Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Números dos "Vinte Quilómetros de Almeirim".

Prova: Vinte Quilómetros de Almeirim.
Data: 24 de Outubro de 2009.
Distância: 20 km.
Total de 465 atletas classificados na meta, 436 homens (93,8%) e 29 senhoras (6,2%).
De referir a existência de 5 atletas desclassificados.
Disputou-se também uma prova destinada a deficientes em cadeiras de rodas a qual registou 4 atletas classificados na meta:
1º - Alexandrino Silva (46'00'')
2º - Alberto Batista (49'00'')
3º - Eduardo Bacalhau (56'60'')
4º - Bruno Matias (1h46'33'')

Fonte: Classificações da prova.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os 35 anos da "Mãe".

No próximo dia 15 de Novembro realiza-se 35ª Meia-Maratona Internacional da Nazaré, prova habitualmente disputada no 2º domingo de Novembro e que este ano foi adiada uma semana devido à realização da Maratona do Porto no dia 8 de Novembro.
Assim sendo e apesar de como disse a "Mãe" se realizar uma semana após a Maratona do Porto, prova em que participarei, quero estar nos 35 anos da "Mãe" repetindo as minhas presenças de 2007 e de 2008.
A todos que tencionam lá estar e ainda não se inscreveram aproveitem a taxa reduzida (5€) até ao fim deste mês.

As minhas participações na "mãe", 2007 e 2008.

domingo, 25 de outubro de 2009

Corrida do Tejo 2009.


[clicar na imagem para ampliar]
Em cima: antes da partida em Algés.
Em baixo à esquerda: Daniel, Susana e eu.
Em baixo à direita: Eu com o meu cunhado Vitor.
Nota) Não liguem às datas e horas das fotos, estão erradas.

Hoje participei na Corrida do Tejo no que foi a minha 5ª participação consecutiva na prova (anos de 2005 a 2009). Desta vez tive a companhia do meu cunhado Vitor que se estreou nesta prova.
Segundo as classificações já disponibilizadas completei os 10 quilómetros com um tempo de chip de 46'21'' (ritmo 4'38''), segundo as mesmas classificações terão completado a prova 9147 participantes, eu ocupei o lugar 1375.
Tal como há um ano esta foi a última prova em que participei antes da Maratona do Porto.
No final da prova conversei um pouco com o casal Susana/Daniel e de regresso ao carro ainda deu para cumprimentar outro companheiro daqui da blogosfera, o Luís Parro (do blogue Raid e outras corridas).
Foi uma bela manhã de domingo no seguimento da também bela tarde de sábado passada em Almeirim.
Faltam agora 13 dias para a Maratona do Porto.

Classificações da prova.

As minhas outras participações na Corrida do Tejo,
2005 e 2006, 2007, 2008.

sábado, 24 de outubro de 2009

Vinte Quilómetros de Almeirim (23ª edição).


[clicar na imagem para ampliar]
Em cima à esquerda: a família já em Almeirim.
Em cima à direita: durante a "mini" de 5 quilómetros.
Ao meio: a chegada de mão dada com a Vitória (mais uma com recorde).
Em baixo à esquerda: com os "Motas" presentes em Almeirim e com o Vitor Medeiros.
Em baixo à direita: com alguns dos homens que nos deram sopa (mesmo muito boa).

Participei hoje pela primeira vez na "clássica" 20 Quilómetros de Almeirim, a Isabel participou na prova de 5 quilómetros, a qual foi bastante participada, já a prova dos 20 quilómetros registou "apenas" 465 atletas classificados na meta.
Foi uma cidade em festa que nos recebeu na bonita tarde deste sábado, festa que continuou durante as provas (20 e mini) com muitas pessoas nas ruas a aplaudirem os participantes (adorei aquela rua em que passámos em que muitas senhoras da terra estavam sentadas em cadeiras às portas das suas casas) e que teve o seu culminar na chamada "confraternização à volta da sopa de pedra" a que nem faltou animação musical ao vivo.
Por lá encontrei o José Narciso (do blogue Atleta Radical) e o Luís Mota com o filho Luís Carlos, bem como o amigo de Tomar Vitor Medeiros, com quem ainda passámos um bom bocado durante a "confraternização".
Gostei muito de ter estado hoje em Almeirim, prova em que já tencionava participar há uns anos.
A caminho da Invicta, completei os 20 quilómetros do percurso de mão dada com a Vitória, em mais uma de tantas no que foi também mais uma meta de mão dada com a Vitória com novo recorde pessoal, desta vez na distância de 20 quilómetros (1h33'26'' - ritmo 4'40''/km).


Eu, Isabel e Aida (foto de Vitória).

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vinte Quilómetros de Almeirim.



Amanhã disputa-se pela 23ª vez uma das clássicas das corridas de estrada em Portugal, os "Vinte Quilómetros de Almeirim", prova que tem um percurso que é considerado o mais rápido do país, como habitualmente a organização da prova é da "Associação 20 Kms de Almeirim" e a mesma é pontuável para o conhecido "Troféu Spiridon".
Em simultâneo, disputa-se uma prova para Deficientes (cadeiras de rodas) e uma Mini com distância de 5 km, estando a partida marcada para as 4 horas da tarde e sendo a prova para deficientes a primeira a partir.
Como já é tradição nesta prova de Almeirim (uma das cidades da chamada "Rota da Sopa De Pedra"), no final da prova a organização da mesma oferece aos atletas e acompanhantes uma refeição regional volante...composta por sopa de pedra, fruta, vinho e "caralhotas".
Sendo esta uma prova em que tencionava participar desde há muito, também desde há muito que decidi que seria neste ano de 2009, a caminho da Invicta, que o faria.
Na lista de inscritos (que poderá ainda sofrer alterações) constam 630 atletas na prova dos 20 kms e 1077 na Mini.
Bom fim-de-semana a todos com boas provas (Almeirim, Tejo e Alqueva…ou outras).

Site da prova aqui.

Sem palavras (do Freixo ao Jardim do Calem/Fluvial).

Fotos de Isabel Almeida

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

3ª Meia-Maratona Sport Zone.

Em cima - tarde de sábado (já na Invicta).
Ao meio - fase final da minha prova.
Em baixo - tarde de domingo (na zona da Afurada).
[clicar na imagem para ampliar]

