quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

6º GP de Grândola - Circuito José Afonso.

Na manhã do passado domingo participei no 6º Grande Prémio de Grândola – Circuito José Afonso, evento organizado pela Junta de Freguesia de Grândola com o apoio técnico da Xistarca.
A partida da prova (com 10 quilómetros de distância) deu-se às 10h30 junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, local onde também se deu a chegada da mesma. A prova foi disputada em dois pisos distintos, estrada e terra batida (entre o 5º km e o 8º) num percurso quase plano na sua totalidade e muitíssimo bem "desenhado" de modo que após a partida os atletas passassem de novo por 2 vezes nessa mesma zona ou nas imediações na mesma (por volta do 1º km e do terceiro).
Ainda em relação ao percurso refira-se que o mesmo esteve impecavelmente vedado ao trânsito, esteve marcado km a km e teve 1 abastecimento sensivelmente a meio do mesmo.
O mais rápido no sector masculino foi o atleta José da Luz (já vencedor em 2007) em representação do GD Fabril com o tempo de 30m47s, já no sector feminino a mais rápida foi a atleta russa Irina Dmitrieva com o tempo de 35m54s.
Completaram a prova 647 atletas (menos 121 do que em 2006, ano em que foi atingido o máximo de 768 atletas classificados na meta), dos quais 595 eram do sexo masculino representado 91,96% do número total e 52 do sexo feminino representado 8,04% do número total.
Além dos prémios (monetários e trofeús) para os melhores classificados cada participante recebeu um saco com brindes de presença (destacando-se dos mesmos a t-shirt e o trofeú alusivos à prova).
A prova teve 6 escalões masculinos e 2 femininos, uma afixação de resultados (tempos e classificações) extremamente rápida, no final foram sorteados prémios e foram disponibilizados aos atletas os balneários do Complexo Desportivo. A prova teve também cobertura fotográfica (ver aqui).
Com início às 10h40 realizou-se a 4ª Corrida Miúdos e Graúdos, aberta à participação de "duos" constituídos por uma criança e por um adulto, evento que registou mais de 3 centenas de participantes e que tem vindo a crescer em participação de ano para ano.

A minha participação no 6º Grande Prémio de Grândola, no circuito com o nome do poeta, na que foi também a minha 1ª prova de 10 quilómetros no corrente ano, correu dentro do que eu esperava.
Esta era uma das provas que eu não queria passar sem fazer em 2008, motivo pelo qual foi também a primeira em que me inscrevi no corrente ano.
Estando em Grândola (onde passámos o fim-de-semana) já desde o dia de sábado permitiu-me, ao contrário do que geralmente tem acontecido, dispor do tempo necessário para com calma ter levantado o meu dorsal, ter feito o indispensável aquecimento e ter-me colocado com algum tempo de antecedência na linha de partida (e não à última da hora como tem acontecido).
Ao sinal sonoro que marcou o início da prova tentei logo entrar no ritmo que planeara fazer, completei o 1ºkm em 4m12s, andamento muito rápido para mim, logo a seguir necessariamente que acalmei e passei ao 3ºkm já num ritmo de 4:30 min/km, nessa passagem ao terceiro quilómetro, situado nas imediações da zona de partida, local onde estavam concentrados a maioria dos assistentes da prova, vi também muitos dos participantes da "Corrida dos Miúdos e Graúdos", muitos "duos" a correrem, outros em que o "graúdo" levava ao colo o "miúdo", muita cor, muita alegria, muito entusiasmo.
Nessa zona avistei 2 dos meus acompanhantes (a Isabel e o meu cunhado), a Vitória nessa altura já estava com a tia no parque do bonito jardim existente naquela zona.
Nos 2 quilómetros seguintes mantive o mesmo ritmo, o que confirmei à passagem da 1ª légua em 22m26s, ritmo no qual continuei nos quilómetros seguintes e do qual só voltei a sair ligeiramente no último dos 10 quilómetros da corrida, em que fiz um quilómetro um pouco mais rápido dos anteriores, para concluir a prova, após uma 2ª légua em 22m02s, com o tempo final de 44m28s, média de 4:27 min/km.
Classifiquei-me no lugar 273 da geral e no meu escalão, M4549, ocupei o 30º lugar (escalão em que terminaram 83 atletas).
Num dia que esteve muito bonito e onde se sentiu bastante um ambiente festivo à volta da corrida, quer na prova de 10 quilómetros, quer na corrida dos miúdos e graúdos, esta foi uma excelente prova, uma das melhores em que já participei.

1 comentário:

Unknown disse...

António

Boa prova, os meus parabéns