quinta-feira, 25 de outubro de 2007

27ª Corrida do Tejo.

No passado domingo participei na 27ª Corrida do Tejo, corrida disputada na marginal, entre Algés e Oeiras, numa distância de 10 quilómetros.
A partida marcada para as 10 h deu-se com um pequeno atraso.
Como em anos anteriores existiram as portas de partida (sub40, sub45, sub 48, restantes corredores) e os marcadores de ritmo (este ano com balões).
Ao longo do percurso existiram 2 abastecimentos, marcação dos quilómetros e vários pontos de animação musical.
Rui Silva no sector masculino, que já havia ganho em 2006, triunfou com o tempo de 29:05, à frente dos atletas espanhóis Chema Martinez e Jesus España, o campeão europeu dos 5000 metros.
No sector feminino triunfou Vanessa Fernandes com o tempo de 33:29 (29º lugar na geral), à frente das atletas Sandra Teixeira (que ganhou em 2006) e Inês Monteiro.
Seguiram-se os restantes milhares de participantes, dos quais 1444 eram do sexo feminino (20,15%), que deram o seu melhor e fizeram com que esta 27.ª Corrida do Tejo tivesse um razoável nível competitivo (quase 60 % dos participantes concluíram os 10 quilómetros abaixo da 1 hora).
A corrida deste ano com o limite de 8500 inscrições que esgotaram bastante tempo antes do dia da prova, teve 7165 atletas classificados na meta, faltaram pois à chamada 1335, o que representa 15,71%, percentagem que sendo inferior ao do ano passado (em 7000 inscritos concluíram então 5209, sendo que os 1791 “faltosos” representaram então 25,59 %), é mesmo assim uma percentagem bastante alta, difícil de entender sabendo que a inscrição para esta prova não é das mais baratas.
Será que existem os que se inscrevem só para ter direito à t-shirt?
T-shirt que tinha uma bonita cor laranja, e nas costas impresso o slogan desta edição, “Corre como nunca o fizeste antes”, alusão ao Nike+, produto inovador que permite a ligação de alguns modelos dos ténis Nike ao iPod.
Ainda em relação à t-shirt pareceu-me que os modelos estavam trocados (as de homens seriam as das senhoras e vice-versa), repito, pareceu-me...
No final cada participante recebeu um saco com uma água, uma bebida isotónica e uma barra de cereais. Cada participante recebeu também uma medalha da prova.
Em várias tendas os participantes tiveram ao dispor fruta, bolachas e gelatinas.
Esta Corrida do Tejo é uma prova que se faz sempre com muito agrado, bem organizada, com várias inovações, muito participada e sempre com um grande clima de festa à volta da corrida.
Uma referência final para louvar o comportamento das muitas pessoas que estavam a assistir e a aplaudir com bastante entusiasmo a passagem da corrida.

A minha corrida correu dentro do que eu esperava, em dia muito soalheiro foram 10 quilómetros entre Algés e Oeiras a correr ao lado do Tejo “saboreando” o que para mim, esta corrida tem de melhor, a vista espectacular.
Após o tiro de partida fiz os metros iniciais a andar, quando passei pelo local de partida já ia a correr, embora em ritmo lento, assim continuei até conseguir ver os meus acompanhantes (Isabel, Vitória, e os tios Ana e Manecas), saudei-os, passei por eles e bati na mão da Vitória, logo depois tentei encontrar o meu ritmo, fiz o 1º quilómetro abaixo dos 5 minutos, tentei depois aumentar um pouco o ritmo, passei à légua com 23:25, terminando com 45:47 (segunda légua em 22:22), com uma média final de 4:38 por quilómetro. Classifiquei-me no lugar 1137 (concluíram 7165 atletas).

2 comentários:

António Bento disse...

Caro António Almeida
Parabéns pela corrida e obrigado pelo "relato". Completo.
Excelente tempo.
Continuação de óptimas corridas e até breve.
AB

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Ola amigo corredor estive visitando o blog do meu amigo José Capela de Portugal e vi o seu comentário lá e resolvir fazer também uma visita aqui, primeiramente meus parabéns pelo blog e pela corrida do tejo e segundo informo que sou do Brasil da Cidade do Rio de Janeiro e que criei um blog de corrida www.jmaratona.blogspot.com e convido vc passar lá para deixar uma msg do que achou e mais uma vez parabéms pelo seu blog e se quiser me adicionar aqui ficarei grato é sempre bom fazer novas amizades principalmente vindo das corridas.
Bom final de semana.
Um abraço,
JORGE