Realizou-se no passado domingo a 3ª Meia-Maratona Sport Zone, prova que integrou também uma corrida/caminhada com a distância de 5 quilómetros, esta sem fins competitivos.
A prova com partida (sensivelmente por baixo da Ponte do Freixo) e chegada (no Jardim do Calem/Fluvial) na cidade do Porto teve também parte do percurso em Vila Nova de Gaia (na zona da Afurada), percurso todo corrido nas margens do rio e de uma rara e deslumbrante beleza, percurso que tem também a particularidade de todo ele estar incluído no percurso da Maratona do Porto a disputar-se no próximo dia 8 de Novembro.
Participei na prova em representação da equipa "Cyber Runners" constituída por alguns dos participantes no II Meeting Blogger.
Tinha em mente realizar a prova num tempo a rondar a 1h40', de véspera em conversa com o Daniel e a Susana tinha ficado a saber que eles também pretendiam algo parecido pelo que lhes tinha dito que era capaz de os tentar acompanhar.
Já no dia da prova acabei por partir sem conseguir ver os meus companheiros de equipa (perdi-os após a foto da equipa), primeiros quilómetros com muita gente e foi já no lado da Gaia que os comecei a rever, primeiro foi o Brito que me passou, depois foi o Miguel, mais à frente vi o Joaquim, também a Susana que já seguia na companhia do Brito, segui ainda algum tempo na companhia do Joaquim, tendo pouco depois passado a acompanhar a Susana (o Brito já tinha indo para a frente).
A partir desse momento e durante grande parte da prova (até pouco depois dos 15 quilómetros) tive pois a companhia da Susana, à medida que nos íamos aproximando do primeiro ponto de retorno fomos conseguindo ver alguns "Cyber Runners", Romão, Mota, Paulo Martins, Velhote, Miguel, Daniel, Andrade…tudo dentro na normalidade…
Após o ponto de retorno foi tempo de vermos também mais alguns "Cyber Runners", Brito (a quem tínhamos passado pouco antes), Meixedo, Vitor Dias, Adelino, Otília, Susan..
Durante o regresso e antes de voltarmos para o lado do Porto acabou por se formar um quarteto constituído por mim, pela Susana, pelo Brito e pelo Andrade, mas rapidamente se desfez pois o Brito e o Andrade acabaram por mais uma vez nos ganharem avanço.
Já no lado do Porto a caminho do segundo e último ponto de retorno mais uma vez vimos passar alguns "Cyber Runners", a ordem mantinha-se a mesma…
Também nós chegamos a esse ponto de retorno e uma vez mais foi tempo de vermos agora aqueles que nos precediam.
Completámos os 15 quilómetros em 1h11', muito perto do objectivo que a Susana pretendia, sensivelmente entre esse 15º km e o 16º, acabei por tentar correr um pouco mais rápido (o que não consegui totalmente) e acabaria por terminar a prova em 1h39'13'', muito perto do meu melhor registo na distância (1h38'47'', Nazaré – 2008), o que é para mim um excelente indicador de que poderei estar no caminho de um dos melhores períodos de forma física desde que retomei a prática da corrida em 2002, claro que terminei feliz e fazendo o pleno na Invicta (2 provas, 2 metas cortadas de mão dada com a Vitória).
Termino agradecendo a companhia da Susana durante grande parte da prova, como lhe disse na tarde de domingo, foi um prazer ter a sua companhia.
Seguiu-se um resto de dia na companhia de antigos e novos amigos, ao final da tarde e na hora das despedidas com muitos deles desde logo ficou marcado novo encontro e uma vez mais na Invicta…a 7 e 8 de Novembro…
Com esta prova terminei da melhor forma a 2ª fase da minha preparação para a Maratona do Porto, segue-se agora a 3ª e última fase (as 3 semanas que faltam até dia 8 de Novembro), no essencial o "caminho" está feito…
Faltam agora 17 dias para a Maratona do Porto.

Números da 3ª Meia-Maratona Sport Zone.

Prova: 3ª Meia-Maratona Sport Zone.
Data: 18 de Outubro de 2009.
Distância: 21,1 km.
Total de 1451 atletas classificados na meta, 1347 homens (92,8%) e 104 senhoras (7,2%).

Nota) Na análise estatística realizada excluiram-se dos 1451 atletas classificados na meta, um total de 8 atletas que aparecem nas classificações provisórias da prova como sendo dos escalões INIM (1), JUVM (2) e JUNM (5).





terça-feira, 20 de outubro de 2009

II Meeting Blogger (II - Palavras).

Decorreu no Porto durante o dia de ontem o "II Meeting Blogger", no qual estiveram presentes companheiros da blogosfera e das corridas, familiares e amigos dos mesmos.
Este 2º encontro de amigos que têm um espaço na blogosfera e que gostam de correr foi organizado pelo Miguel Paiva e João Meixedo.
O encontro teve duas partes distintas mas complementares: a corrida e a patuscada.
Na primeira parte do encontro (manhã de domingo) os participantes no "II Meeting Blogger" correram a “3ª Meia-Maratona da SportZone), para o efeito foi mesmo criada uma equipa (Cyber Runners).
Refira-se que também na mini a equipa esteve representada.
Na segunda parte (tarde de domingo) com uma vista deslumbrante sobre a Invicta e o rio os participantes recuperaram as calorias perdidas (a patuscada).
Foi mais um dia inesquecível em que mais uma vez foi um prazer rever alguns amigos e igualmente um enorme prazer conhecer outros.
Como dizia o João Meixedo na tarde de domingo, há que começar a pensar em organizar o 3º.
Uma palavra de agradecimento para o Miguel Paiva e para o João Meixedo pelo empenho, dedicação e trabalho que tiveram na organização deste "II Meeting Blogger".

Estiveram presentes no II Meeting Blogger:
Borboletas e malmequeres
Cidadão de corrida
Correr em sprint
Correr por prazer (site)
Doces desportivos
Entroncamento runners
Espraiar
Leões de Kantaoui
Maratonazinha
Maratonista
Maria sem frio nem casa
Objectivo42195
Palavras de corredor
Pára que não pára
Pernas para que te quero
Tomar a corrida
Treinos vadios
Vou de bicla

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

II Meeting Blogger (I - Fotos).

"Cyber Runners", a equipa do II Meeting Blogger (na foto quase todos os que correram a meia).

"Cyber Runners" também presentes na mini.

Daniel, Susana e Joaquim (mais 3 Cyber Runners na meia).

José Capela em 1º plano e Ana Pereira ao centro também presentes no encontro.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia de Treino Longo (e de novo … votar).

Ontem foi dia de mais um treino longo, mais um (o décimo) a caminho do Porto.
De véspera como habitualmente tinha deixado tudo preparado (equipamento, mochila, águas, barras, gel, …).
Também como habitualmente em manhã de longo levantei-me cedo e em "pezinhos de lã" tratei de me despachar para sair para a rua sem acordar as minhas "meninas", o que fiz por volta das 8h30.
Após um brevíssimo aquecimento comecei a correr, tinha previsto fazer 30 quilómetros e previamente dividido os mesmos em 3 partes distintas (7 quilómetros iniciais a um ritmo lento, os seguintes 7 a um ritmo moderado e os últimos 16 a um ritmo um pouco mais rápido).
Utilizei grande parte de um percurso que já tenho utilizado algumas vezes tendo desta vez alargado um pouco o perímetro do mesmo (Corroios-Cruz de Pau-Foros da Amora-Belverde-Verdizela-Aroeira-Fonte da Telha-Charneca da Caparica-Lazarim-Sobreda-Corroios), ainda assim não o suficiente para evitar que voltasse a Corroios ainda a faltar à volta de 1 quilómetro para os 30 pretendidos.
Foi pois perto de casa que corri esse último quilómetro que se tornou assim o melhor dos 30 corridos na bonita e quente manhã de domingo.
Depois do almoço mais uma vez a família exerceu o seu direito de votar.
A Vitória e a mamã seguiram depois para uma festa de aniversário de uma amiguinha da Vitória, eu aproveitei o resto da tarde para fazer algo que gosto muito, ler.
Faltam agora 26 dias para a Maratona do Porto.
Porto onde estaremos também no próximo domingo.

[clicar na imagem]

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Outro olhar sobre os números da "Corrida de Sesimbra".

Prova: Corrida de Sesimbra 2009.
Data: 5 de Outubro de 2009.
Distância: 10 km.
Total de 642 atletas classificados na meta (584 masculinos e 58 femininos).

No gráfico 1, em baixo, são apresentados os valores do número de atletas classificados na meta por género (masculino e feminino) e por faixa etária.


Como se pode constatar destacam-se as faixas etárias:
"40 a 49" e "50 a 59" [masculinos].
"40 a 49" e "30 a 39" [femininos].

No total das referidas faixas etárias registaram-se 330 atletas masculinos (do total de 584 atletas masculinos classificados na meta) e 40 atletas femininos (do total de 58 atletas femininos classificados na meta).

