quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Números (de algumas provas de São Silvestre...).

Distância das provas: 10 km




4 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá amigo António
Os números continuam a confirmar o que já tinha dito. Esta amostragem nacional repete a veterania do nosso pelotão e se calhar de outros também, mas devo dizer que é com muita satisfação que observo que a veterania vai cada vez tomando mais consciência que é este o caminho para ter uma vida cada vez mais saudável. Apetece dizer: LONGA VIDA AOS VETERANOS.
Um abraço aí para todos António

MPaiva disse...

Apesar da veterania ser uma verdade, estes não são os números que a evidenciam, pois não há nenhum quadro com dados sobre a idade dos atletas.
De qualquer forma é interessante constatar que quanto menos participadas são as provas, melhores são os resultados obtidos!

António Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Almeida disse...

Obrigado aos 2 pelas palavras, é como o Miguel diz, a veterania é real mas nestes quadros não está evidenciada.
Quanto ao que o Miguel constata embora seja verdade “apenas” o podemos comprovar para as 4 provas evidenciadas, também as 4 mais participadas, Lisboa, Porto, Olivais e Amadora, já que as provas de Santo Tirso e Torres Novas (as 2 menos participadas) não foram incluídas nessa análise.
Nas 4 provas mais aprticipadas recorde-se a percentagem de “atletas classificados na meta por tempo de corrida”:
Amadora:
22% até aos 40’ e acumulado de 67 % até aos 50’.
Lisboa:
11% até aos 40’ e acumulado de 51% até aos 50’.
Porto:
8% até aos 40’ e acumulado de 51% até aos 50’.
Olivais:
13% até aos 40’ e acumulado de 52% até aos 50’.
De facto, como se pode constatar, a prova da Amadora foi a que teve melhores resultados desportivos sendo que das 4 foi efectivamente a menos participada (ainda assim com 669 atletas na meta) mas também a prova em que (pelos prémios monetários) é hábito a presença de nomes grandes que contribuem para o bom nível da prova.
Abraço aos 2.
António Almeida