sábado, 5 de janeiro de 2008

5ª São Silvestre da Lourinhã.

Aproveitando a nossa curta estadia de 3 dias por terras do Oeste (de visita à "Vila Natal de Óbidos"), no passado sábado dia 29 de dezembro participei pela primeira vez na São Silvestre da Lourinhã (que teve a sua 5ª edição).
5ª São Silvestre da Lourinhã que foi organizada (e bem) pelo Núcleo Sportinguista da Lourinhã com o apoio técnico da Xistarca.
Na noite fria do passado sábado, nas ruas da vila da Lourinhã, disputaram-se além da prova principal outras provas destinadas aos escalões etários mais jovens (benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores), todas as provas foram disputadas em sistema de circuito, com um perímetro de 600 metros (volta pequena) e 2000 metros (volta grande).
A prova principal (destinada a juniores masculinos, seniores e veteranos masculinos e femininos), com partida às 21h30 teve uma extensão de 8 quilómetros (4 voltas grandes) e como vencedores absolutos dois atletas em representação do clube organizador (Daniel Martins em masculinos e Ana A. Alves em femininos).
Prova principal que no final contou com 183 atletas classificados na meta, dos quais 167 atletas (11 juniores, 61 seniores e 95 veteranos) eram do sexo masculino (91,26% do total) e 16 atletas (8 seniores e 8 veteranas) eram do sexo feminino (8,74% do total).
Dos 183 atletas classificados na meta na prova principal, 171 atletas participaram em representação de equipas (93,44% do total), os restantes 12 atletas participaram como individuais (6,56% do total).
O público a assistir, na grande maioria familiares e amigos dos atletas participantes nas várias provas (nomeadamente as destinadas aos escalões mais jovens), concentrava-se quase todo na zona de partida/chegada.
A passagem por 4 vezes na referida zona de partida/chegada (no caso da prova principal) contribuiu em muito para compensar a total ausência de público no restante percurso.

O frio que se fazia sentir, a partida muito rápida (os atletas saíram quase todos "disparados"), a distância "curta" de 8 kms e o próprio percurso propício a andamentos rápidos, que decididamente não é o meu caso, contribuíram em muito para alguma da dificuldade que senti em encontrar o meu ritmo (a meio da 2 ª volta ainda sentia os músculos "frios"), já só no final da 3ª e durante a 4ª e última das voltas consegui correr mais solto.
Classifiquei-me no lugar 137 (o meu dorsal era o 138) com o modesto tempo de 36'56'' (2 dias depois na Amadora passaria aos 8 kms num tempo inferior), no meu escalão, M4549, ocupei o 25º lugar (terminaram 28 atletas).
No final cada participante recebeu um saco com uma t-shirt e um troféu alusivos à prova, no saco vinha também uma água.
Diga-se a terminar que gostei bastante de ter participado nesta 5ª São Silvestre da Lourinhã, a qual esteve muito bem organizada e sem nada de relevante pela negativa a assinalar.

Sem comentários: