terça-feira, 24 de abril de 2007

Corre Praia.

No passado Domingo, dia 22 de Abril voltei a participar numa prova de que gosto bastante: o Corre Praia.
Corrida realizada em piso de areia, com partida e chegada na praia da Saúde e com um percurso de ida e volta à Fonte da Telha totalizando cerca de 14 quilómetros.
É uma prova organizada pelo "CCCA – Clube de Campismo do Concelho de Almada", com inscrições pagas mas de valor simbólico (este ano 1 euro) e que teve a sua 16ª edição.

A partida desta prova estava marcada para as nove horas da manhã mas foi adiada sucessivamente para as nove e um quarto e nove e meia.
Contudo estes adiamentos da hora da partida foram bem aceites pelos atletas, os quais muitos deles repetentes em participações nesta corrida já sabem com o que podem contar nesta prova…alguma desorganização mas uma prova que vale sempre a pena fazer.

Finalmente a partida…poucos parecem estar interessados em tomar os lugares mais à frente…
Inicia-se a corrida…o pelotão alonga-se…formam-se pequenos grupos resultantes de diferentes andamentos…
Parto calmamente, cenário magnifico para correr, o mar, as dunas, o céu, a areia...respiro e encho o peito de ar...as forças renovam-se...é fácil correr...começo a ver os primeiros atletas que já fazem o percurso de regresso...
Chego também eu ao ponto de viragem e de abastecimento, recebo uma fita para certificar da minha passagem naquele ponto, aceito uma água (este ano existiu abastecimento, ao contrário de outros anos em que não terá existido).
Em 2003 quando participei pela primeira vez nesta prova não recordo se existiu ou não este abastecimento, recordo sim que tive imenso prazer em fazer a prova, como aliás sucedeu de novo este ano.

Inicio o percurso de regresso, os atletas estão agora já muito mais espaçados entre si, corro quase sempre sozinho, à excepção de quando ultrapasso alguém ou eu mesmo sou ultrapassado.
Nas praias que vamos passando e indiferentes à nossa passagem estão bastantes pessoas para um Domingo de Abril mas o bom tempo e o calor que se faz sentir são convidativos para uma ida à praia.
Durante o percurso de regresso aumentei ligeiramente o ritmo...as praias vão-se sucedendo...algumas consigo identificar...Cabana do Pescador ...Praia da Rainha...Praia da Mata...sei que estou perto da chegada...já consigo ver a meta...uma última aceleração...cruzo a linha de chegada ao fim de 1 hora, 7 minutos e 42 segundos, tempo registado por mim.
No final a oferta de uma t-shirt e um porta-chaves alusivo à corrida, um gesto simpático...para mim o mais importante não pude trazer para casa mas sei que o tenho ali mesmo à mão...aquele magnifico areal de praias.

Além desta prova corrida em areia o "CCCA" organiza também anualmente uma prova em estrada que liga a sua sede em Almada ao seu parque de campismo na Costa de Caparica, o Grande Prémio de Atletismo Almada – Costa de Caparica, organiza pois anualmente duas provas, o que para um clube que não se dedica à prática do atletismo, penso ser um aspecto de salientar e de louvar.

Sem comentários: