Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SE TODOS OS RIOS SÃO DOCES.

Se todos os rios são doces, de onde o mar tira o sal?
Como sabem as estações do ano que devem trocar de camisa?
Porque são tão lentas no inverno e tão agitadas depois?
E como sabem as raízes que devem alçar-se até à luz e saudar o ar com tantas flores e cores?
É sempre a mesma primavera que repete o seu papel?
E o Outono?...ele chega legalmente ou é uma estação clandestina?

Pablo Neruda

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

25ª Corrida da Festa do Avante (Classificações).

Numa das poucas provas de inscrições gratuitas 2261 inscreveram-se para participar, no dia da prova 1314 atletas cortaram a linha de chegada...
Numa prova de inscrições gratuitas estes números traduzem uma falta de respeito em relação à organização de uma grande parte daqueles que se inscreveram e não compareceram.
Eu estive lá e vejo agora pelas classificações que demorei 58'36'' para os 11,6 km do percurso, nesta corri pelos Amigos do Vale do Silêncio.

Classificações aqui.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Corrida da Festa do Avante 2012.

No passado domingo, dia 9 de setembro, voltei a participar na Corrida da Festa do Avante. Há uns anos que não fazia esta prova e gostei deste novo percurso, muito mais bonito que o anterior.
Depois das "rampas" da véspera” rolei calmamente durante os 11,6 quilómetros praticamente planos do percurso desenhado em sistema de ida e volta da Amora ao Seixal ao longo da bela Baía do Seixal.

Nos quilómetros iniciais, imediações da Ponte da Fraternidade (foto de Luís Parro).

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Números da 36ª Meia-Maratona de São João das Lampas.

Prova: 36ª Meia-Maratona de São João das Lampas.
Data: 8 de setembro de 2012.
Distância: 21,1 km.
Total de 529 atletas classificados na meta, 482 homens (91,1%) e 47 senhoras (8,9%).






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

36ª Meia-Maratona de São João das Lampas.

Que mais dizer de uma "meia" que é a 2ª mais antiga de Portugal na distância (apenas superada em anos de vida pela "mãe"), de uma "meia" que durante anos e anos foi temida e apelidada de "meia das rampas", de uma "meia" que tinha vindo nos últimos anos a crescer no número de participantes, o que mais uma vez se verificou neste ano de 2012, agora com um aumento desse número de participantes mesmo muito significativo (à volta de 20%)?
Para mim que sou fã desde que pela 1ª vez fiz as "rampas", corria o ano de 2007, só posso mais uma vez agradecer à organização (em particular na figura do amigo Fernando Andrade, director da prova e um dos obreiros desde a 1ª hora), as belas tardes de corrida (e vão 6 com a deste ano) que na não menos bela região saloia por lá tenho vivido.
Dizer apenas e por fim que como sempre sucedeu em São João da Lampas tive a minha menina de ouro em mais uma meta cortada e que como tem vindo a suceder nos últimos anos mais uma vez fomos dos últimos a deixar São João das Lampas.

 Na aproximação à passagem em São João das Lampas (foto da Isabel).

E vão 6 nas Lampas de mão dada com a minha menina de ouro (foto de Paula Fonseca).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Favorita.


Na tarde do próximo sábado disputa-se aquela que é a minha meia-maratona favorita, a "meia" de São João das Lampas, prova apelidada de meia das rampas.
Estreei-me nas Lampas em 2007 e desde então não falhei um ano, este ano claro que já há muito que estou inscrito e lá estarei na que será pois a minha 6ª vez.

As minhas participações relatadas aqui:
2007 , 2008 , 2009 , 2010 e 2011

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

2º Trail Nocturno das Lebres.

Numa organização da Associação de Atletismo Lebres do Sado teve lugar na noite do último sábado o 2º Trail Nocturno das Lebres, o qual consistiu numa aventura desportiva em regime de semi auto-suficiência de 15 quilómetros por estradões de terra batida e por trilhos e com vistas soberbas sobre a baía de Setúbal.
Como habitual nas provas organizadas pelas Lebres seguiu-se um convívio final entre os participantes com direito a caldo verde, pão com chouriço e "tintol".
Bela noite de sábado, em 2013 espero continuar totalista.