sexta-feira, 6 de abril de 2007

As Minhas Corridas em 2007!

"20 Km de Cascais"

A primeira prova em que participei em 2007 foi no Domingo de Carnaval, dia 18 de Fevereiro, os 20 Quilómetros de Cascais.
Foi uma das provas que mais gostei, muito participada (1070 atletas classificados na meta, dos quais 82 do sexo feminino) e, muito bem organizada, com um percurso que sem ser fácil tem em grande parte do mesmo uma beleza natural largamente compensadora dessa dificuldade; gostei também da bonita t-shirt de cor bordeaux oferecida no final da prova e, na qual constam os nomes de todos aqueles que concluíram a prova no ano anterior.
Com início alguns minutos depois da partida da prova dos 20 quilómetros, decorreu uma vez mais a "Rapidinha", uma corrida de 5 quilómetros sem classificações e, também bastante participada.
Sendo uma prova de 20 quilómetros e porque desde o ano de 2003 que em provas, já não corria distâncias superiores a 10 quilómetros, parti cauteloso do fim do pelotão com o andamento que costumo usar nos treinos longos; tão cauteloso que passei ao primeiro quilómetro em 6 minutos, a partir dai tentei manter um ritmo a rondar os 5 minutos por quilómetro.
Foi a prova que senti menos dificuldade, das 4 em que já participei este ano.
Tempo: 1:41:21
Média/Km: 5:04

"Grande Prémio do Atlântico"

A canção dizia : "Aqui vou eu para a Costa/ aqui vou eu cheio de pica/ de Lisboa vou fugir/ vou p’ró Sol da Caparica"…adaptando-a ligeiramente ficaria:
"Aqui vou eu para a Costa/ aqui vou eu cheio de pica/ de Corroios (ou outro lugar) vou fugir/ vou correr nas ruas da Caparica"…
E foi isso mesmo que a 25 de Fevereiro perto de mil atletas "cheios de pica" fizeram, correr nas ruas da Costa de Caparica, no Grande Prémio do Atlântico, prova de 10 quilómetros inicialmente marcada para dia 11 de Fevereiro e posteriormente adiada devido ao referendo que teve lugar nesse dia.
Estava inscrito nesta prova desde finais do ano passado e já tinha corrido este G. P. Atlântico no ano de 2003, então com um percurso ligeiramente diferente do deste ano.
Uma prova bem organizada, com um percurso fácil e com um número de participantes a ficar muito perto do milhar (990, dos quais 73 eram senhoras).
A prova decorreu numa manhã muito boa para a prática da corrida, embora no final tenha começado a chover, mas já numa altura em que grande parte dos atletas já tinham ou estavam prestes a concluir a prova.
É a grande prova de atletismo de cariz popular realizada no Concelho de Almada, prova que é organizada há já oito anos e em muito boa hora pelo Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica.
Fiz uns 2 quilómetros iniciais em andamento lento, passei ao 5º quilómetro num tempo a rondar os 23 minutos, senti alguma dificuldade mas tentei manter o mesmo ritmo na segunda metade da prova.
Tempo: 47:09
Média/Km: 4:43

"Corrida das Lezírias"


Em 11 de Março, um dos últimos Domingos do Inverno de 2007 mas com uma temperatura bastante Primaveril, participei na "Corrida das Lezírias", prova de 15 quilómetros com partida e chegada na Cidade de Vila Franca de Xira, passando duas vezes pela Ponte sobre o Rio Tejo (ida e volta) e, com grande parte do percurso realizado nas Lezírias Vila-Franquenses (aqui sem público mas com um grande contacto com a Mãe-Natureza).
Mais uma prova com um bom número de participante (1136, dos quais 84 eram senhoras) e também muito bem organizada à semelhança do que sucedeu em Cascais e na Costa de Caparica, a que não será decerto alheio o facto destas provas terem a organização técnica da "Xistarca".
Excelente o local de partida e de chegada, o Parque Urbano da Cidade, com animação musical e com o simpático e cooperante "touro" que ficou muito bem nas fotos.
Realizou-se também provas para os mais novos (benjamins, infantis e iniciados) e uma mini corrida.
Parti como habitualmente lento, mas não tanto como nas provas anteriores, aos 2 quilómetros a média por quilómetro era inferior aos 5 minutos, a qual mantive à passagem aos 5 e aos 10 quilómetros; depois de passar a ponte no regresso à cidade quebrei um pouco o ritmo mas terminei sem grande dificuldade.
Tempo: 1:11:25
Média/Km: 4:46

"Meia-Maratona de Lisboa"

Uma semana volvida, dia 18 de Março, participei de novo, depois de em 2003 ter participado pela primeira vez, na Meia-Maratona de Lisboa.
Estava inscrito mas estive indeciso em participar até à véspera mas, a vontade de correr de novo a distância da meia-maratona fez-me decidir ir à Ponte 25 de Abril.
Notei algumas melhorias em relação aos anos de 2003 e de 2005, aqueles em que estive presente.
Existiu a separação da partida para a elite, a meia e a mini e é verdade que para os participantes na meia-maratona só não realizou o tão necessário aquecimento quem efectivamente não quis, pois existia um corredor livre do lado direito, no sentido Almada-Lisboa, onde era possível fazer o aquecimento.
Durante o percurso existiu animação (música e danças) em vários pontos do mesmo.
Mesmo com estes aspectos positivos, continua a ser a prova que eu menos gostei de correr até hoje.
Tempo: 1:49:35
Média/Km: 5:12

A Isabel, a Vitória e a Avó Aida acompanharam-me às provas de Cascais e de Vila Franca de Xira.
Às provas da Costa de Caparica e da Ponte 25 de Abril fui sozinho.

Sem comentários: