terça-feira, 21 de outubro de 2008

Corrida do Tejo 2008 (28ª edição).

Em cima à esquerda: zona de chegada.
Em cima à direita: Susan, Mariana, Luís Mota, Vitória, eu e a Isabel.
Em baixo à esquerda: 2 meninas de ouro (Vitória e Mariana).
Em baixo à direita: eu com o simpático casal Mota.
[Clicar na imagem para ampliar]

Ontem participei na Corrida do Tejo 2008 (28.ª edição), corrida de 10 quilómetros de distância disputada na marginal (partida em Algés e chegada em Oeiras).
Corrida do Tejo que teve com vencedor no sector masculino o atleta espanhol José Manuel Martinez da equipa "Nike Internacional" com o tempo de 29’46’’, no sector feminino a vencedora foi a atleta Sandra Teixeira (Sporting Clube de Portugal) com o tempo de 35’23’’ (64º lugar na geral).
A corrida deste ano com o limite de 10.500 inscrições (que esgotaram uns dias antes da prova), teve 8961 atletas classificados na meta, uma forte participação feminina (habitual nesta prova) e um razoável nível competitivo (54,47 % dos participantes completaram a prova até à 1 hora de corrida inclusive).
A prova manteve o figurino habitual dos últimos anos, quer antes do dia da prova, quer no próprio dia, quer depois.
Antes do dia da prova mais uma vez tiveram lugar sessões de treino (este ano em número de 7) destinadas aos participantes e orientadas por nomes grandes do atletismo.
Depois no próprio dia da prova, quer na zona de partida (em que existiram as habituais portas de partida consoante os tempos dos atletas), quer durante o percurso (com os marcadores de ritmo, 2 abastecimentos, marcação dos quilómetros e animação musical), quer na zona de chegada (em que existiram várias tendas nas quais os participantes tiveram ao seu dispor bastante fruta, também gelatina). Existiu também uma tenda com serviço de massagens.
Também como habitualmente cada participante após concluir a prova recebeu um saco (com uma água, uma bebida isotónica e uma barra de cereais) bem como uma placa alusiva à prova.
Ainda durante a manhã de domingo cada participante recebeu um “sms” com a marca realizada.
Dentro de dias (1 a 5 de Novembro), na Sport Zone do Oeiras Parque, cada participante pode também levantar o seu diploma de participação e um CD com o vídeo da corrida.
De referir que gostei bastante da t-shirt que tinha uma bonita cor encarnada (será também a cor da minha t-shirt na Invicta) embora este ano tenham faltado na mesma as "palavras" (as dos anos anteriores tiveram sempre impressas nas costas os slogans das corridas dos respectivos anos).
Foi a minha 4ª participação consecutiva nesta prova tendo demorado 44'52'' (média de 4'33''/ km) a cortar a linha de chegada.
Uma bela manhã de domingo (mais uma), manhã em que mais uma vez tive como acompanhantes a Vitória e a Isabel, também o enorme prazer de rever (uma semana depois da Moita) dois companheiros de corrida e da blogosfera, a atleta Susana Adelino (parabéns pelo 9º lugar) e de trocar breves palavras com ela ainda antes da prova, igualmente um enorme prazer em rever (aqui com o telemóvel a dar uma ajudinha) o atleta Luís Mota e as suas acompanhantes que também participaram na prova (a esposa Susan e a filha Mariana).
Também no meio daquela imensidão encarnada estiveram daqui da blogosfera alguns companheiros que tinha gostado bastante de rever (o “tartaruga", o “cidadão de corrida" e o "pára" que não pára) ou de conhecer pessoalmente (a minha "vizinha" Ana Paula, outra senhora que nos convida a correr com ela, o homem a quem o “tartaruga” chama “mestre” e o homem que só pára na lua).
Provavelmente terão estado muitos mais.
A todos um grande abraço.

9 comentários:

luis mota disse...

Olá António!
A descrição perfeita daquela que foi uma excelente prova.
Todos os factores se conciliaram para um excelente domingo, daqueles que só se consegue participando e não se encontra à venda em lado algum. A família e os amigos proporcionaram momentos de alegria e de convívio únicos. A prova, excelente.
Para enfrentar o maior desafio do percurso tinham-mos o “Túnel da Motivação”, onde os atletas eram impulsionados pelo ritmo metálico dos “Van-Halen”.
Na chegada reinava a alegria e a confraternização.
Grande abraço amigo António,
Luís Mota

Unknown disse...

Amigo António

Parabéns pela prova, então o tempo realizado, diz que és um verdadeiro atleta. Tive a sorte de conhecer o Luís também, um verdadeiro amigo.

MPaiva disse...

António,
Parabéns pela prova e pelo bom ensaio geral para a Maratona!
Um forte abraço e espero que nos possamos encontrar já no Sábado, para a Pasta Party de forma a fazermos a adequada preparação gastronómica para a Maratona!
MPaiva

Fernando Andrade. disse...

Boa Prova, Amigo António.

Já vi que a "coisa" está afinadinha e assim, a Maratona vi ser "canja".

Sábado lá nos encontraremos na Invicta.
Grande Abraço.

Fernando Andrade

Piquet 24 Horas disse...

olá António parabéns pela prova excelente!!! Reconheci o Luis, mas como ia a correr nem deu para parar e falar cum bocadinho, qualquer dia também o reconheço numa destas corridas.
Bons treinos e melhores corridas
Fátima

Anónimo disse...

Foi o primeiro ano que passei pelo Túnel da Motivação", nos outros anos, corria à esquerda. Os meus amigos e colegas de equipa - Sargentos da Armada - fizeram uma festa quando passámos por lá. Também eu me juntei à festa. Fiz um enorme "banzé" por entrar na "night" em plena luz do dia :)) Um contraste engraçado, sobretudo para quem não é muito "versada" nos ambientes nocturnos:))

Obrigada por me ter referido no post fantástico sobre a Corrida do Tejo. Teria gostado muito de o cumprimentar, mas com aquele mar de gente...Fica para uma próxima vez.

Felicidades
Ana Paula

Anónimo disse...

olá Amigo António. Parabéns pela corrida. Grande tmepo. Estás em forma!
Força para o Porto! Vai ser fantástico. Cuidado com o calor, cuida-te e desfruta pela sombra.
o cenário é de sonho e só há uma primeira vez.
Estamos a dar a maior força!
abraço
ab - tartaruga

Anónimo disse...

olá!

sou de porto alegre-RS-Brasil e cheguei até seu blog através do Triblog ques consta nos seus favoritos.

muito legal suas histórias. uma prova com 10.000 pessoas aqui na minha cidade é bem raro, hehe

vou linkar teu blog no meu para acompanhá-lo.

abraço,
Stéphanie Perrone

Susana disse...

Olá António, espectacular aquela manhã de Domingo na marginal! Fez uma excelente prova! A mim corrreu-me bastante bem,consegui melhorar o tempo. Obrigada pelas suas palavras no blogue.
Até sempre