terça-feira, 10 de março de 2009

26ª Edição das 3 Léguas do Nabão (II - Palavras).

Passámos o último fim-de-semana na bonita e aprazível Cidade de Tomar onde na manhã de Domingo participei na 26ª edição das 3 Léguas do Nabão, prova organizada pelo CALMA - Clube de Actividades de Lazer e Manutenção.
A prova como é óbvio teve uma distância oficial de 15 quilómetros e esteve muito bem organizada sem nada de negativo a referir.
Uma prova que no passado chegou a ter mais de 1500 participantes teve nesta 26ª edição 259 atletas classificados na meta, dos quais 238 eram do sexo masculino (91,89% do número total) e 21 do sexo feminino (8,11% do número total).
Os mais rápidos foram Felipe Rosa (JOMA) com o tempo de 50'17'' e a veterana Beatriz Cunha (CA Patameiras) com o tempo de 59'39'', em masculinos e femininos respectivamente.
Susana Adelino com 1h02'50'' triunfou em seniores femininos, atleta que é também uma ilustre blogger.
De salientar que outro não menos ilustre blogger, o Luís Mota, atleta do União de Tomar participou em todas as 26 edições já realizadas e pretende completar 50 edições da prova.
A AMMA registou em fotos esta 26ª edição das "3 Léguas do Nabão", aqui, aqui e ainda aqui.


As minhas "3 Léguas do Nabão":
À hora a que chegámos ao local onde era feita a entrega dos dorsais já por lá estavam o Luís Mota e a família Adelino, com quem mais tarde realizei parte do meu aquecimento e durante o qual houve tempo para uma breve pausa para cumprimentar os familiares do Luís (esposa, filhos, pai e sogros) que estiveram em peso no apoio que lhe quiseram dar, tempo também para as primeiras fotos do dia.
Acabaria depois por realizar mais alguns minutos do aquecimento na companhia de alguns atletas do clube da Ana Pereira e foi a “correr” que finalmente conheci pessoalmente a Ana Paula Pinto, também por isso foram especiais as minhas "3 Léguas do Nabão"…
Às 10h30 foi dada a partida da prova que levou os atletas por algumas localidades do concelho de Tomar, numa parte inicial do percurso corremos com o Rio Nabão do nosso lado esquerdo, percurso ao longo do qual existiu sempre muito "sobe e desce" e uma subida bem acentuada já na última légua da prova.
Pessoalmente é um tipo de percurso que me agrada bastante tendo completado as 2 primeiras léguas com um tempo inferior ao que fiz nas duas últimas provas de 10 quilómetros em que participei (Atlântico e Montemor).
Na última légua terei quebrado um pouco a fazer fé no meu tempo final de corrida que foi de 1h09'08'', tempo registado após cortar a linha de chegada de mão dada com a Vitória em plena pista de atletismo do estádio.
Classifiquei-me no lugar 99 da geral e em 21º do meu escalão, veterano 3, o qual teve 42 atletas classificados na meta.
Tendo em conta que no último mês tenho feito apenas 2 treinos semanais que não vão além de 45 a 50 minutos de corrida contínua, fiquei naturalmente satisfeito com o meu desempenho em Tomar.
Mais tarde e numa altura em que já tinham chegado todos os atletas, em plena pista de atletismo, tirámos algumas fotos com os atletas daqui da blogosfera presentes em Tomar:
Ana Paula Pinto (Além do Virtual),
Mariana Mota (Borboletas e Malmequeres),
Susana Adelino (Espraiar),
Joaquim Adelino (Pára que não Pára),
José Narciso (Atleta Radical),
Luís Mota (Tomar A Corrida),
e eu próprio,
António Almeida (Palavras de Corredor).
Foi um breve mas muito agradável convívio que contou também com a participação de alguns familiares e amigos.
Seguiu-se um excelente resto de Domingo na companhia das Famílias Mota e Adelino, de quem nos despedimos já ao início da noite antes do regresso a casa.
Na minha primeira vez nas “3 Léguas do Nabão”, também no regresso a Tomar só faltaram mesmo os companheiros daquele outro excelente Domingo também na Cidade de Tomar no passado mês de dezembro.
Ao Luís Mota e bonita família (Susan, Mariana e Luís Carlos) o muito obrigado como mais uma vez nos fizeram sentir em casa.

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, pois a sua prova foi excelente.

Tive imenso gosto em conhecê-lo, por fim, pessoalmente, bem como à sua família. A Vitória é mesmo uma "fofura".
Tive pena de ter sido mesmo " a correr", mas haverá outras oportunidades.

Beijinho
Ana Paula Pinto

Ricardo Baptista disse...

Faltei com muita vontade de ter estado presente.

Unknown disse...

também tive vontade estar por lá

luis mota disse...

Olá Amigo!
Parabéns pelo belo resultado. Com mais uns treinos vais dar cartas.
Foi um agradável convívio no domingo em Tomar.
Votos de boa semana e até VFX.
Luís Mota

joaquim adelino disse...

Olá amigo António.
Obrigado pelo convívio partilhado em Tomar, deu para encher mais um pouco o peito de ar e de renovar as energias que andam um pouco depaupuradas devido a uma certa poluição que teima em obscurecer a nossa liberdde de existência e de bem estar.
Mais uma vez parabéns pela sua boa forma e conto encontrá-lo de novo em Vila Franca.
Um abraço para toda a família.

MPaiva disse...

António,
Que belo relato este! Da minha parte fiquei muito contente em saber que a corrida vos correu bem e que passaram um dia agradável na companhia dos amigos! Foi com pena que não estive convosco, mas não faltarão novas oportunidades no futuro!

abraço a parabéns pela prova!
MPaiva

António Almeida disse...

Ana Paula,
como sabe teve uma importante "quota-parte" de as minhas "3 Léguas do Nabão" teresm sido especiais, há muito que a queria conhecer pessoalmente, as palavras essas com o tempo virão.

Ricardo,
eu sei meu amigo, força nessas "maratonas"...

Carlos,
e eu de te ver por lá...

Luís e Joaquim,
vocês sim são 2 atletas, eu um simples "corredor", mas mais importante que isso (acho eu) é a partilha entre todos e da qual saimos todos a ganhar...

Miguel,
é isso meu amigo, teremos novas oportunidades de nos reunirmos no futuro.

Grande abraço aos 6 e beijinhos à Ana Paula, a minha vizinha que em Tomar deixou de ser só virtual.

Alison G. Altmayer disse...

António,

parabéns pela excelente prova. 15K em 1'09 é um SONHO!

Voltei a escrever, viu?

Abraço

António Almeida disse...

Ms Harkins
obrigado pelos parabéns, foi de facto uma excelente prova em que o tudo pouco contou, 1h09' está ao alcance de quase todos, agora escrever como tu...
Abraço