Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



sábado, 30 de outubro de 2010

O caminho escolhe-nos.

O caminho escolhe-nos
ou escolhemos o caminho?
Deixa que a roda desse enigma
rode de dia
rode de noite.
Sabes
todos os pássaros
descobrem o sul.
E todas as formigas trabalham para os receber.

António Bento

Continuam os jantares com poesia, a que a Vitória vai trazendo da escola, outra que temos aqui por casa, hoje foi noite de ler poesia de um amigo com quem travei conhecimento aqui na blogosfera e que tive depois o privilégio de conhecer pessoalmente.
De explicar à Vitória que o "tartaruga" afinal se chama António Bento, que também é poeta e dos bons, de desfolharmos livros de poesia que ele já escreveu, de a Vitória querer saber o que diziam aquelas palavras escritas de modo diferente (as dedicatórias)…
Bom grande fim-de-semana com boas corridas e boas leituras.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10 dias para a 7ª.

Esta foto foi tirada pela Isabel quando faltavam apenas 18 horas, 41 minutos e 53 segundos para a 6ª Maratona do Porto corrida em 8 de Novembro de 2009 mas em que já se anunciava ali mesmo ao lado a 7ª a ser corrida em 7 de Novembro de 2010.
Passou desde então quase um ano e faltam agora apenas 10 dias para essa 7ª Maratona do Porto...

Na foto pode-se ainda ver duas "princesas" em que a que está de costas vai dizendo que o pai vai estar na 7ª, ao que a outra responde que vai já a correr a dizer ao pai dela para ele também estar presente, e não é que os pais das duas vão mesmo estar na 7ª.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

26 de Outubro de 2008.

“O ser humano rege-se por datas e números, pelos significados e recordações que nos trazem nesta vida que afinal é tão efémera.”

Estas palavras são do nosso companheiro Jorge Branco e são as primeiras do seu excelente texto "30 Anos ao correr do Tejo".
Quando as li bateram bem forte, no dia 26 de Outubro de 2008 vivi uma das manhãs mais felizes da minha vida, faz hoje 2 anos.

36ª.


Apesar de ser (como já aconteceu em 2009) uma semana depois da maratona do Porto mas tal como há um ano estarei presente na que será a minha 4ª vez na "terra da mãe", a qual tem sido bem generosa comigo.
Até ao fim do mês as inscrições têm um custo de 5€, depois aumentam…

domingo, 24 de outubro de 2010

20 Quilómetros de Almeirim (24ª edição).

[clicar na imagem para ver melhor]

Foi na partida, mais concretamente em quem deu a partida, que estes "20 Quilómetros de Almeirim" ainda me conseguiram surpreender pela positiva, pequenos grandes gestos que fazem toda a diferença…
Na minha 2ª vez em Almeirim registo com muito agrado que os elogios que teci à prova em 2009 se mantiveram válidos para este ano de 2010, registo também como muito interessante (para um homem que se diz de palavras mas para quem os números ocupam uma parte importante da sua vida) que dos, como lhes chamei em 2009, "apenas" 465 atletas classificados na meta tivemos este ano 643, um aumento mesmo muito significativo de atletas classificados na meta.
Estes "20 Quilómetros de Almeirim" foram os meus últimos quilómetros corridos em provas antes do dia da minha 7ª maratona, 20 quilómetros quase sempre corridos a "solo" mas não só (como sempre), durante a prova a surpresa de ver amigos que não sabia que estariam presentes (o Mário e o Parro), os incentivos mútuos a tantos outros, no final e tal como há um ano o meu melhor registo na distância…ainda que desta vez sem o brilho da Vitória.
Uma excelente tarde de sábado, família, corrida, amigos, sopa da pedra, caralhotas...
Faltam agora 13 dias para a Maratona do Porto.

Dados da minha prova:

Distância: 20 km
Tempo: 1h31'51''
Ritmo: 4'36''/km
Lugar Geral: 297 (643 atletas)
Lugar Escalão [M45]: 43 (107 atletas)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Poesia ao jantar.

