Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dia de treino longo (e...de votar).

Ontem foi dia de mais um treino longo, tive na parte inicial do mesmo a companhia do meu cunhado Vítor, parte inicial em que corremos 12 quilómetros que nos levaram do Monte da Caparica, donde saímos por volta das 8 horas da manhã, até Corroios, com passagem por Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Laranjeiro.
Continuei depois sozinho e segui por Vale Figueira e Charneca da Caparica em direcção às praias da Costa da Caparica.
Já com 20 quilómetros corridos dos 31 que faria durante a manhã de domingo, na última parte do treino, corri até à Costa da Caparica pela estrada que liga esta à Fonte da Telha, tendo depois na Costa tomado a direcção do "calçadão", onde uma vez chegado corri o mesmo em toda a sua extensão, após o que me dirigi para as instalações do Inatel onde dei por concluído, 2 horas e 50 minutos depois de ter começado, o meu treino longo, o que fiz de mão dada com a Vitória, que já por lá estava na companhia da mamã, dos tios e da prima Carolina.
Este foi particularmente um treino agradável, pelos metros finais do mesmo em que tive mais uma vez a Vitória a correr comigo e também pela primeira parte do mesmo, em que além da companhia do Vítor, passámos por ruas de Almada onde eu já não passava a correr há mais de 20 anos, ruas de que guardo muitas recordações (as relacionadas com corrida quase sempre muito felizes), nomeadamente a rua onde nasci, cresci e vivi mais de 3 décadas.
O meu direito (mais que dever) de votar foi exercido após o almoço.
Daqui a 15 dias, de novo em dia de votar, será também dia de mais um treino longo.
No próximo domingo participarei na primeira das 5 provas que farei em Outubro.
Faltam agora 40 dias para a Maratona do Porto.

Metros finais do meu treino longo de domingo
(Foto de Vitor Veloso)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Morreste-me (excerto).

Pai. A tarde dissolve-se sobre a terra, sobre a nossa casa. O céu desfia um sopro quieto nos rostos. Acende-se a lua. Translúcida, adormece um sono cálido nos olhares. Anoitece devagar. Dizia nunca esquecerei, e lembro-me. Anoitecia devagar e, a esta hora, nesta altura do ano, desenrolavas a mangueira com todos os preceitos e, seguindo regras certas, regavas as árvores e as flores do quintal; e tudo isso me ensinavas, tudo isso me explicavas. Anda cá ver, rapaz. E mostravas-me. Pai. Deixaste-te ficar em tudo. Sobrepostos na mágoa indiferente deste mundo que finge continuar, os teus movimentos, o eclipse dos teus gestos. E tudo isto é agora pouco para te conter. Agora, és o rio e as margens e a nascente; és o dia, e a tarde dentro do dia, e o sol dentro da tarde; és o mundo todo por seres a sua pele. Pai. Nunca envelheceste, e eu queria ver-te velho, velhinho aqui no nosso quintal, a regar as árvores, a regar as flores. Sinto tanta falta das tuas palavras. Orienta-te, rapaz. Sim. Eu oriento-me, pai. E fico. Estou. O entardecer, em vagas de luz, espraia-se na terra que te acolheu e conserva. Chora chove brilho alvura sobre mim. E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei.

José Luís Peixoto

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Números da 2ª Corrida da Linha - Cascais / Destak.

Prova: 2ª Corrida da Linha – Cascais / Destak.
Data: 20 de Setembro de 2009.
Distância: 10 km.
Total de 2207 (excluindo 17 de idade inferior a 18 anos) atletas classificados na meta, 1873 homens (84,9 %) e 334 senhoras (15,1 %).

De salientar a excelente participação feminina na prova e os 1004 atletas que correram como individuais (45,5%).





domingo, 20 de setembro de 2009

2ª Corrida da Linha - Cascais / Destak.

