terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

XXVI 20 km de Cascais.

Em cima à esquerda: com a grande Analice Silva.
Em cima à direita: com o António Bento.
Ao meio à esquerda: passagem pela zona de partida
(eu, António Pinho, António Bento e Ana Pereira).
Ao meio à direita: a Vitória com o Carlos Lopes.
Em baixo: ainda em Cascais (a Vitória com os papás).
[clicar na imagem para ampliar]

Na manhã do passado domingo participei nos "20 km de Cascais", prova que teve a sua 26ª edição e que como habitualmente foi organizada pelo Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Cascais com o apoio técnico da Xistarca.
Uma prova sem pontos negativos de destacar mas com relevantes pontos positivos (dos quais o magnífico cenário natural em que decorre grande parte da prova é um entre muitos), os quais decerto terão contribuído para o forte crescimento do número de participantes nos últimos anos.
De facto desde que em 2006 a prova então em 23ª edição ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 1000 atletas classificados na meta (1113), não mais parou de aumentar, em 2007 foram 1170 os que completaram a 24ª edição, para no passado ano de 2008, ano em que a prova comemorou os seus 25 anos de existência, terem sido 1246 os atletas classificados na meta.
Este ano inscreveram-se mais de 1500 atletas para a prova e é provável que esta 26ª edição marque também novo recorde de número de atletas classificados na meta.

Foi a minha terceira participação consecutiva na prova dos 20 quilómetros (anos de 2007 a 2009) depois de ter participado em 2003 na "Rapidinha", a prova não competitiva complementar da corrida dos 20 quilómetros e que como já começa a ser habitual foi também este ano fortemente participada.

Numa manhã de domingo muito bonita não demorámos muito tempo a fazer a viagem de Corroios até à bonita vila de Cascais.
Já em Cascais e após estacionar o carro foi tempo de ir levantar o dorsal e para a primeira foto do dia, com a grande e jovial Analice Silva, uma senhora atleta de quem se fala muito em casa do "corredor" como na manhã de domingo a Isabel teve ocasião de dizer à própria Analice.
Pouco depois tempo de encontrar o António Bento e de finalmente a família do "corredor" conhecer o também tão falado lá por casa "tartaruga".
Quase de seguida tempo de outro agradável encontro com alguém igualmente muito falado lá por casa mas que a família já tinha (e tem vindo a ter) o prazer de conhecer, a "Maria".

Depois de posarmos para a foto que não saiu dirigimo-nos para a zona de partida e pouco depois era dada a partida.
Nos primeiros quilómetros fui conversando com o António, que a correr em casa ia abrindo algum do seu arquivo de memórias, o qual deu para sentir o quanto é valioso.
A Ana, então já na companhia do António Pinho, seguia por perto e a dada altura deu connosco "tartarugando" e assim seguimos, num mini pelotão a quatro até passar pela zona de partida, onde tive tempo para trocar algumas palavras com a Vitória e a mamã.
Segui ainda depois mais algum tempo desfrutando da mesma agradável companhia e sensivelmente a partir do 9º km passei a correr um pouco mais rápido perdendo com isso a companhia dos meus companheiros até então, tendo completado a prova num tempo a rondar a 1h47’ de mão dada com a Vitória, o que aconteceu pela primeira vez em Cascais.
No final recebi a original t-shirt em que constam os nomes dos atletas que concluíram a prova no ano anterior (algures está lá o meu nome) e também uma placa alusiva à prova (este ano com a letra C da palavra CASCAIS).

Ainda na zona de chegada estive depois algum tempo à conversa com outro companheiro da blogosfera, o José Magro.
Depois já com a família reunida vimos chegar os companheiros que eu perdi durante a prova (desculpem-me por isso).
Falámos também um pouco com o pai da Ana (que entretanto também chegou junto de nós) e pouco depois despedimo-nos até uma próxima vez.
Ainda antes de voltarmos para o carro tempo das últimas fotos em Cascais, da Vitória com os papás.

11 comentários:

joaquim adelino disse...

Amigo António.
Os 20 kms de Cascais é um local excelente para se correr, conhecer novos amigos, conviver e aprofundar as amizades que vamos fortalecendo ao longo dos tempos e finalmente o convívio familiar.
Só não fui porque tinha aqui uma prova do Calendário de Loures, mas para o Ano pode ser que exista uma folga para poder estar presente.
Parabéns pela prova e pelo convívio conseguido.
Um abraço.

