quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Escapadinha...na vila morena, terra da fraternidade.

Passámos o passado fim-de-semana (onde na manhã de domingo participei no 6º Grande Prémio de Grândola) na vila imortalizada nas palavras do poeta como a vila morena, terra da fraternidade, foi mais uma "escapadinha", as quais são sempre muito agradáveis.
Foram 2 dias muito relaxantes e retemperadores, no sábado chegámos a Grândola por volta da hora do almoço pelo que fomos logo almoçar, um almoço demorado que pressa era coisa que não tínhamos, almoço muito a nosso gosto.
Depois do almoço dirigimo-nos ao hotel onde ficámos alojados, após nos instalarmos no mesmo voltámos a sair e passámos grande parte da tarde no jardim 1º de Maio, situado junto ao Complexo Municipal José Afonso, em frente ao qual está o monumento a José Afonso da autoria de António Trindade, um dos 3 monumentos que foram inaugurados em Grândola no ano de 1999, ano em que se comemoraram os 25 anos do 25 de Abril de 1974.
A Vitória aproveitou bem o parque infantil existente no referido jardim, parque onde se encontravam muitas crianças a brincar, muitos pais sentados nos muros e bancos existentes no parque, aproveitavam também eles a amena tarde de sábado.
Situado relativamente perto desse jardim encontra-se outro dos 3 monumentos acima referidos, o "Monumento à Liberdade", da autoria de Jorge Vieira foi também a última das suas obras, fica situado junto ao Largo Catarina Eufémia.
O resto da tarde de sábado foi dedicado a um pequeno passeio a pé por algumas ruas da vila.
Após o jantar passámos o resto do dia (noite) no hotel.

Domingo foi dia de levantar cedo, eu fui o primeiro a descer para tomar o pequeno-almoço, a Vitória fez-me companhia e a Isabel juntou-se a nós um pouco depois.
A Vitória ficou depois com os tios enquanto tomavam também eles o pequeno-almoço, eu e a Isabel fomos andando a pé para o local da prova (local muito perto do hotel), a Isabel aproveitou e tirou algumas fotos pelo caminho. Da prova já falei no anterior post.
De volta ao hotel, após eu ter participado na prova, a Vitória ajudou os tios a arrumarem as nossas coisas no carro, após deixarmos o hotel foi hora de nos sentarmos à mesa e saborear uma vez mais a boa gastronomia alentejana.
Mais tarde, antes de iniciarmos a breve viagem de regresso, parámos junto ao "Memorial ao 25 de Abril", da autoria de Bartolomeu dos Santos localiza-se na entrada norte de Grândola e foi à semelhança dos 2 monumentos já acima referidos inaugurado em 1999.
Monumento em azulejo, tem entre outros elementos constituintes do mesmo, a pauta com o texto da canção de José Afonso, Grândola, Vila Morena, o cravo, símbolo da revolução e os nomes dos capitães de Abril.
Após tirarmos algumas fotos junto ao monumento iniciámos a viagem de regresso, decidimos voltar por Tróia, a Vitória (na que foi a sua 1ª viagem de barco) gostou da travessia entre Tróia e Setúbal, durante a qual tivemos a companhia de muitas gaivotas, que voaram sempre em redor da embarcação até muito perto da mesma atracar em Setúbal.
Foi um excelente final de tarde de um não menos excelente do seu todo fim-de-semana, de que todos gostámos bastante.

1 comentário:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Antonio, boa noite, muito obrigado pela msg, realmente antes de fazer os exames tem que passar mesmo pelo médico e assim eu faço todos os anos.
Nessa semana eu comecei os treinamentos para a maratona do Rio de Janeiro que será em Junho deste ano.
Amigo muito bom o seu relato dessa corrida aí em Portugal parabéns, ainda mais que foste com a família e sem o apoio da família não é nada não é linda a sua familia que Deus os conserve assim e que linda a sua cidade hein muito bacana. Amigo também lhe desejo um excelente final de semana e continuação também de bons treinos.
Um abraço,
Valeu...
Jorge
www.jmaratona.blogspot.com