domingo, 22 de março de 2009

19ª Meia-Maratona de Lisboa e 16ª Mini-Maratona.

[clicar na imagem para ampliar]

Numa organização do Maratona Clube de Portugal disputou-se hoje de manhã a 19ª Meia-Maratona de Lisboa.
A prova teve o seu início às 10h30 e existiram 2 locais distintos de partida:
Partida em Algés - para atletas de elite com tempos (efectuados nos últimos 3 anos) inferiores a 1h05 para masculinos e 1h20 para femininos.
Partida no largo da portagem da Ponte 25 de Abril - igual aos anos anteriores (existiu uma zona de partida reservada aos atletas considerados VIP).
Em simultâneo realizou-se a mini-maratona, também com partida do largo da Portagem.
Refira-se que antes, às 10h15 foi dada a partida da Prova de Deficientes em Cadeiras de Rodas, a qual registou 35 atletas classificados na meta.
A chegada em qualquer dos casos deu-se em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

Dos 35.000 inscritos, como habitualmente, a esmagadora maioria participou na "mini-maratona", para muitos desses participantes terá sido a única prova em que participarão durante todo o ano e também uma maneira diferente de passarem a manhã de domingo...de passarem a ponte a pé...quem sabe porém se alguns deles não virão a "engrossar" o pelotão das corridas de rua em Portugal.
A prova da meia-maratona teve 5504 atletas classificados na meta, dos quais 790 eram do sexo feminino (14,35% do número total), prova que teve como vencedores o atleta queniano Martin Lel (59'56'') e a atleta norte-americana Kara Goucher (com uns excelentes 1h08'30'').
Eu participei pelo 3º ano na prova, repetindo as presenças de 2003 e 2007, tendo concluído a mesma com o tempo oficial de 1h44'23'' (o tempo de chip foi 1h42'50''), a que correspondeu o lugar 1686 da geral e o lugar 207 do meu escalão (Veterano III) que teve 594 atletas classificados na meta.
Esta Meia-Maratona de Lisboa continua a ser uma prova que não me seduz mas a vontade da Isabel em ir à “mini” fez com que me decidisse a mais uma vez estar presente.
Durante a minha prova ainda deu para ver a "correr" o Luís Mota e o Joaquim Adelino, dois companheiros daqui da blogosfera que fizeram boas provas.
A Isabel, a Vitória e os tios Ana e Manuel António participaram na mini-maratona, partiram bem de trás para não impedir ninguém de correr (a mesma sorte não tive eu com muitos participantes da mini…) e gostaram de passar a ponte a pé, passando também eles uma manhã diferente de domingo.
A Isabel e a Vitória continuarão a engrossar o pelotão das "caminhadas" que se vão realizando em simultâneo com as provas em que eu participo e por vezes terão a companhia dos seus acompanhantes de hoje de manhã, como já tem acontecido.

Com esta minha participação ultrapassei os 100 quilómetros corridos em provas durante o corrente ano, passando a totalizar 105,1 km (Atlântico:10 km ; Eira da Pedra:14km ; Cascais:20 km ; Montemor:10km ; Tomar:15 km ; Lezírias:15 km e Meia-Maratona de Lisboa:21,1 km).
A Atletismo Magazine Modalidades Amadoras realizou um ampla cobertura fotográfica das várias provas incluídas nesta 19ª Meia-Maratona de Lisboa.

A família reunida depois das provas.

13 comentários:

joaquim adelino disse...

Parabéns para a Isabel e acompanhantes, que excelete forma física. Durante a minha prova ouve alturas que gostava de estar no lugar da nossa querida Vitória.
Bonitas fótos.
Um abraço.

Unknown disse...

Também eu Joaquim, muitas vezes, sorte da Vitória. Antonio, e Isabel, um abraço

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Parabéns amigo Antônio pela meia de lisboa completada é isso ae. Estamos esperando o relato dela.

Boa semana e bons treinos.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

luis mota disse...

Olá amigo!
Obrigado pelo forte apoio em prova.
Parabéns pela participação nesta bela prova
Foi um excelente dia em Lisboa!
Cumprimentos para todos da família Mota

José Xavier disse...

Caro António;

Parabens pelo resultado da 1/2 maratona e pela participacão.
Segui atentamente pela televisão a prova,e claro o bichinho ficou, para um dia participar nela....

Um abraco

José Xavier - Holanda

Susana disse...

Olá António, Parabéns pela Prova, pois é, para quem quer melhorar tempos, partir mais atrás ali é complicado. Acho que deviam melhorar esse aspecto das partidas.
Já que não fui a essa competição, fiquei-me este ano apenas por visitar os blogues dos amigos.
Beijinhos meus para vocês e Força!

Ricardo Hoffmann disse...

António, parabéns por mais uma meia no pé. Que bom que a família também está participando. Abraços

Ricardo Baptista disse...

Olá António,
Parabéns pela prova e pelos 100kms de provas já feitos este ano.
Eu já participei uma vez nessa meia-maratona e também não me seduz, principalmente pelas ultrapassagens que temos de fazer... É cansativo e frustrante.
Parabéns à Vitória, à mãe e aos tios, por terem feito a mini e terem partido de trás.

João Paulo Meixedo disse...

Olá
Também lá estive, pela primeira vez e, muito provavelmente, pela última. Vi o Luís Mota e o Capela 2 vezes cada um durante a prova. Também procurei outros companheiros, mas népia.
Abraço,
JP

António Almeida disse...

Joaquim, Carlos, Jorge, Luís, José Xavier, Susana, Ricardo Hoffmann, Ricardo e Jão Meixedo,
agradeço as vossas palavras.
Boa semana e boas corridas.
Abraço a todos

José Capela disse...

Caro, António

Mais uma vez não tivemos a oportunidade de nos conhecermos! Foi pena, mas no meio daquela confusão era um bocado difícil.

Também sou daqueles que não simpatizo muito com essa 'meia', mas como foi aí que fiz o meu baptismo como atleta, acabo sempre por participar com os elementos da minha equipa.

Abraço e continuação de bons treinos e boas corridas,

José Capela

MPaiva disse...

António,
Deixo-te um grande abraço pela prova que fizeste! Mais do que o tempo ou o resultado final, o importante é ter feito parte de uma grande festa da corrida e de ter estado perto de muito amigos!

abraço
MPaiva

António Almeida disse...

Amigos Capela e Miguel
obrigado pelas palavras.
Resto de boa semana e boas corridas.
Abraço.