastião da Gama
(Vila Nogueira de Azeitão, 10 de Abril de 1924 - Lisboa, 7 de Fevereiro de 1952)


Nota) Palavras daquele que ficou conhecido como "Poeta da Arrábida", poema incluído no livro "Pelo Sonho é Que Vamos", livro publicado quase dois anos após a morte do poeta.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Post 100º.

Este é o 100º post destas "palavras de corredor", palavras de um homem que gosta de correr, palavras que hoje cedem o seu lugar às "palavras de pai", palavras de um homem feliz pelo modo como correu este 1º ano da Vitória na creche.
Se os anos que passaram desde que nasceu a Vitória foram os mais felizes da minha vida, o último igualmente feliz foi o mais surpreendente, o mais gratificante, o melhor de todos.
Para a minha menina de ouro e para a minha querida Isabel, as duas pessoas mais importantes da minha vida e sem as quais nada faria sentido, é dedicado o meu post de hoje.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Números da Corrida 510 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Distância da Prova: 8 km.
Total de 736 atletas classificados na meta, 643 do sexo masculino (87,36% do número total) e 93 do sexo feminino (12,64% do número total).






Fonte: Classificações da corrida no site da Revista Atletismo.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Corrida 510 Anos Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ontem de manhã decorreu nas ruas da capital a "Corrida e Caminhada 510 anos Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - pela inclusão social", evento que incluiu uma prova de corrida (8 km), uma caminhada (4km) e um passeio de bicicletas e cadeiras de rodas (10km), evento que foi organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no âmbito das comemorações dos seus 510 anos de existência.
O local de partida das várias provas foi no topo do Parque Eduardo VII, local de onde se tem uma vista privilegiada da baixa de Lisboa com o Tejo a seus pés.
Os primeiros a partir foram os participantes no passeio de bicicletas e cadeiras de rodas (sensivelmente às 9h45), seguiram-se os participantes da caminhada (por volta das 10h), por fim (já depois das 10h15) partiram os participantes na prova de corrida (nos quais eu me incluía).

A prova em que eu participei começou com uma descida curta mas acentuada até à esquina do "Corte Inglês", depois continuou ainda a descer mas mais suavemente até à Praça de Espanha, seguiu-se uma parte em linha recta até ao Campo Pequeno, parte em que estava marcado o 1º quilómetro da prova e onde eu passei com 4’07’’, andamento muito rápido para mim, já na Av. da República ao passar pela marcação do 2º km já o meu relógio marcava 8’40’’ num ritmo mais condizente com as minhas capacidades, pouco depois cheguei ao Saldanha, ponto do percurso a partir do qual foi sempre a descer até ao Marquês, rotunda feita e a descida continuou, na Av. da Liberdade comecei a passar alguns caminheiros, a mim também alguns dos participantes na prova de corrida me iam passando, nos Restauradores o primeiro ponto de animação musical num palco ali montado, logo depois a zona do abastecimento e da marcação do 5º quilómetro (onde passei com 22'47’’), Rua 1º de Dezembro rapidamente passada e seguiu-se a longa subida até ao Largo da Misericórdia, durante a mesma alguns participantes a passo, outros com algumas dificuldades, mas todos a chegarem ao Largo da Misericórdia, onde éramos recebidos com uma calorosa recepção musical de uma banda que actuava no local, também à porta das instalações da "Santa Casa" situadas no largo uma tuna aplaudia e incentivava os participantes na prova.
Depois seguiu-se a longa descida com o Tejo a ficar cada vez mais perto, já na Av. Ribeira das Naus o último dos pontos de animação musical em mais um palco montado, ainda nessa zona o segundo abastecimento, pouco depois já na Praça do Comércio mas ainda quase a volta inteira à mesma para cortar a linha de chegada ao fim de 35’43’’ de corrida (média de 4’28’’/km).
Completaram a prova de corrida 736 atletas, dos quais 93 eram do sexo feminino (uns excelentes 12,64% do número total) e 643 do sexo masculino (87,36% do número total).
Eu classifiquei-me no 180º lugar da geral e em 26º lugar no meu escalão, M4545, escalão em que terminaram 98 atletas.
No final cada participante recebeu um saco com brindes de presença (destacando-se dos mesmos o medalhão e a t-shirt em algodão).
Quando do levantamento dos dorsais cada participante já tinha recebido uma mochila com uma t-shirt técnica (eu usei a minha durante a prova) .
Excelente o conjunto de prémios de participação, o melhor que recebi nas provas em que já participei, mais a mais se tivermos em conta que as inscrições para a prova foram gratuitas.
Está pois duplamente e merecidamente de Parabéns a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelos seus 510 anos e pelo evento desportivo que em boa hora organizou nas ruas da linda cidade capital do país.
Para mim foi mais uma excelente manhã de domingo, em Lisboa cidade mulher da minha vida, é sempre muito bom correr, seja de noite, seja de dia...desta vez faltou-me só ter a companhia da Vitória e da mamã.

Antes do inicio da prova tive também o grato prazer de conhecer pessoalmente mais um companheiro das corridas com quem travei conhecimento aqui na blogosfera, o Luís Mota, também a sua simpática esposa Susan.

Em http://510anos.scml.pt/ podem ser vistas fotos do evento (ir a dia 6 de Julho e seleccionar fotografias).

sexta-feira, 4 de julho de 2008

De novo correr em Lisboa (agora de dia).

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebrou no passado dia 2 do corrente mês o seu 510º aniversário.
No âmbito das comemorações vão realizar-se durante o corrente mês uma série de eventos, entre os quais, já na manhã do próximo domingo, a "Corrida e Caminhada 510 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa".
A prova de corrida, na qual eu participarei, terá início às 10 horas da manhã e o seguinte percurso de 8 quilómetros:
Topo do Parque Eduardo VII (partida), Avenida António Augusto de Aguiar, Avenida de Berna, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Carmo, Rua Garrett, Rua Nova da Trindade, Largo Trindade Coelho, Rua da Misericórdia, Praça Luís de Camões, Rua do Alecrim, Avenida Ribeira das Naus e Praça do Comércio (meta).
Até domingo.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Números da 29ª Corrida das Fogueiras.

A corrida do passado sábado registou um número recorde de 1627 atletas classificados na meta, 132 do sexo feminino (8,11% do número total) e 1495 do sexo masculino (91,89% do número total).
§