Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

VI Corrida São Domingos.


Disputou-se ontem de manhã o Campeonato Nacional de Estrada, como habitualmente na distância de 15 quilómetros, onde os mais rápidos foram Sara Moreira e Manuel Damião, em femininos e masculinos respectivamente, os quais se sagraram pois campeões nacionais de estrada 2013.
Em simultâneo decorreu a "VI Corrida de São Domingos", a qual teve mais de 9 centenas de atletas classificados na meta.
Este evento foi organizado pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica com o apoio técnico da Xistarca. 
Eu estive lá e participei na "VI Corrida de São Domingos" na que foi a minha primeira prova de 2013 e um regresso às provas de 15 quilómetros em estrada, a última tinha sido a do 1º de maio, também um regresso à condição de individual, gostei da prova e mesmo muito das sensações...

Dados da minha prova:
Dorsal: 367
Distância: 15 km 
Tempo: 1h10'35''
Classificação geral: 257º (em 924)
Classificação escalão (M5054): 17º (em 92)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Pássaro da Alma.

"
Dentro da alma,
Lá bem no centro,
Pousado numa pata 
Está um pássaro.
E o nome do pássaro é pássaro da alma
E ele sente tudo o que nós sentimos:
..."

Palavras de Michal Snunit do seu livro "O Pássaro da Alma", um dos muitos livros da Vitória mas lido e relido por todos cá em casa, um daqueles livros que escrito para crianças acabou por ser um livro para miúdos e graúdos, a reler sempre ou a ler sem falta, o seu "Pássaro da Alma" vai agradecer...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Blogosfera Corredora.

Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".
O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc.
O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.
Fonte: wikipédia

Ao colocar aqui o meu 1º post de 2013 entrei no 7º ano de palavras ditas de corredor aqui na blogosfera, muito em particular aqui na blogosfera corredora, a dos blogues escritos por quem gosta de correr e escrever em português, seja no continente, nas ilhas, do outro lado do atlântico, na Holanda...
Na onda do balanço das minhas provas de 2012 “veio” este dos anos de palavras desde 2007, o qual terei necessariamente que considerar positivo, bem positivo mesmo…
Ao longo dos anos desde então partilhei aqui muito daquilo que vivi em provas e treinos, pelo gosto da escrita e da partilha acima de tudo, sem pretensões algumas além disso, muitas vezes referi naturalmente muitos companheiros das corridas e muito em particular os da blogosfera corredora, também muitos foram os comentários que fui deixando em vários blogues, poucos terão sido aqueles em que não comentei, fossem portugueses, fossem brasileiros, tornei-me seguidor de muitos blogues, por vezes o 1º, até mesmo o único…
Ao longo destes anos vi aparecer e com muita pena desaparecer belos espaços aqui na blogosfera corredora, fui conhecendo pessoalmente muitos dos companheiros que alimentam esta nossa blogosfera corredora, anos de partilha que tive o grato prazer de desfrutar através da nossa magnífica blogosfera corredora.

Hoje quero agradecer a todos os que passaram por aqui, especialmente aos que foram deixando palavras, é sempre muito bom receber cada um neste espaço, vocês foram desde o início o melhor destas palavras de corredor com as vossas próprias palavras de corredores, muito obrigado.
Agradecer também à Isabel pelas suas fotos que foram dando imagens às palavras, por vezes com imagens que falaram mais que as palavras, bravo.
Agradecer também as fotos de todos os outros companheiros que utilizei aqui nas “palavras”, nomeando sempre a autoria dessas fotos, uma das regras de ouro seguidas aqui nas “palavras”.
A todos aqueles que têm contribuído para a nossa blogosfera corredora aquele abraço, um bom ano de 2013 e até um dia destes.

António Almeida

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Balanço de 2012.

Durante o ano de 2012 participei em 23 provas (19 em Portugal e 4 em Espanha) sendo que 11 dessas provas foram durante o 1ºsemestre (418,8 quilómetros corridos e uma média por prova de 38,1 km) e 12 provas no 2ºsemestre (265,7 quilómetros corridos e uma média por prova de 22,1 km) para um total anual de 684,5 quilómetros corridos e uma média por prova de 29,8 km.