António Bento disse...

Olá Amigos António, Isabel e Vitória
como calculam a minha manhã foi ...
conhecer a vossa bonita família, uma princesa-raínha da cor da seara :)
valeu. temos que repetir, com mais tempo e com mais miudagem para eu não ter que me escapulir sem as beijocas finais.
Até breve, bjos e abraço
AB - Tartaruga

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Fizeste muito bem em ir para a frnte António. A "coisa" a partir dali só piorou...

Uso muito a expressão "Amigos amigos, corridas à parte" - salvo raríssimas excepções, eu gosto de dar o meu melhor, o melhor físico, seja lá o que isso signifique.

O "meu melhor" tenho de o fazer (também e principalmente) fora das corridas, pois os amigos, estão na vida, alguns também dentro da corrida... como vocês.

Um grande beijinho e... um dia, ainda te consigo acompanhar sem teres de abrandar... (sonhos, não é? pois...)

Até breve e uma boa semana

Ana Maria

Unknown disse...

Olá Antonio

Cascais é uma bela cidade, e esta prova, na minha opinião é magnifica, pelas paisagens bem como aderência que tem. Tive muita pena de não encontrar, mas também tive a felicidade de encontrar a Vitoria e à Mãe. Um abraço

luis mota disse...

Olá António!
Um belo domingo com família, amigos e uma corrida de 20 quilómetros.
Até às Três Léguas do Nabão, dia 8 de Março em Tomar.
Cumprimentos para todos da família Mota

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Meu amigo Antônio, me desculpe a demora em vir aqui, realmente não sei o que está acontecendo com o meu blog, pois quando eu faço o LOGIN na 1ª página aparece a atualização de todos os corredores que atualizaram o seus respectivos blogs, daí quando eu clico no qual que atulizou tá aparecendo a postagem antiga e não a atual e depois de alguns dias que aparece a postagem atual eu acho que o sistema do blog tá maluco...
Bom amigo meus Parabéns por mais esta sua brilhante participação do XXVI 20Km de Cascais que legal que reencontrou os amigos e principalmente o Carlos Lopes e ai ele tá correndo com a mochila e tirando fotos, pois aqui no Rio de Janeiro ele era o centro da atenção pois só corria de mochila...rsss...
Um abraço campeão e boas passadas,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

BritoRunner disse...

Excelente dia de corrida, com família, amigos e o tempo a ajudar.
JCBrito

António Almeida disse...

Joaquim
talvez para ano possa estar presente mas em Loures fez uma prova muito boa.

António
obrigado pela companhia e pela pessoa que és, claro que temos que repetir.

Maria
o sonho comanda a vida como bem sabes mas nem me parece que seja preciso sonhares muito.
Obrigado também pela companhia.

Carlos
também eu tive pena de não te ter visto mas não se perdeu tudo, viste as minhas "meninas".

Luís
podes contar com isso, dia 8 de Março estou em Tomar.

Jorge
ainda não foi desta que vi o Carlos, é que ele é mesmo rápido a correr e quando eu cheguei já ele estava em casa a almoçar, fica para a próxima.

Brito
foi mesmo uma excelente manhã.

A todos grande abraço e obrigado pelas palavras.

Frank Knaesel disse...

Olá António, graças às suas palavras e de outros colegas, espantei a preguiça e consegui terminar aquele longão tão esperado. Parabéns pelo tempo na prova de Cascaes e pela menina linda nas fotos. Logo vou postar fotos do meu pequeno também. Abraço...

João Paixão disse...

Sempre com magnífica reportagem fotográfica, sempre com a família a acompanhar. Invejo-o.
A minha rapariga e o meu filho são mais preguiçosos... Mas que bem que sabe ver alguém nosso no final para abraçar.
A culpa foi minha, a Rita queria ir à Rapidinha, mas eu fui na carrinha do clube... e ela não foi. Para o ano vai!

António Almeida disse...

Frank
bom que espantou a preguiça e que fez o longão, continuação é o que se quer.
Obrigado pelos parabéns pela menina linda, quanto ao tempo que fiz em cascais não foi famoso mas também não era importante.

JP
pode crer que sim, que é muito bom termos a família para abraçar no final.

Obrigado aos dois (prof´s) pelas palavras.
Abraço.