terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

10º Grande Prémio Eirapedrense.

Em cima à esquerda: emblema do clube organizador.
Em cima à direita: fase do aquecimento.
Em baixo à esquerda: a "nossa" chegada.
Ao meio à direita: com José Magro e Aníbal Godinho.
Em baixo à direita: a família reunida depois da prova.
[clicar na imagem para ampliar]

Chegámos cedo à Eira da Pedra, local muito perto de Fátima, onde na manhã do passado domingo participei no 10º Grande Prémio do Eirapedrense, prova organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural Eirapedrense.
Logo à chegada tempo para cumprimentar um dos muitos companheiros de corrida presentes na Eira da Pedra mas dos poucos daqui da blogosfera, o José Magro.
Depois de beber um café com os meus acompanhantes e de algum tempo de espera iniciei o meu aquecimento, durante o qual me fui apercebendo que estavam bastantes participantes e alguns de muito bom nível.
Numa manhã lindíssima e em ambiente de grande festa além da prova “principal” decorreram também provas destinadas aos escalões jovens, as quais são sempre de louvar, também de assinalar a realização da “caminhada”, a qual teve um número muito agradável de participantes e que partiu algum tempo antes da prova “principal”.

À hora prevista (10h30), junto à sede do “Eirapedrense” deu-se a partida da prova anunciada como tendo 14 quilómetros mas que muito provavelmente terá tido quase 15, quilómetros que foram ”corridos” pelos arredores da Eira da Pedra e quase sempre por estradas secundárias, nalgumas ladeadas por muito verde e num ambiente muito tranquilo com a meta instalada na pista de atletismo do Estádio Municipal de Fátima (cujos balneários foram disponibilizados aos atletas), o qual se situa junto à sede do “Eirapedrense”.
Em relação ao percurso dizer que esteve vedado e condicionado ao trânsito, teve os quilómetros marcados e 3 abastecimentos ao longo do mesmo.
Percurso fácil excluindo os dois quilómetros a subir já na fase final da prova, percurso que percorri em 1h08’, tempo que me deixou bastante satisfeito a confirmar-se a distância de quase 15 quilómetros da prova e tendo em conta as minhas últimas semanas de treinos.
Após a prova e em plena pista de atletismo mais algum tempo de conversa com o José Magro e o Aníbal Godinho, atletas que participarão este ano nos 101 quilómetros de Ronda.

No meu arquivo de memórias registo pois com muito agrado esta minha primeira participação na Eira da Pedra, na que foi também em 2009 a primeira meta cortada de mão dada com a Vitória.
Registo também o número do meu dorsal, o 81 (um “quadrado perfeito” em linguagem matemática), curiosamente o mesmo número com que corri em São João das Lampas no passado mês de Setembro.

A prova foi ganha por Carlos Silva, atleta do Sporting Clube de Portugal.
Nos lugares imediatos classificaram-se os atletas Gilberto Fernandes, Fernando Matos, Nuno Varela e Nuno Romão, este último também um ilustre blogger.
Termino salientado que este “10º Grande Prémio Eirapedrense” esteve muito bem organizado, decerto que voltarei à Eira da Pedra.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom Amigo António,
parabéns por mais uma meta conjunta. A primeira de muitas, estou certo, em 2009, e seguintes. Um beijinho à família.
Obrigado pelas tuas palavras sempre Amigas.
Um abraço e espero ainda ir a tempo de me inscrever em Cascais :) Vou tentar hoje.
De qualquer forma lá estarei, com ou se minscrição.

AB - Tartaruga

luis mota disse...

Olá António!
Fátima, terra onde já trabalhei é uma localidade que visito com regularidade. A paz que se vive em Fátima é extraordinária.
O GP Eirapedrense, prova que já efectuei é uma verdadeira “festa”.
Gostava de ter participado. Espero que para o próximo ano não volte a cair em cima do Distrital de CM.
Grande abraço,
Luís Mota

Nuno disse...

Olá Antonio
Certamente cruzamo-nos antes ou depois da prova ou não.
Mas espero que a proxima prova que estejamos presentes haja oportunidade para trocar cumprimentos e impressões.
Quanto à prova estava bem organizada, gostei de a fazer excepto a subida dos 10 km....
Boa continuação dos treinos
Um abraço
Nuno

joaquim adelino disse...

É sempre agradável ver as suas fótos e em especial no final das provas onde a Vitória raramente falha, desta vez foi na pista do Estádio de Fátima, que pelos vistos tem um excelente piso.
Um colega meu de treino esteve lá e contou-me da dureza da prova.
Aguardo o seu relato.
Um abraço.

jmagro disse...

Olá amigo António,foi um enorme prazer revê-lo a si,e suas 2 damas.
Foi bom podermos conversar antes e depois da prova, e claro registar esses momentos com mais umas belas fotos.
Excelente a sua montagem de fotos,em que com muito prazer apareço a seu lado e do Anibal Godinho,recém conhecido que vai aos 101kms de Ronda como eu.
Foi uma prova que gostei de fazer pela 2ª vez,a 1ª foi o ano passado.
Prova durinha,mas muito agradável e com boa organização e é excelente acabar dentro de um estádio com uma ótima pista.
A repetir em outros anos.
Parabéns pela sua prova e chegada com a filhota,e por serem os 3 uma familia alegre e muito simpática.

Abraço
José Magro

António Almeida disse...

António
também espero poder cortar muitas metas com a Vitória, este ano, nos próximos e para o resto da minha vida, seja a correr ou não.
Espero ver-te em Cascais.

Luís
tinha quase a certeza que estarias presente não fosse o corta-mato distrital, esperemos que para o ano não seja no mesmo dia.

Nuno,
é bem provável que nos tenhamos cruzado antes da prova e claro que será um prazer conhecer o Nuno pessoalmente numa próxima ocasião.

Joaquim,
de facto o Estádio Municipal de Fátima é excelente, relvado muito bem tratado e uma pista de atletismo em tartan, muito bom ter cortado lá a "nossa" primeira meta em 2009.

José Magro,
como já lhe disse gostei bastante de conversar consigo e admiro bastante o seu entusiasmo e postura no "mundo da corrida".

Obrigado a todos pelas palavras e voltem sempre.
Abraço e um bom fim-de-semana.

MPaiva disse...

António,
Parabéns pelo belo tempo com que arrancaste nesta época! Continua com essa força e faço votos que nos encontremos brevemente a correr numa prova algures!

abraço
MPaiva