Em cima à esquerda - no comboio a caminho dos locais de partida.
Em cima à direita - eu já perto da meta.
Ao meio à esquerda - O Vitor na recta da meta.
Ao meio à direita - eu e o Vitor já depois da prova.
Em baixo - os "Almeidas" e os "Velosos" ainda em Cascais.
[clicar na imagem para ampliar]

Numa iniciativa feliz a Câmara Municipal de Cascais e o Destak promoveram na bonita manhã deste domingo a "2ª Corrida da Linha - Cascais / Destak", o evento teve organização técnica da Xistarca e foi formado por uma corrida competitiva de 10 quilómetros e uma corrida/caminhada (sem carácter competitivo) com aproximadamente 3 quilómetros de distância.
Com partidas de locais diferentes, Carcavelos (prova de 10 quilómetros) e Estoril (corrida/caminhada de 3 quilómetros), ambas as provas tiveram meta instalada em Cascais, no mesmo local dos 20 quilómetros de Cascais, local muito bonito da não menos bonita vila de Cascais.

Desta vez os "Almeidas" e os "Velosos" participaram em força, eu e o meu cunhado Vitor na corrida de 10 quilómetros, as "meninas" na caminhada.
Da minha prova pouco há a dizer, tive a companhia do Vitor sensivelmente até meio, aumentei depois ligeiramente o ritmo e completei a prova em 46'26'', o Vitor acabaria pouco depois com 48'12''.
Da prova em si dizer que gostei bastante apesar do enorme atraso (20 minutos) com que se deu a partida.
Segundo as classificações já disponíveis aqui concluíram a prova de 10 quilómetros, 2224 atletas, dos quais os mais rápidos foram Ricardo Ribas (Maratona Clube de Portugal) em 30'47'' e Sandra Teixeira (Sporting clube de Portugal) em 37'27'', segundo as mesmas classificações classifiquei-me no lugar 412 da geral e em 67 do meus escalão, M4549, escalão que teve 264 atletas classificados na meta.
Faltam agora já menos de 50 dias para a Maratona do Porto.

A Vitória e a prima Carolina (estreante nas caminhadas).

sábado, 19 de setembro de 2009

Dia de treino longo (e...Mar de Setembro).

Antecipei o meu treino longo desta semana para hoje de manhã, 2h30' corridos no areal da Costa da Caparica, areal quase deserto de pessoas já que de gaivotas estava fortemente povoado.
O areal estava magnífico para correr, uma areia dura e lisinha que o mar tinha pouco antes acabado de deixar assim, na areia quase só as marcas das patas das gaivotas, no azul do céu um sol que nele timidamente ia brilhando e o mar, sempre o mar, no meu lado direito à ida, no meu lado esquerdo à volta…

Deixo-vos com palavras de Eugénio de Andrade e o seu

Mar de Setembro

Tudo era claro:
céu, lábios, areias.
O mar estava perto,
fremente de espumas.
Corpos ou ondas:
iam, vinham, iam,
dóceis, leves – só
ritmo e brancura.
Felizes, cantam;
serenos, dormem;
despertos, amam,
exaltam o silêncio.
Tudo era claro,
jovem, alado.
O mar estava perto.
Puríssimo. Doirado.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Soneto de amor.

Não me peças palavras, nem baladas,
Nem expressões, nem alma...Abre-me o seio,
Deixa cair as pálpebras pesadas,
E entre os seios me apertes sem receio.

Na tua boca sob a minha, ao meio,
Nossas línguas se busquem, desvairadas...
E que os meus flancos nus vibrem no enleio
Das tuas pernas ágeis e delgadas.

E em duas bocas uma língua..., - unidos,
Nós trocaremos beijos e gemidos,
Sentindo o nosso sangue misturar-se.

Depois... - abre os teus olhos, minha amada!
Enterra-os bem nos meus; não digas nada...
Deixa a Vida exprimir-se sem disfarce!

José Régio
(Vila do Conde, 17 de Setembro de 1901 – Vila do Conde, 22 de Dezembro de 1969)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

33ª Meia-Maratona São Joãs das Lampas (III - Números).

Prova: 33ª Meia-Maratona de São João das Lampas.
Data: 12 de Setembro de 2009.
Distância: 21,1 km.
Total de 309 atletas classificados na meta, 281 homens (90,9%) e 28 senhoras (9,1%).




terça-feira, 15 de setembro de 2009

33ª Meia-Maratona São João das Lampas (II - Palavras).