Por estes dias temos tido "Poesia ao jantar", uma proposta do externato que a Vitória frequenta e que nós abraçámos com todo o gosto, a ideia consiste em ler poemas (trazidos da escola e outros) durante os nossos jantares em família, ontem além de se ler o poema trazido da escola pela Vitória foi também noite de se ler Fernando Pessoa (poemas: À minha querida mamã, Íbis e Poema Pial), para esta noite de sexta-feira continuaremos ainda com Pessoa.
Bom fim-de-semana com boas corridas e boas leituras.

A FADA DAS CRIANÇAS

Do seu longínquo reino cor-de-rosa,
Voando pela noite silenciosa,
A fada das crianças vem, luzindo.
Papoulas a coroam, e, cobrindo
Seu corpo todo, a tornam misteriosa.

À criança que dorme chega leve,
E, pondo-lhe na fronte a mão de neve,
Os seus cabelos de ouro acaricia –
E sonhos lindos, como ninguém teve,
A sentir a criança principia.

E todos os brinquedos se transformam
Em coisas vivas, e um cortejo formam:
Cavalos e soldados e bonecas,
Ursos e pretos, que vêm, vão e tornam,
E palhaços que tocam em rabecas…

E há figuras pequenas e engraçadas
Que brincam e dão saltos e passadas…
Mas vem o dia, e, leve e graciosa,
Pé ante pé, volta a melhor das fadas
Ao seu longínquo reino cor-de-rosa.

Fernando Pessoa (Lisboa, 1888 - 1935)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

17.

Segundo opinião da Isabel, a qual muito prezo, estou a modos que excitado com a aproximação do dia em que correrei a minha 7ª maratona, de facto se bem que não sinta nada parecido com o que senti em 2008 quando corri no Porto a minha 1ª maratona e em que várias vezes sonhei com o dia em que tal viria a acontecer, tenho que em boa verdade dar alguma razão à Isabel na sua apreciação.
Talvez pelo facto de se tratar da Maratona do Porto, especial para mim por ter sido a minha 1ª maratona e por ter sido igualmente no Porto (2009) em que bati claramente pela 1ª vez as 4 horas, talvez pelo facto de já não correr a distância há uns meses, mais concretamente desde Sevilha (14 de Fevereiro), talvez porque como sempre tem acontecido nas maratonas que corri no Porto que certo será que por lá reencontrarei muitos amigos, talvez apenas porque adoro e mexe bastante comigo correr a mítica distância, talvez…
Para já o essencial está feito, no passado domingo foi dia de treino longo, o maior antes do Porto, na companhia do Vítor Veloso e do Filipe Fidalgo, ontem à noite ainda um treino que considero de alguma qualidade e sábado lá estarei nos 20 quilómetros de Almeirim (para correr, para a sopa e para as caralhotas) na que será a minha última prova antes da maratona.
Esta semana tem sido também de exames médicos, análises (terça) e prova de esforço (hoje à tarde).
Aproveito para enviar um enorme abraço à família do nosso companheiro António Bento pelo recente e feliz acontecimento (o nascimento da Rita), António “tartaruga” Bento que foi uma das pessoas que mais me inspirou quando meti na cabeça correr uma maratona.
Faltam agora 17 dias para a Maratona do Porto.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

25.

Depois da minha participação na última meia-maratona da Moita, "25" passou a ser o número de "meias" que já corri, depois de em Maio de 2009 ter feito uma resenha das 14 primeiras seguem-se agora as 11 corridas desde então:

A Décima Quinta
I Meia-Maratona na Areia (24.05.2009)
1h44'09''
Mais uma meta cortada de mão dada com a Vitória (a 1ª na areia), revi muitos companheiros da blogosfera, conheci pessoalmente outros (Mário Lima e Fábio Pio Dias), a família rejubilou com a vitória da Susana Adelino.