Considerando a "idade" dos atletas verifica-se que:
Média = 45 e Moda = 52 [atletas masculinos].
Média = 41 e Moda = 43 [atletas femininos].

No gráfico 2, em baixo, são apresentados os valores em percentagem do número de atletas classificados na meta por género e por faixa etária.


Como se pode constatar destacam-se as faixas etárias já anteriormente referidas:
"40 a 49" com 28,9% e "50 a 59" com 27,6% [masculinos].
"40 a 49" com 39,7% e "30 a 39" com 29,3% [femininos].

Note-se que:
Total de 584 atletas masculinos classificados na meta = 100 %.
Total 58 atletas femininos classificados na meta = 100 %.

No conjunto das faixas etárias referidas registaram-se 56,5% do total dos atletas masculinos classificados na meta e 69,0% do total dos atletas femininos classificados na meta.

Tipo de pelotão: "Quarentão" (quer em femininos, quer em masculinos).

Recorde-se o tipo do pelotão de algumas provas de 10 km disputadas no corrente ano nas quais eu participei:
8 de Fevereiro - Atlântico - pelotão "Quarentão";
1 de Março - Montemor-o-Novo - pelotão "Trintão";
17 de Maio – Vendas Novas – pelotão "Trintão" em femininos e pelotão "Quarentão" em masculinos.
5 de Julho – 511 Anos SCML - pelotão "Quarentão".

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Números da Corrida de Sesimbra 2009.

Prova: Corrida de Sesimbra 2009.
Data: 5 de Outubro de 2009.
Distância: 10 km.
Total de 642 atletas classificados na meta, 584 homens (91,0%) e 58 senhoras (9,0%).







Fonte: Classificações da prova.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Números da 10ª Meia-Maratona de Portugal.

Prova: 10ª Meia-Maratona de Portugal.
Data: 4 de Outubro de 2009.
Distância: 21,1 km.
Total de 2000 atletas classificados na meta, dos quais 1826 homens (91,3%) e 174 senhoras (8,7%). Dos 2000 atletas classificados na meta, 1824 eram portugueses (91,2%) e 176 estrangeiros (8,8%). Dos 176 participantes estrangeiros, 118 eram das 8 nacionalidades mais representadas (ESP, BRA, POL, ALE, ITA, FRA, GBR e QUE) e os restantes 58 eram de outras 27 nacionalidades.








Fonte: Classificações da prova.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Corrida de Sesimbra 2009.

Em cima à esquerda: vista parcial de Sesimbra.
Em cima à direita: eu com a Isabel já em Sesimbra.
Ao meio: eu durante a prova.
Em baixo à esquerda: Helder Jorge, José Magro, eu e Mário Lima.
Em baixo à direita: depois da prova...o banho...para alguns.
[clicar na imagem para ampliar]

Hoje participei pela primeira vez na Corrida de Sesimbra, já o desejava fazer há bastante tempo mas na data em que a prova se tem realizado, sempre perto do feriado do 5 de Outubro, temos estado sempre fora pelo que nunca tinha conseguido estar presente.
Este ano estando por cá nesta altura não podia deixar passar a ocasião e ainda bem que assim foi já que a prova correspondeu em absoluto ao que eu esperava. Gostei especialmente do percurso relativamente fácil e todo corrido à beira-mar com a ida ao farol a revelar-se como a parte do mesmo percurso que ainda assim me surpreendeu pela positiva.
Também sempre muito bem ver caras conhecidas e em especial alguns amigos daqui da blogosfera, Mário Lima, Joaquim Adelino, José Magro, João Paixão e Ana Pereira.

De referir que a organização desta bela prova esteve a cargo da Câmara Municipal de Sesimbra que contou com a colaboração da Associação de Atletismo de Setúbal, do Conselho Regional de Arbitragem, da Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Protecção Civil e Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
O apoio técnico foi assegurado pela Xistarca.

A prova teve 642 atletas classificados na meta, 584 masculinos com o mais rápido a ser Hermano Ferreira em 31'05'' e, 58 atletas femininos com a mais rápida a ser Mónica Rosa em 38'37'', ambos atletas do Maratona Clube de Portugal.
Eu completei a distância da prova que teve mais umas centenas de metros que 10 quilómetros em 46'46'', tendo-me classificado no lugar 238 da geral e em 30º no meu escalão (M4549), escalão que teve 74 atletas classificados na meta.
Foi uma excelente manhã de segunda-feira.
Faltam agora 33 dias para a Maratona do Porto.

A ida ao farol

Classificações.

Sem palavras (da porta norte ao pavilhão atlântico).

Fotos de Isabel Almeida

10ª Meia-Maratona de Portugal.

[clicar na imagem para ampliar]

Em cima à esquerda: Vitor, eu, Vitória, Ruth, Carolina, Aida e Isabel.
Em cima ao meio: a Vitória com o José Magro.
Em cima à direita: a Vitória com a Mariana.
Ao meio à esquerda: eu na recta da meta.
Em baixo à esquerda: a família do corredor.
Em baixo ao meio: a Vitória.
Em baixo à direita: a Vitória com a prima Carolina e a avó Aida.

Hoje participei na 10ª Meia-Maratona de Portugal, foi a minha 3ª "meia" de Portugal repetindo as minhas presenças de 2003 e 2007.
A prova desta manhã teve 2000 atletas classificados na meta dos quais os mais rápidos foram Silas Sang em 1h00'20'' e Helena Kirop em 1h10'26'', ambos atletas do Quénia.
Eu demorei 1h45'09'' (tempo oficial), 1h43'43'' (tempo de chip), tendo-me classificado no lugar 648 e em 79 do meu escalão (veterano III), o qual teve 208 atletas classificados na meta.

Classificações.

Fotos.

domingo, 4 de outubro de 2009

18º Passeio Avós e Netos.

[clicar na imagem para ampliar]

Em dia de 10ª Meia-Maratona de Portugal, decorreu o já tradicional "Passeio Avós e Netos", este ano o 18º já que a contagem é feita considerando as provas das duas pontes (25 de Abril e Vasco da Gama), passeio que partiu da porta norte e terminou em frente ao pavilhão atlântico.
Uma vez mais a Vitória participou no mesmo com a avó Aida e desta vez também na companhia da prima Carolina, sendo que as três tiveram o apoio da Isabel, da Ruth e do Vitor.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As minhas provas em 2009 (3º trimestre).

Durante o 3º trimestre deste ano participei em 5 provas, em duas dessas provas foi a primeira vez que marquei presença (Raid e Destak).
Nas restantes 3 provas repeti presenças de outros anos (corrida da santa casa, avante e Lampas).
Das 5 provas em participei aquela que mais "gozo" me deu fazer foi o raid, não só pela prova em si mas porque sabia que não estava suficientemente preparado, tendo encarado isso como um desafio acrescido, depois porque o dia da corrida revelou-se um dos melhores que eu já vivi, quero voltar para o ano, mais bem preparado...
Uma grande tarde de corrida também a que vivi nas Lampas onde voltei pelo terceiro ano consecutivo, este ano com o "bónus" dos "35anos, 35 quilómetros" do companheiro da blogosfera Carlos Lopes, também às Lampas voltarei para ano.

Passados que estão os três primeiros trimestres do ano, durante os quais participei em 22 provas ("UMA" de 43 km, 5 "meias", uma de 20 km, cinco de 15 km, uma de 14,4 km, uma de 14,0 km, uma de 12,5 km e sete de 10 km) e nas quais corri 354,3 quilómetros, o tempo continua a ser (como sempre) de correr, o pensamento esse está desde há muito na Invicta onde no próximo mês de Novembro participarei na Maratona do Porto.
Continuação de boas corridas.