segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mancha Rosa.

O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, têm uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher (apenas 1 em cada 100 cancros se desenvolvem no homem).
Actualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença.
Para obviar a este estado calamitoso, o auto-exame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce.
§
§

Realizou-se ontem em Lisboa, a "3ª Corrida da Mulher - 5 km edp", prova exclusivamente destinada a mulheres, com partida em Santos e chegada junto à Torre de Belém, tendo por objectivo a angariação de fundos para a aquisição de aparelhos de rastreio contra o cancro da mama.

Entre as milhares de mulheres que participaram no evento estiveram a Isabel e a minha irmã. A Vitória desta feita ficou em casa com o papá e foi através da tv que vimos aquela impressionante mancha rosa que se estendia ao longo do rio Tejo.

4 comentários:

Unknown disse...

palavras para que... causas como estas merecem sempre o apoio de todos. parabéns pelo texto abraços e beijos nas princesas

Jorge Cerqueira disse...

Grande Antonio muitissimo obrigado pela msg no meu blog e me perdoe a demora. Meu grande amigo meus parabéns pela iniciativa que vc está fazendo no seu blog em prol da saúde das mulheres é isso ae e parabéns a sua esposa e filha que correram nesta corrida. Aqui no Rio de Janeiro também terá uma corrida contra o cancer de mama e vai ser a primeira vez em que os homens também poderão correr, vou conversar com minha esposa e filha se elas vão correr essa corrida também. Lhe desejo tudo de bom e boas corridas irmão.
Fique na paz!!!
Um abraço,
JC
www.jmaratona.blogspot.com

António Bento disse...

olá António
fica um forte abraço a toda a família.
votos de boas corridas e de excelentes momentos de prazer.
parabéns pela Vitória.
até breve.
obrigado pela força.
o correio há-de chegar, será como a justiça!
:-)
ab

CORREDOR " X " disse...

Bela iniciativa, aquí no Brasil há uma parecida, e uma outra a favor da luta contra o câncer da próstata, essa acredito deveria ser mais difundida, pois as mulheres fazem o exame sem preconceitos, mas nós homens, fazer o exame da próstata é um martírio. Eu assumo que o faço, pois quero ficar longe da impotência.