A Décima Sexta
5ª Meia-Maratona da Figueira da Foz (10.06.2009)
1h42'23''
Um ano depois o regresso à Figueira para completar a prova sem as dificuldades que tinha sentido um ano antes e retirar mais de 7 minutos ao tempo de então.

A Décima Sétima
33ª Meia-Maratona de São João das Lampas (12.09.2009)
1h52'50''
Uma prova especialíssima para mim por motivos pessoais, uma prova bela e carismática como poucas, antes da prova tempo para correr 14 quilómetros na companhia do Carlos Lopes e do Alessandro Almeida.

A Décima Oitava
10ª Meia-Maratona de Portugal (04.10.2009)
1h43'43''
Prova a caminho da minha 3ª maratona que me chegou a levantar dúvidas se algo não estava a ser bem feito (dúvidas dissipadas no dia seguinte na Corrida de Sesimbra).

A Décima Nona
3ª Meia-Maratona da Sportzone (18.10.2009)
1h39'13''
Prova do II Meeting Blogger que nesse dia teve lugar, fiz quase toda a prova na companhia da Susana Adelino, algo só possível por ela estar na altura numa fase muito inicial da sua preparação.

A Vigésima
35ª Meia-Maratona da Nazaré (15.11.2009)
1h38'58''
Uma semana depois da que foi então a minha 3ª maratona (Porto 2009) voltei a correr a meia da Nazaré e mais uma vez a "mãe" foi generosa permitindo-me obter o meu 2º melhor registo na distância depois de em 2008 ali ter obtido o meu melhor registo na distância.

A Vigésima Primeira
20ª Meia-Maratona de Lisboa (21.03.2010)
1h43'18''
Depois de uma semana de extremos (a surpresa em dia de 3 anos de palavras e a despedida do José) ainda hesitei em participar mas lá acabei por ir com o meu cunhado Vítor Veloso com quem fiz toda a prova do princípio ao fim.

A Vigésima Segunda
II Meia-Maratona na Areia (16.05.2010)
1h50'26''
Um ano depois continuei totalista, foi a prova do III Meeting Blogger com alguns "CyberRunners" a conquistarem lugares no pódio, como escrevi na altura…"Corrida, família e amigos, trinómio mais que perfeito".

A Vigésima Terceira
34ª Meia-Maratona de São João das Lampas (11.09.2010)
1h46'58''
O mesmo motivo forte que me tem levado desde há 4 anos a ir a São João das Lampas numa tarde em que consegui o meu melhor registo na prova.

A Vigésima Quarta
11ª Meia-Maratona de Portugal (26.09.2010)
1h40'39''
Na minha 5ª ida à Ponte Vasco da Gama voltei a casa como mais uma meia corrida (a 4ª na Vasco da Gama, em 2002 participei na mini), manhã muito agradável apesar de ser uma das poucas "meias" em que não tive a companhia da Isabel e da Vitória.

A Vigésima Quinta
13ª Meia-Maratona Ribeirinha da Moita (10.10.2010)
1h39'55''
Dois anos depois o regresso a uma prova fácil, como há dois anos o prazer de ver por lá a família Mota, do clã do Adelino desta vez só ele presente, 2 anos depois também 2 novos companheiros (Veloso e Fidalgo), ainda e sempre a Isabel e a Vitória.

Resumidamente estas 25 "meias" repartiram-se do seguinte modo,
Por prova:
Lampas, Lisboa e Portugal – 4
Nazaré – 3
Areia, Figueira da Foz, Moita e Setúbal – 2
Meia (Maratona de Lisboa) e Sportzone – 1

Por tempo:
Menos que 1h40 – 7 (melhor marca: 1h38'47'')
De 1h40 a 1h45 – 8
De 1h45 a 1h50 – 7
Mais que 1h50 – 3 (pior marca: 1h52'50'')

Por ano:
2003 – 2
2007 – 5
2008 – 5
2009 – 8
2010 – 5

Venham mais 25.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Maratonas.