Na tarde do passado sábado, dia 12 de Setembro, participei na 33ª Meia-Maratona de São João das Lampas, na que foi a minha terceira participação consecutiva na prova.
Nunca tínhamos chegado tão cedo a São João das Lampas como este ano mas o desafio "35 anos, 35 quilómetros" a isso obrigou pois previamente estava combinado começarmos o mesmo cerca das 15:15h para corrermos 14 quilómetros a que se seguiria os 21 da prova.

…à medida que nos íamos aproximando de São João das Lampas começamos a ver alguns dos pára-quedistas que já iam saltando, continuámos a correr ainda a conversar como quase sempre aconteceu durante os 14 quilómetros que corremos juntos, já em São João das Lampas onde retornamos faltaria pouco mais de 10 minutos para o início da prova, o ambiente agora era bem diferente da pacatez de quando dali tínhamos saído cerca de hora e meia antes, muitos atletas em fase final de aquecimento, muita animação, muitas pessoas, muita alegria no ar.
Continuámos ainda a correr durante alguns minutos de modo a completar como previsto 14 quilómetros, na passagem pela recta na meta vi o "José que também corre" que estava junto da Isabel e mais uma vez foi a correr que o cumprimentei, pouco depois fomos vendo e cumprimentado outros companheiros daqui da blogosfera, o Magro, o Andrade, o Luís, o Joaquim, o João Paixão, também outros companheiros das corridas.
Pouco depois completados que estavam os 14 quilómetros foi tempo de me despedir do Carlos e do Alessandro e de cada um se preparar para a prova.

Ainda antes da partida tempo para uma foto com o meu cunhado Vitor, estreante em "meias" e logo na apelidada meia maratona de São João das…rampas.
Pouco depois finalmente cumprimentei sem ser a correr o José Alberto Bastos, de facto as duas anteriores vezes em que nos tínhamos visto teve essa particularidade de ser sempre a correr (nas maratonas do Porto e de Lisboa do passado ano).
Logo depois a buzina anunciava o início da prova, a voltinha ainda em São João das Lampas com a tradicional passagem pela zona de partida/chegada, ainda nesses metros iniciais formou-se um grupinho composto por mim, pelo Vitor e pelo Joaquim, faríamos grande parte da prova juntos tornando-a assim, pelo menos para mim e estou certo que também para eles, bastante agradável e até mais fácil.
Na passagem por São João das Lampas fomos "brindados" com o forte incentivo da Vitória, da Carolina, da Isabel e da Ruth.
Saímos de São João das Lampas para a segunda parte da prova numa altura em que já se dirigia para a meta aquele que viria a ser o atleta mais rápido dos presentes nas Lampas na tarde do passado sábado.
Por volta dos 16 quilómetros (coincidindo com os 30 quilómetros que já tinha corrido) decidi correr um pouco mais rápido acabando por completar a prova em 1h52'51'', tempo não muito superior aos meus registos nas Lampas (1h50'26'' em 2007 e 1h49'07'' em 2008).
Como sempre tem acontecido nas Lampas cortei a meta de mão dada com a minha menina de ouro tendo recebido logo depois o beijo da Vitória.

Uma palavra de apreço para o Vitor pela sua primeira "meia" e com um registo bastante aceitável, igualmente uma palavra de apreço para o Joaquim pela determinação e garra que sempre demonstra.
Já depois da prova ainda tempo para conviver um pouco com alguns companheiros de corridas e da blogosfera, momentos sempre muito agradáveis.

Da prova referir que pelo 2º ano consecutivo registou mais de 3 centenas de atletas na meta (309 este ano, 316 há um ano), dos quais os mais rápidos foram José Gaspar (G.D. 3 Santos Populares) em 1h08' e Helena Sampaio (Maratona Clube de Portugal) em 1h21'28''…e, arrisco-me a dizer que nada ou pouco mais pode ser dito que ainda o não tenha sido, afinal já são 33 anos de vida de uma prova carismática, sedutora e que nos cativa como poucas, não será a isso alheio o trabalho do obreiro desde a primeira hora, o Fernando Andrade.
Por mim resta-me agradecer uma excelente tarde de sábado, escusado será dizer que volto para o ano.

