terça-feira, 3 de março de 2009

9º Grande Prémio de Montemor-o-Novo (II - Palavras).

Integrada nas comemorações do 21º aniversário de elevação de Montemor a cidade disputou-se no passado domingo a 9ª edição do Grande Prémio de Atletismo "Cidade de Montemor-o-Novo".
Com o apoio técnico da Xistarca a organização da prova esteve a cargo da Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo e Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila.
O programa, com início às 9h30 incluiu provas destinadas aos escalões jovens (benjamins, infantis, iniciados e juvenis) nas quais participaram 99 atletas.

Com hora prevista para as 10h30 seguiu-se a prova principal com 10 quilómetros de distância e simultaneamente a prova de 3 quilómetros sem classificações e já em 6ª edição "Corrida para todos" sob o lema "Dê Vida aos Anos".
Refira-se que esta prova, bastante participada, partiu após a partida dos atletas da prova dos 10 km não atrapalhando em nada o desempenho destes, dando ao mesmo tempo um colorido muito bonito às ruas da bonita cidade aniversariante, prova em que a Vitória participou na companhia da mamã e da avó Aida.

Voltando à prova competitiva de 10 quilómetros, a mesma reuniu um conjunto de atletas de bastante valia, dos quais os mais rápidos foram Bruno Paixão (AC Portalegre) com o tempo de 30'29'' e Cristina Ponte (Cliniponte) com o tempo de 37'23'', em masculinos e femininos respectivamente.
Completaram a prova 348 atletas dos quais 320 eram do sexo masculino (91,95% do número total) e 28 do sexo feminino (8,05% do número total), prova que teve 8 escalões masculinos e 3 femininos.
No final cada participante recebeu um saco com brindes de presença (destacando-se dos mesmos o bonito troféu em vidro acrilíco).
Para os melhores classificados existiram prémios monetários e troféus.
A manhã de domingo foi coberta em termos fotográficos pelas objectivas dos elementos da AMMA presentes em Montemor.
Ver as fotos aqui e aqui.

Saímos de casa perto das 8 horas da manhã, após a passagem pelas Paivas (Amora) para ir buscar a avó Aida fizemo-nos à estrada em direcção a Montemor.
Viagem relativamente curta e muito agradável, o Sol ia espreitando timidamente mas fazendo-nos companhia ao longo dos quilómetros.
Pelo espelho retrovisor do carro ia olhando a Vitória que dormitava ainda enroscada na sua mantinha.
À hora a que chegámos a Montemor já muitos atletas por lá estavam e dava para sentir já um clima de festa que veio depois a confirmar-se com o "correr" da manhã.
Excelente o "speaker" de serviço que ia fazendo alusão à presença dos atletas à medida que os ia identificando pelos equipamentos e que ia informando também do desenrolar das provas já a decorrer.
Aproveitei o excelente relvado junto à zona de partida para fazer o meu aquecimento, local de onde se tem uma vista do altivo e bem conservado Castelo de Montemor.
Perto da hora prevista de partida dirigimo-nos para a zona de partida e após um pequeno atraso justificado pelo facto da GNR não ter totalmente o trânsito cortado (impecável o trabalho dos agentes da autoridade no terreno), a prova teve o seu início.
Parti rápido, para mim é claro, completei o 1º km em 3'56'' tendo mantido durante o 2º quilómetro da prova sensivelmente o mesmo ritmo pois completei em 8 minutos esses dois primeiros quilómetros iniciais.
Pouco depois cruzei-me com a Isabel que tinha-se deixado ficar para trás e acompanhava os últimos participantes da prova de 3km na tentativa de me ver passar, a Vitória com a avó iam mais adiantadas.
Após os 3 quilómetros inicias, com algum sobe e desce, seguiu-se depois uma parte do percurso (até um pouco depois do 5º quilómetro da prova) bastante fácil, o que me permitiu completar a 1ª légua da prova em menos de 21 minutos…
Quebrei depois bastante, coincidido com a parte do percurso bastante selectiva e ao 8º quilómetro já o meu cronómetro marcava 36 minutos de corrida tendo completado os 10 quilómetros da prova em 45'28'' (ritmo de 4'33''/km), os ritmos de 4'12''/km na 1ª légua e 4'54''/km na 2ª légua são bem reveladores do meu “estouro” na segunda parte da prova.
Apesar disso o meu tempo final de 45'28'' foi praticamente igual ao que fiz nos fáceis 10 quilómetros do “Atlântico” na Costa da Caparica no passado dia 8 de Fevereiro que foi 45'29''.
Tendo em conta os meus treinos durante o último mês até que nem foi mau.
De referir que esta foi uma das provas mais bem organizadas em que já participei.

Pouco depois a Isabel chegou perto de mim, a Vitória estava no parque existente no local com a avó, após o duche nos balneários disponibilizados aos atletas e reunida a família foi tempo de percorrer os 20 e poucos quilómetros até à Cidade-Museu, onde almoçamos, visitámos o tio Rui que está a viver na cidade e onde passámos o resto da tarde de Domingo.
Ao entardecer regressámos a casa onde reentrámos 12 horas depois do início da nossa bela jornada por terras do Alentejo.

4 comentários:

luis mota disse...

Olá António!
Uma fantástica jornada em Montemor.
Votos de bons treinos.
Até domingo,
Luís Mota
PS: Cuidado com os convites. A história da passadeira do Paiva deu em lesão!!

joaquim adelino disse...

Olá amigo António.
Excelente prova que realizou em Montemor e não pense que deu o "estouro", a 2ª parte da prova é muito difícil e eu valorizo-a tanto como a 1ª metade onde aproveitou bem o percurso mais favorável.
Parabéns pelo bonito dia que teve oportunidade de partilhar com a família.
Um abraço e até Domingo.

António Almeida disse...

Vânia,
o teste comigo deu certinho.

Luís e Joaquim,
foi mesmo uma excelente jornada em terras Alentejanas.
Vemo-nos em Tomar.

Obrigado aos 3 pelas palavras.
Bom resto de semana.

.JOSÉ LOPES disse...

Parabens, por mais uma corrida em que conseguiu um tempo muito bom.

Saudações desportivas.
J.lopes