O paradoxo disto é que já fizeste tantas "maratonas" em terrenos bem difíceis mas uma Maratona em estrada sempre é outra coisa.

Estas palavras são do nosso companheiro Mário Lima e fazem parte de um comentário seu referente ao meu último post, quando as li não pude deixar de pensar no que em tempos escrevi aqui.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

13ª Meia-Maratona Ribeirinha da Moita.

Ontem de manhã participei na 13ª Meia-Maratona Ribeirinha da Moita, foi um regresso a uma prova em que já tinha participado em 2008 e de que tinha gostado bastante (tal como aconteceu de novo este ano).
Foi mais uma participação em provas (a 4ª) das cinco que tinha previsto até à Invicta (fica a faltar Almeirim), foi mais uma participação numa prova que funcionou como substituição do longo semanal e se bem que desta vez me tivesse faltado correr alguns quilómetros antes da prova ainda assim foi uma manhã com saldo positivo.

Daqui da blogosfera e a caminho igualmente da Invicta, tivemos por lá o Luís Mota, o Nuno Cabeça, o João Paixão, o Joaquim Adelino e os meus companheiros "TANDUR" Vítor Veloso e Filipe Fidalgo, também o "leão" Paulo Martins.
Tal como há dois anos tive também a companhia das minhas meninas se bem que desta vez a meta foi cortada a solo.

Nesta semana já a correr, a 7ª das 10 semanas que delineei como preparação para a Maratona do Porto, será também a última desta fase crucial da preparação, no final desta semana o essencial estará feito, na próxima entrarei no chamado "tapering"…
Faltam agora 26 dias para a Maratona do Porto.

Dados da minha prova:
Distância: 21,1 km
Tempo: 1h39'55''
Ritmo: 4'44''/km
Lugar Geral: 273 (522 atletas)
Lugar Escalão [M45]: 41 (71 atletas)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

I Trail Terras do Grande Lago (Fotodiploma).

[clicar na imagem para ver melhor]

I Trail Terras do Grande Lago (Vídeos).

Da autoria de Nuno Alexandre podem ser vistos alguns vídeos da prova aqui.
Pela parte que me toca muito obrigado pelo "meu" vídeo.

I Trail Terras do Grande Lago (Números).

Prova: I Trail Terras do Grande Lago
(3ª Edição Corrida Terras do Grande Lago do Alqueva).
Data: 3 de Outubro de 2010.
Distância: 35 km.
Total de 133 atletas classificados na meta, 120 homens (90,2%) e 13 senhoras (9,8%).






Fonte: Classificações da prova.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

2 anos depois...

Hoje aproveitando o feriado corri a horas em que raramente o faço, por volta do meio-dia, apenas 45 minutos a rolar, enquanto corria recordei-me de outro dia de corrida de há dois anos atrás (5 de Outubro de 2008).
Agora ao fim do dia e sentado aqui ao computador lembrei-me de ir ver o que escrevi na altura sobre esse dia, sorri enquanto li o que então escrevi, a corrida, a família...
Lembrei-me também de ler os comentários, palavras simpáticas como sempre, palavras então de companheiros (Hoffmann, Brito, Ricardo, Adelino, Miguel e Ana Paula Pinto) que hoje passados dois anos continuam como outros que na altura não comentaram a estarem por aqui...

Foto tirada pela Isabel durante o meu treino longo de 5 de Outubro de 2008 já depois de eu ter na mão a desejada água.
As palavras que então escrevi aqui.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

I Trail Terras do Grande Lago (Palavras).

O caminho para o Porto continua e ontem passou pela participação no I Trail Terras do Grande Lago, prova que foi organizada pela "Associação Desportiva O Mundo da Corrida" e que contou com o apoio do Município de Portel.
A partida da prova foi na zona do Alqueva e a chegada em Portel, prova na quase totalidade disputada em terra batida com alguns trilhos à mistura num percurso que me surpreendeu pelo constante sobe e desce, percurso bastante fácil no aspecto técnico.
Resolvi acatar a recomendação da organização para que os participantes se poupassem na 1ª parte da prova (sensivelmente até à Amieira) e não me dei nada mal com isso já que após essa 1ª parte e em que tive durante alguns quilómetros da mesma a companhia do Paulo Mota das Lebres do Sado, consegui realizar uma 2ª parte da prova (sem dúvida bem mais difícil) diria que agradável para mim…nesta fase do caminho.
Para o pessoal do "Mundo da Corrida" que com o seu trabalho (não só ontem mas também nos meses que antecederam a prova) permitiram que desfrutássemos de um belo domingo de corrida e convívio um enorme obrigado, para o Município de Portel que em boa hora resolveu apoiar a prova e que tão bem soube receber todos os que lá estiveram contem de novo connosco em 2011.
Um enorme abraço de parabéns para o Luís Mota que venceu destacado este I Trail Terras do Grande Lago sucedendo assim na lista de vencedores a outro ilustre companheiro da blogosfera, o Nuno Romão, vencedor da Corrida Terras do Grande Lago em 2009 (prova então disputada em estrada).
Da prova dizer que gostei quase de tudo, algumas pequenas falhas decerto que serão corrigidas em edições futuras, do que não gostei mesmo nada foi de ver algumas garrafas (ainda que não muitas) deixadas ao longo do percurso, aqui não estou tão certo das melhorias que poderão ocorrer.
Com esta minha participação ultrapassei os 600 quilómetros corridos em provas em 2010.
Faltam agora 33 dias para a Maratona do Porto.

Dados da minha prova:
Distância: 35,0 km
Tempo: 3h33'46''
Lugar Geral: 54 (133 atletas)
Lugar Escalão [M45]: 8 (25 atletas)

Classificações aqui.

I Trail Terras do Grande Lago (Fotos).

Família (as 2 pessoas que sempre correm comigo): Amigos - Alguns dos muitos que estiveram em Portel
(Mário, Mota, Veloso, eu, João Vaz, Joaquim, Vitorino, Irene, Carolina, Isabel, Vitória e Susan):
Corrida (o momento mais desejado):
Mais fotos da Isabel aqui.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As minhas provas em 2010 (3º trimestre).

Durante o 3º trimestre deste ano participei em 9 provas, em 5 dessas provas foi a primeira vez que marquei presença (Trail do Almonda, Trail Nocturno de Óbidos, Corrida da Praia Norte, Corrida de São Miguel e Grande Prémio Mestre de Aviz).
Nas restantes 4 provas repeti presenças de outros anos (corrida da santa casa, raid Melides-Tróia, “meias” das Lampas e de Portugal).

No total destes 3 primeiros trimestres do ano participei em 27 provas:
2 ultras (Geira, 52km e "UMA", 43 km),
2 maratonas (Badajoz e Sevilha),
1 de 39 km (Trilhos do Almourol),
2 de 30 km (Raid Vale dos Barris e Trail do Almonda),
1 de 29 km (Trilhos do Pastor),
1 de 22,3 km (Trail Nocturno Lagoa de Óbidos “curto”),
4 "meias" (Lisboa, Areia, Lampas e Portugal),
1 de 20 km (Brisas do Atlântico),
3 de 15 km (Lezírias, 1º de Maio e Fogueiras),
5 de 10 km (Atlântico, Constância, Pontes, Novas Oportunidades e Oriente)
e
5 de distância inferior a 10 quilómetros (Alto do Moinho, Santa Casa, Praia Norte, Corrida de São Miguel e Mestre de Aviz).
27 provas nas quais corri 566,1 quilómetros (média por prova: 20,9km).

Apesar de muito provavelmente neste 4º e último trimestre do ano vir a ser aquele em que participarei em menos provas, espero ainda assim correr duas vezes a mítica distância da maratona, a distância que mais prazer me dá fazer.
Continuação de boas corridas.