Os homens da AMMA mais uma vez marcaram presença nas Lampas (as fotos de: António Lopes, Carlos Viana Rodrigues, José Duarte e José Gaspar).

domingo, 13 de setembro de 2009

33ª Meia-Maratona de São João das Lampas (I - Fotos).

Eu com o meu cunhado Vitor, estreante em "meias".

Eu, "José que também corre", Joaquim e Vitor.

Fase inicial da prova.

Onde está o Andrade?

Partida da "mini" (a Maria esteve lá).

Passagem por São João das Lampas.

Pouco antes do 13º km.

José Alberto, Magro, Vitor, António, Vitória, Joaquim, Luís e um amigo de Tomar.

Carlos Alves, Vitor, Joaquim, Vitória, Andrade, António e Luis.

Os "Velosos" e os "Almeidas".

(Fotos de Isabel Almeida à excepção da última de Carlos Viana Rodrigues)

35 anos, 35 quilómetros.

Em cima à esquerda: o abraço da Vitória ao aniversariante.
Em cima à direita: os 3 participantes, Carlos, Alessandro e António.
Ao meio à esquerda: fase inicial dos primeiros 14 quilómetros.
Ao meio à direita: Alessandro e Carlos.
Em baixo à esquerda: eu com o Carlos.
Em baixo à direita: fase final dos primeiros 14 quilómetros.
[clicar para ampliar]

Pelo terceiro ano consecutivo o nosso companheiro da blogosfera Carlos Lopes comemorou o seu aniversário promovendo um treino com o número de quilómetros referentes ao número de anos do seu aniversário, este ano foram 35 anos que o Carlos completou já no passado dia 3 do corrente mês, logo foram 35 quilómetros, os quais foram corridos hoje de tarde em São João das Lampas e arredores, 14 ainda antes da meia e os restantes 21 durante a mesma.
A primeira parte revelou-se um excelente momento de convívio entre os 3 participantes, além do Carlos, eu próprio e o Alessandro Almeida, depois na segunda parte (durante a meia) decidimos que cada um iria no andamento que entendesse.
Que contes muitos Carlos e que eu possa continuar a estar presente mais anos nesta tua maneira original de festejar o aniversário.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Números da 22ª Corrida da Festa do Avante.

Prova: 22ª Corrida da Festa do Avante.
Data: 6 de Setembro de 2009.
Distância: 10 km.
1302 atletas classificados na meta, 1167 homens (89,6 %) e 135 senhoras (10,4 %).






Fonte: Classificações da prova.

domingo, 6 de setembro de 2009

22ª Corrida da Festa do Avante.

Em cima à esquerda: eu com o meu cunhado Vitor.
Em cima à direita: o Carlos Lopes na partida da prova.
Ao meio à esquerda: eu nos metros finais da prova.
Ao meio à direita: Daniel, Susana, eu, Vitor e Joaquim.
Em baixo à esquerda: de novo os 5 com a Isabel e a Rute.
Em baixo à direita: os "Velosos" e os "Almeidas".
[clicar na imagem para ampliar]

Repetindo as minhas presenças de 2003 e 2006, hoje voltei a participar na corrida da festa do avante, motivo pelo qual antecipei o meu treino longo da semana para a manhã de sábado (2 horas no areal da Costa).
Fiz a corrida na companhia do meu cunhado Vítor que se estreou na distância e demorámos à volta de 49 minutos para completar a distância de cerca de 10 quilómetros.
Já depois da prova tempo para rever alguns amigos daqui da blogosfera, a família Adelino (Joaquim, Susana e Daniel) e o homem que só pára na lua (João Paixão).
O Carlos Lopes também por lá esteve (a Isabel tirou-lhe uma foto à partida) mas não tive o prazer de o ver.
Sábado que vem é dia de Meia Maratona das Lampas, prova onde estarei pelo 3º ano consecutivo.
Boa semana.

Fotos da festa aqui.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sábado, 12 de Setembro, 17 horas.


Inscrições aqui.

As minhas participações em: 2007 e 2008 (as fotos da Isabel).

Claro que vou lá estar, há muito que estou inscrito, sou um devoto peregrino das Lampas, quem nunca lá foi nem imagina o que anda a perder...