Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Caminhos do Tejo.

Foi divulgado esta semana que a 6ª Ultra-Maratona Caminhos do Tejo (146km/1100D+) a realizar nos dias 8 e 9 do próximo mês de Junho vai ser uma prova classificativa para o "Ultra-Trail du Mont-Blanc" atribuindo 3 pontos aos atletas que a concluam, sendo que a condição indispensável de pré-inscrição de um atleta no UTMB 2012 era o de ter obtido um mínimo de 5 pontos num máximo de 2 provas (para prova de 2013 serão necessários um mínimo de 7 pontos num máximo de 3 provas).
Portugal passa pois a ter uma 3ª prova a "dar" 3 pontos para o UTMB depois da “Madeira Island Ultra Trail (105km/5000D+)” e do “OH Meu Deus (102km/4125D+)” constituindo pois mais uma oportunidade de pontuar 3 pontos para o mítico UTMB em território nacional.
Recorde-se que a Ultra-Maratona Caminhos do Tejo é organizada pela "Associação Desportiva O Mundo da Corrida" sendo que é a prova de corrida com maior distância de todas aquelas que por cá se realizam, 146 quilómetros que seguem os caminhos de peregrinação desde o Parque das Nações em Lisboa até ao Santuário de Fátima.
Trata-se de uma prova que tem uma história muito particular, muito resumidamente direi que no 1º ano ninguém chegou a Fátima, no 2º ano chegaram 2, no 3º ano foram sete, no quarto foram 11 e no último ano foram 16, sendo que apenas as 2 últimas edições tiveram carácter competitivo.
Participei na última edição mas não realizei o "caminho" por inteiro, fiquei aos 102 quilómetros com 14h25 de tempo decorrido desde a hora de partida.
Como então disse aqui em 2012 quero de novo partir, fazer o caminho por inteiro, chegar a Fátima a correr...

Alguns dos elementos do "Mundo da Corrida" que colaboraram nos Caminhos do Tejo 2011 (eu apenas corri):
Em cima (da esquerda para a direita):
Eliana Pegoretti, Hélder Jorge, Cátia Nobre, Carlos Fonseca, Carlos Couto e Márcio Fonseca.
Em baixo (da esquerda para a direita):
António Almeida, Paula Fonseca, Eduardo Santos, Margarida Henriques, Nuno Santiago e Hélder Tomé.


[foto de Isabel Almeida]

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As minhas corridas em 2011 (esmiuçadas mas não muito).

As minhas corridas em 2011 (resumo).

Durante o ano de 2011 participei em 21 provas (17 em Portugal e 4 em Espanha) nas quais corri 634,9 quilómetros (média de quilómetros por prova de 30,2).

*) Concluí 5 etapas.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

4ª São Silvestre de Lisboa (Palavras).

No último dia do ano, dia de São Silvestre, Lisboa, a Magnífica, teve a sua São Silvestre, evento constituído por 3 provas, uma prova principal (10 km), uma mini (5km) e uma prova para crianças (dos 5 aos 11 anos), evento a pensar na família e não só no habitual corredor do pelotão o que é sempre de louvar.
A organização esteve a cargo do Clube Olímpico de Oeiras em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio técnico da HMS Sports Consulting.
A Praça dos Restauradores (depois do Rossio nas 2 primeiras edições e do Terreiro do Paço na 3ª edição) foi nesta 4ª edição o local de partida e chegada de todas as provas sendo que o percurso de 10 quilómetros constituído desta vez por uma só volta mas como habitualmente por algumas das artérias nobres da Baixa Pombalina apresentou a novidade de "visitar" pela 1ª vez a Praça Duque de Saldanha, último ponto de retorno e a partir do qual o percurso obrigava a correr rápido em direcção à meta, gostei bastante do desenho deste percurso e espero que o mantenham em 2012.
Estive em todas as edições da São Silvestre de Lisboa e esta 4ª edição foi de longe a melhor de todas e decerto que a próxima ainda poderá surpreender pela positiva.
Parabéns à organização e aos patrocinadores, Lisboa merece ter uma prova como a que tem, uma prova para todos aqueles que gostam de correr ou apenas de festejar a despedida do ano de uma forma diferente.
Venha a próxima em 29 de dezembro de 2012, o dia está desde já reservado aqui por casa.

A nossa participação:
A família voltou a marcar presença na São Silvestre de Lisboa, eu na prova de 10 quilómetros e a Vitória na São Silvestre da Pequenada com um objectivo claramente traçado e alcançado, o da pura diversão.
A Vitória depois de 2 anos a correr no escalão Bambis (crianças de 5 e 6 anos) fez a sua estreia no escalão Benjamins A (crianças dos 7 aos 9 anos), esteve bem a minha campeã.
Eu tal como há um ano tinha como único objectivo o de celebrar na última corrida do ano mais um ano de corrida e tal como em 2010 corri sem o meu "garmin", fiz a prova toda na companhia do amigo Mário Lima, durante alguns quilómetros tivemos ainda a companhia de outro companheiro e amigo deste admirável Mundo da Corrida, o José Lopes, 10 quilómetros que souberam a pouco.
Esta última corrida de 2011 é dedicada às 2 pessoas que mais amo na vida, a minha filha Vitória e a minha esposa Isabel.
Um Bom Ano de 2012 para todos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

4ª São Silvestre de Lisboa (Fotos).

1ª foto: eu com a Vitória antes da 3ª São Silvestre da Pequenada.
2ª foto: a família mais uma vez presente na São Silvestre de Lisboa.
3ª foto: eu com o Mário Lima ainda na fase inicial da prova.
4ª foto: eu,Mário Lima e José Lopes sensivelmnente a meio da prova.