Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



terça-feira, 25 de junho de 2013

V Corrida de Sant'Ana.

O local da corrida:
Enraizada entre a Avenida Almirante Reis e a Avenida da Liberdade, a Freguesia da Pena ocupa uma das colinas de Lisboa - a de Santana - que conta já com uma bonita história com cerca de 440 anos.
Esta Freguesia inclui-se no "casco velho" da cidade e confronta-se com as freguesias de Santa Justa, S. Jorge de Arroios, Anjos, Coração de Jesus e S. José.
Uma das partes mais visíveis e conhecidas da freguesia é o antigo Campo de Santana, que já serviu de praça de touros, feira da ladra e até mesmo de mercado. Passou a ser conhecido como Campo Mártires da Pátria, em homenagem ao enforcamento dos 11 companheiros do General Gomes Freire de Andrade.
Para além do Campo Mártires da Pátria ser considerado como o centro, a Freguesia pode ser dividida em quatro zonas: zona conventual de Santana, os Capuchos, zona palaciana da Bemposta e a parte das travessas da Rua do Saco.
A freguesia da Pena tem uma área de 0,49 km², que abarca 70 arruamentos.
Fonte: Junta da Freguesia da Pena.

Organizada pela "Junta de Freguesia da Pena" e com o apoio técnico da Xistarca, decorreu na manhã do passado domingo a V Corrida de Sant'Ana, evento composto por uma prova competitiva na distância de 8500 metros (que acabaram por ser apenas 7600 metros) e uma caminhada de 3500 metros (a 1ª das 3 voltas da prova de corrida).
A prova teve 136 atletas classificados na meta e uma organização que esteve bem tal como bem estiveram as forças policiais presentes no controlo do trânsito que não evitaram esforços a que tudo corresse pelo melhor.
Eu participei na prova de corrida e a Isabel e a Vitória participaram na caminhada, para nós os três foi um "correr" e "caminhar" por ruas que nos são bem familiares, ruas que fazem parte do nosso dia-a-dia, foi muito bom correr em casa ainda que emprestada… 
Foi uma excelente manhã de domingo que terminou com dois amigos a subirem ao pódio, o meu homónimo António Almeida (3º M4044) e Manuel Silva (3º M5559).


Mais fotos da Isabel aqui.

Dados da minha prova:
Dorsal: 178
Distância: 7,6 km
Tempo: 36'30''
Classificação Geral: 48 (em 136)
Classificação Escalão (M5054): 6 (em 15)

terça-feira, 11 de junho de 2013

II Prova do Sal.

Organizada pela "Associação Alcochete Aktivo" e com os apoios da Câmara Municipal de Alcochete e Juntas de Freguesia de Samouco e Alcochete, decorreu na manhã do passado domingo a 2ª edição da Prova do Sal.
Este ano com o slogan "Correr no tejo…na outra margem", a prova de 10 quilómetros com partida e chegada na Praia dos Moinhos teve um desenho do percurso em sistema de ida e volta com o retorno junto ao cais do Samouco sendo a ida em trilhos de terra batida e a volta em areia com breves passagens pela água.
A prova limitada a 200 participantes teve 1720 atletas classificados na meta e uma organização, na minha modesta opinião, exemplar.

A minha prova a "correr": prova à porta de casa, prova na "nossa" margem Sul do Tejo, uma manhã de domingo sem Sol mas radiosa, os reencontros com os amigos, os de longa data, os mais recentes, os sorrisos, o aquecimento feito a brincar com a Vitória, a partida diferente q.b., os primeiros metros na areia durinha qual autêntica pista, o embicar para a esquerda, a areia bem solta, coisa pouca, os trilhos de terra batida ao longo das salinas, sempre a presença da água, trilhos fáceis, suaves, ao longo dos mesmos por vezes elementos da organização, de novo a areia bem solta, de novo a areia bem durinha, o cruzar com os que já estavam de regresso do ponto de retorno, receber o colar do controlo das mãos de uma jovem, beber um copo de água e seguir, cruzar-me com os que faziam o percurso anteriormente feito por mim, os incentivos aos amigos, soltar-me um pouco, correr dentro de água, meta já à vista, pegar na mão da minha menina de ouro, mais uma com o doce sabor a Vitória.   
Em 2014 espero continuar totalista.

  
Mais fotos da Isabel aqui.
Dados da minha prova:
Dorsal: 311
Distância: 10 km
Tempo: 49'28''
Classificação Geral: 65 (em 172)
Classificação Escalão (M45): 20 (em 59)

sábado, 8 de junho de 2013

V Meia-Maratona na Areia.

 Foto de Isabel Almeida
 
No passado dia 26 de maio decorreu no belo areal da Costa da Caparica a V Meia-Maratona na Areia numa organização "Mundo da Corrida", na minha 4ª vez nesta prova gostei de quase tudo menos das muitas garrafas que fui vendo ao longo do areal.
Ainda que com sabor a Vitória terminei com um tempo que é o meu 2º pior registo em meias.
 
Dorsal: 256
Distância: 21,1 km
Tempo: 1h57'46''
Classificação geral: 205 (em 414)
Classificação escalão (M50): 20 (em 42)