segunda-feira, 21 de abril de 2008

XVII Corrida do Metro.

Hoje participei na XVII Corrida do Metropolitano de Lisboa, a qual foi organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metro e teve o apoio técnico da Xistarca.
A partida da prova deu-se às 10 horas da manhã junto à Estação da CP de Santa Apolónia, local onde também recentemente passou a existir uma estação do metro, motivo pelo qual a partida da corrida deste ano se deu em Santa Apolónia. A meta estava instalada no Rossio.
A prova manteve os já habituais 15 quilómetros e um percurso muito bem desenhado e de que eu gostei particularmente, percurso que esteve vedado e condicionado ao trânsito, teve os quilómetros marcados e 2 abastecimentos ao longo do mesmo.
O mais rápido no sector masculino foi o atleta queniano Laban Korir com o tempo de 45’21’’, já no sector feminino a mais rápida foi a atleta etíope Mihret Tadesse (17ª da classificação geral) com o tempo de 50’53’’.
Completaram a prova 1083 atletas (dos 1200 que estavam inscritos, número limite de inscrições aceites para a prova e atingido logo aos primeiros dias deste mês de Abril), dos referidos 1083 atletas que concluíram a prova 1012 eram do sexo masculino representado 92,99% do número total e 71 do sexo feminino representado 7,01% do número total.
A prova teve 6 escalões masculinos e 2 femininos.
No final cada participante recebeu uma mochila com brindes de presença (destacando-se dos mesmos o bonito troféu e a não menos bonita t-shirt ), mochila que para os primeiros 500 classificados tinha também uma sweat-tshirt. Para os atletas mais bem classificados houve também prémios monetários e troféus.
Com início após a partida da prova principal disputou-se a II Mini Corrida do Metro, prova não competitiva com um percurso aproximadamente de 5 km.
A manhã de domingo foi coberta em termos fotográficos através dos habituais sites de fotos de desporto.
§
Foi a primeira vez que participei nesta prova na que foi também a minha 2ª prova de 15 quilómetros em 2008.
Devido em parte à chuva que era quase uma certeza, a Isabel e a Vitória desta feita ficaram em casa.
Cheguei a Santa Apolónia sensivelmente às 9h45 e realizei um breve aquecimento numa altura em que a grande maioria dos atletas já estavam concentrados na zona de partida.
Partida que se deu à hora prevista e também como previsto começou a chover, os primeiros quilómetros foram feitos pois debaixo de chuva, a qual deu depois tréguas durante grande parte da prova mas que faria de novo a sua forte aparição numa altura em que grande parte dos atletas ainda não tinham chegado ao Rossio.
No meu caso a chuva forte apanhou-me na parte do percurso entre o Campo Grande e o Marquês de Pombal, Rotunda do Marquês que estava completamente coberta de uma altura razoável de água da chuva.
Com a chuva pois como companhia durante parte da prova fiz uma corrida de trás para o meio, passei aos 5 quilómetros com 25’31’’, aos 10 quilómetros com 48’37’’ e conclui os 15 quilómetros com 1h10’13’’ (ritmo de 4’41’’/km), ou seja, fiz a 1ª légua em 25’31’’ (ritmo de 5’06’’/km), a 2ª légua em 23’06’’ (ritmo de 4’37’’/km) e a 3ª légua em 21’36’’ (ritmo de 4’19’’/km).
Classifiquei-me no lugar 530 da geral e no meu escalão, M4549, classifiquei-me no lugar 68 (escalão em que terminaram 129 atletas).
Após concluir voltei quase de seguida para o carro, o qual tinha deixado ficar estacionado na Avenida da Liberdade.
A terminar não posso deixar de referir o único aspecto negativo que tem a ver com os tempos obtidos através do chip, no meu caso e de muitos outros atletas são iguais os valores que constam como "tempo" e como "líquido", o que até pode acontecer mas para quem parte da primeira linha, não para quem como eu partiu lá bem de trás.
Aspecto menos bom de uma prova que em dia de chuva brilhou forte, uma vez mais, no panorama das corridas de estrada em Portugal.
Foi mais uma vez muito bom correr em Lisboa (para mim a 1ª vez em 2008).
§
O troféu da corrida.
§
A minha chegada (Foto de AMMA).

3 comentários:

Anónimo disse...

António tivemos os dois na Corrida do Metro e não nos encontrámos. Gostei muito da miha participação.
Bons treinos e boa semana!!
Beijinho
Fátima

Unknown disse...

Ola Antonio

Adorei esta prova, nunca tinha feito.Vejo que fizeste um bom tempo. dá noticias, abraços

Nuno disse...

Boa noite
Agradeço o comentário, e desejo-lhe que tenha boas provas e uns optimos treinos.
Saudações Desportivas
Nuno