quarta-feira, 17 de julho de 2019

UMA, a prova (Analice Silva).

[clicar na imagem para ver melhor]

Analice Silva, atleta falecida em fevereiro de 2017, é para mim, a grande figura desta prova única que é a Ultra-Maratona Atlântica. Analice participou em 4 das 5 edições do Raide Pedestre de Grândola que ocorreram nos anos oitenta do passado século e, em todas as edições entre 2005 e 2016 (1ª à 12ª edição) da Ultra-Maratona Atlântica, um desempenho tanto mais notável se atendermos à idade de Analice e à regularidade dos tempos com que terminou cada uma dessas 12 edições.
Correndo sempre descalça, como habitualmente fazia em provas na areia e valendo-se da sua aguinha de coco para hidratar, foram várias as presenças no pódio pese o facto de Analice devido à inexistência de escalão ter sido sempre englobada em escalões (+40, +45, …) com atletas bastante mais novas.
Recordem-se a primeira e a última vez que Analice subiu ao pódio da Ultra-Maratona Atlântica.
A primeira vez, no ano de 2005, o da 1ª edição da UMA, Analice que tinha 61 anos, foi a primeira atleta feminina +45 anos.
A última vez, no ano de 2015, Analice já então com 71 anos foi a 2ª atleta F4599…atrás de uma outra grande figura da prova, Chantal Xhervelle.

Sem comentários: