quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Abrindo o Guarda-Louças.

É sobejamente conhecida a frase que diz que ao longo da vida devemos ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro…
Para muitos daqueles que têm como paixão a corrida à referida frase faz todo o sentido acrescentar…correr uma maratona.
Há 5 anos quando corri a minha primeira meia-maratona, ainda antes de cortar a linha de chegada, foi a primeira coisa que pensei…correr uma maratona.
Estávamos em Março de 2003 e não tinha filhos, não tinha nunca plantado uma árvore e é claro que não tinha escrito um livro nem tinha corrido uma maratona, mas muito sinceramente do que então sentia verdadeiramente falta era do filho que tardava em chegar.
Nesse ano de 2003 conseguir vir a ter um filho começava então a ser para mim e para a Isabel quase só um desejo que temíamos nunca viesse a ser alcançado, uma longa corrida que juntos fizemos, a mais desigual das corridas que nos vimos forçados a fazer…
Chegados a 2008 temos a grata felicidade de ter uma filha que amamos mais que tudo na vida e que nos preenche como pessoas.
No início deste ano plantei, não uma mas duas árvores, momento muito doce partilhado a três (Vitória, Isabel e eu), das árvores plantadas e das sementes lançadas na Vitória, sementes do gosto pela terra, esperemos.
É claro que continuo sem escrever um livro e sem ter corrido uma maratona.
O livro muito provavelmente nunca o escreverei, até porque reconheço que é algo para o qual não estou especialmente dotado, pese o facto de que escrever seja algo de que eu goste bastante.
Já o correr uma maratona é algo que sei que vou fazer um dia (mesmo que também não esteja especialmente dotado para o fazer), é algo que tenho vir a adiar esperando pelo melhor momento para o fazer, entendendo como tal principalmente a disponibilidade de tempo indispensável para preparar uma maratona.
Se é verdade que há bastante tempo que tencionava concretizar esse objectivo durante o ano de 2008, também verdade é que a tal disponibilidade de tempo não é agora maior nem provavelmente virá a ser do que foi em outras ocasiões.
Aceitando essa realidade e encarando até a mesma como um desafio extra delineei um plano de preparação com vista a participar na Maratona do Porto em 26 de Outubro do corrente ano tendo como único objectivo a conclusão da prova.
O referido plano, bastante simples mas que na realidade é aquele que eu poderei almejar cumprir, traduz-se pelos seguintes 4 pontos:

1 - 12 semanas de preparação (4 de Agosto a 26 de Outubro).
2 - 3 treinos semanais (com os longos a serem “sagrados” ou “intocáveis”).
Tentar realizar um 4º treino em cada uma das semanas.
Realisticamente não equacionei o 5º treino da semana (não descartar se tal for possível).
Tentar algumas sessões de cross-training durante o período das 12 semanas.
3 - Realizar um número de quilómetros semanais a rondar os 60.
4 - Participar durante o período de preparação em algumas provas:
13 de Setembro: Meia-Maratona de São João das Lampas
28 de Setembro: Meia-Maratona de Portugal
19 de Outubro: Corrida do Tejo 2008 (10 km)

Estou ciente das dificuldades acrescidas que terei que enfrentar resultante dos escassos 3 treinos semanais e do igualmente baixo número de quilómetros semanais mas ao mesmo tempo convicto de que posso atingir o objectivo a que me proponho.
Aberto o guarda-louças tudo farei para que o “sonho” do corredor não tenha o mesmo triste fim dos pratos da vovó.

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá António,
Pois eu já corri uma maratona, foi o ano passado e foi a do Porto, tambem com o objectivo de a terminar. Terminei com 3h43m. Os últimos Kms com muito sofrimento, mas é uma coisa por demais transcendental...
Os meus maiores erros de principiante:
1- Não levei qualquer tipo de gel ou barras energéticas, o que me fez falta, parece que o ideal é tomar aí uns seis pacotes de gel durante a maratona, um por cada 5km, que devem ser introduzidos nos treinos longos para o corpo se habituar.
2- Fiquei "assado" nas virilhas parece que deve-se lubrificar bem certas zonas (mas nunca me tinha acontecido antes...) o único problema de fricção que eu já tinha tido foi nos mamilos e para me precaver comprei uns pensos rápidos para natação que coloquei e resultou plenamente.

Se tudo correr bem, vou tentar a 2ª maratona, dia 07DEZ08 em Lisboa, desta vez já não só para acabar mas para fazer um tempo abaixo das 3h20m (eu sei que é lento, mas...)

luis mota disse...

Olá António!
Espero que consiga um boa participação em São João das Lampas.
Encontramo-nos na Meia maratona de Portugal e na Corrida do Tejo, provas em que estou inscrito com a família.
Quanto à sua participação na Maratona, apenas, Força rapaz!
Grande abraço,
Luís Mota

Alison G. Altmayer disse...

António,

que coisa linda teu post! Mais lindo ainda é tomar uma atitude séria para concretizar um sonho... que é de todos nós corredores.

Estarei torcendo por ti e acredito que além de seres bem sucedido na maratona ainda vais escrever um livro. Tens o dom, colega!

Abraço

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

António! Vai ser com muito gosto que estarei lá na meta para o ver chegar!

E vê-lo cortar a meta provavelmente com a mão dada com a vossa linda menina!

Admiro a sua coragem e convicção, e atitude: é que é bom sonhar mas melhor ainda trabalharmos para realizar o sonho. E o António vai consagrar-se Maratonista no dia 26 de Outubro de 2008. E eu vou lá estar para o ver pisar o tapete depois de ter corrido 42195 metros.

Ana Pereira

António Bento disse...

olá Amigo António
boa meia de são joão das lampas e continuação de excelentes treinos par ao porto. vai ser um espectáculo.
beijos à família.
ab

MPaiva disse...

Sem o conhecer, percebo bem o que escreve. No dia 26 de Outubro também estarei no Porto com o objectivo de conseguir completar a minha primeira Maratona. Por isso, força com essa preparação e lá nos encontraremos!

Anónimo disse...

bom tempo, bom tempo.
1h49 nas lampas é óptimo.
bom prenúncio.
abraço
abento

Ricardo Hoffmann disse...

Ainda sumido da net um tempo e vejo seu blog cheio de novidades! Que bacana essa sua busca por esse sonho Antonio! E vejo que os pratos te influenciaram positivamente! Belo post! E sucesso nessa empreitada. Vais mandar muito bem. Abraços.