sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Em Louvor das Crianças.

Se há na terra um reino que nos seja familiar e ao mesmo tempo estranho, fechado nos seus limites e simultaneamente sem fronteiras, esse reino é o da infância. A esse país inocente, donde se é expulso sempre demasiado cedo, apenas se regressa em momentos privilegiados — a tais regressos se chama, às vezes, poesia. Essa espécie de terra mítica é habitada por seres de uma tão grande formosura que os anjos tiveram neles o seu modelo, e foi às crianças, como todos sabem pelos evangelhos, que foi prometido o Paraíso.
A sedução das crianças provém, antes de mais, da sua proximidade com os animais — a sua relação com o mundo não é a da utilidade, mas a do prazer. Elas não conhecem ainda os dois grandes inimigos da alma, que são, como disse Saint-Exupéry, o dinheiro e a vaidade. Estas frágeis criaturas, as únicas desde a origem destinadas à imortalidade, são também as mais vulneráveis — elas têm o peito aberto às maravilhas do mundo, mas estão sem defesa para a bestialidade humana que, apesar de tanta tecnologia de ponta, não diminui nem se extingue.
O sofrimento de uma criança é de uma ordem tão monstruosa que, frequentemente, é usado como argumento para a negação da bondade divina. Não, não há salvação para quem faça sofrer uma criança, que isto se grave indelevelmente nos vossos espíritos. O simples facto de consentirmos que milhões e milhões de crianças padeçam fome, e reguem com as suas lágrimas a terra onde terão ainda de lutar um dia pela justiça e pela liberdade, prova bem que não somos filhos de Deus.
Eugénio de Andrade, in "Rosto Precário"

Um bom fim-de-semana com boas corridas e boas leituras.

3 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Belo texto! Abração Portuga!

E disse...

olá, antónio!

um texto lindo, tocante, e que nos faz pensar em todas as crianças que ainda precisam de amor, família, comida, abrigo e educação em tantos lugares...

abraços!

http://elismc.blogspot.com

Luis Parro disse...

Belas Palavras Amigo António. Eu ZELO pelas crianças.
Eu, criança que se tornou adulto com 14 anos, criança a quem, nesse dia - faz hoje 36 anos - "adultos" com responsabilidades prometeram ajuda...mas foi só promessas de 1 dia. Desculpa o desabafo...
Tive de me fazer à vida e encontrar o caminho...por vezes... em vielas escuras e tortuosas, mas consegui ver sempre a "luz no fim do tunel" e separar o Bem do Mal.
Agora, ainda sou uma criança e tento recuperar aqueles 5 anos que não vivi, e a corrida e os amigos da corrida são o meu estimulo.
Até Domingo, António