segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Meia-Maratona (22ª Maratona de Lisboa).

Apetece namorar contigo em Lisboa
Apetece namorar contigo Lisboa.
(Da canção dos UHF, "Apetece-me Namorar Contigo Em Lisboa")

Na bonita manhã do passado domingo disputou-se a 22ª Maratona de Lisboa.
Num país de grandes maratonistas mas com escassos participantes nas maratonas organizadas em território nacional, esta Maratona de Lisboa muito graças ao elevado número de estrangeiros participantes é a mais participada de todas (este ano teve 824 atletas classificados na meta).
Na sua estreia na distância Vasco Azevedo (Boavista) foi o vencedor no sector masculino com o tempo de 2h19m57s, no sector feminino (25ª da geral) triunfou Fátima Silva (CD Póvoa) com o tempo de 2h47m49s, atleta que nos últimos nove anos conta com 8 presenças no pódio, cinco vezes 1ª (2000, 2002, 2004, 2006 e 2007), duas vezes 2ª (1999 e 2005) e uma vez 3ª (2001).
Disputaram-se também 2 provas complementares, uma Prova Aberta (com cerca de 6 kms) e uma Meia-Maratona, nesta última o vencedor no sector masculino foi o triatleta Lino Barruncho (Maratona), a também triatleta Vanessa Fernandes (Benfica) triunfou no sector feminino. "Vanessa" que mais uma vez foi constantemente saudada por todos (ou quase) que com ela se cruzaram durante a corrida.

Este ano participei na Meia-Maratona (há um ano tinha participado na Prova Aberta).
Pela primeira vez desde que a Vitória nasceu a Isabel acompanhou-me sozinha a uma corrida (a Vitória ficou com a avó).
Lisboa recebeu-nos com a tranquilidade característica do fim-de-semana e com uma luminosidade radiosa.
Estacionámos o carro perto dos Restauradores e a caminho do local de partida passámos pela "Suíça" para beber um café, tempo durante o qual vimos começarem a passar os primeiros atletas participantes na prova da maratona.
Pouco depois comecei o meu aquecimento aproveitando o percurso até à Praça do Comércio, onde esperei pela Isabel e tirámos algumas fotos antes da partida.
O grande número de participantes (muitos dos quais estrangeiros) e ter existido mais público a assistir do que é habitual (mesmo sendo reduzido e inexistente em grande parte do percurso) foram 2 aspectos francamente positivos; em relação ao resto (marcação de quilómetros, abastecimentos, trânsito, etc.) tudo dentro da normalidade a que a "Xistarca" já nos habituou.
As condições climatéricas muito boas para a prática da corrida, um percurso sem qualquer tipo de dificuldade e os 2 treinos suaves que realizei na semana anterior à prova (45 minutos na quarta e 30 minutos na sexta) reflectiram-se no final no meu melhor tempo na distância (1h39m e uns pozinhos que a classificação oficial determinará ao certo), um tempo modesto mas bom para mim.
Foi muito bom correr em Lisboa.

6 comentários:

Unknown disse...

Boas

Tambem estive la e adorei a prova, e foi a 1º vez que corro esta prova. não correu assi tão bem, mas.. para ao proxima sera melhor.

Abraços

António Bento disse...

Olá António Almeida
parabéns pelo excelente resultado.
tenho cá uma sensação de que mais corrida menos corrida ainda nos calha fazer a mesma maratona - só não digo juntos porque você tem pedal!!! ;-)
abraço e excelentes corridas.
ab

Nadais disse...

antónio parabens pela pariticipação.
acho que já está ao passo de correr uma maratona!
eu mesmo corredor pré-iniciante já me aventurei a correr uma.
foi péssima, mas matou minha vontade.
valeu!
nadais

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Antonio, boa noite, muito obrigado pela msg no meu blog e por tirar a minha dúvida sobre o dorsal, agora sei o que é...risos...E nesse relato sobre a Volta da Pampulha que participei, foi ótima porque além de correr eu conheci mais 3 amigo(a)s que eram virtuais e que se tornaram reais e quem sabe numa dessas corridas por aí a gente também não se encontra e também vira realiadade.
E quanto a sua demora no meu blog não tem problema o importante é que vc não esqueceu do seu amigo daqui do Brasil.
Cara muito bom o relato da 22ª Maratona de Lisboa que vc participou, Sensacional, parabéns também por completar mais um desafio, e bom tempo que vc fez, amigo aqui no Brasil existe também corrida como ai em Portugal na Maratona do Rio de Janeiro e de São Paulo na mesma maratona existe junto corrida de 6km, 21km e 42km.
Também desejo a vc bons treinos e boas corridas.
Desejo a você um excelente final de semana

www.jmaratona.blogspot.com
JORGE CERQUEIRA
BRASIL

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Parabéns pelo resultado! E deixe lá, se tinha menos 300 ou 400 metros... que importância tem?

Eu sei que tem (até para mim tem, na minha condição física actual!), mas não dramatizemos!

Fez uma excelente prova e está de Parabéns!

Até breve, esperemos

Ana Pereira

Eliana Mara Chiossi disse...

Antonio,

achei teu blog no blog de um amigo. E temos pelo menos duas coisas em comum: tenho 45 anos, gosto de literatura e cinema.
e quanto a maratonas, iniciei há um mês uma atividade física sériamente e tenho o sonho de ser capaz de correr uma maratona (apesar de me sentir velha para isso).
Apareça nos meus blogs, para uma visita.
Tenho um blog com um portugues, Nuno Ribeiro.
abraços
(ah, sou do Brasil)