quarta-feira, 21 de outubro de 2009

3ª Meia-Maratona Sport Zone.

Em cima - tarde de sábado (já na Invicta).
Ao meio - fase final da minha prova.
Em baixo - tarde de domingo (na zona da Afurada).
[clicar na imagem para ampliar]

Realizou-se no passado domingo a 3ª Meia-Maratona Sport Zone, prova que integrou também uma corrida/caminhada com a distância de 5 quilómetros, esta sem fins competitivos.
A prova com partida (sensivelmente por baixo da Ponte do Freixo) e chegada (no Jardim do Calem/Fluvial) na cidade do Porto teve também parte do percurso em Vila Nova de Gaia (na zona da Afurada), percurso todo corrido nas margens do rio e de uma rara e deslumbrante beleza, percurso que tem também a particularidade de todo ele estar incluído no percurso da Maratona do Porto a disputar-se no próximo dia 8 de Novembro.
Participei na prova em representação da equipa "Cyber Runners" constituída por alguns dos participantes no II Meeting Blogger.
Tinha em mente realizar a prova num tempo a rondar a 1h40', de véspera em conversa com o Daniel e a Susana tinha ficado a saber que eles também pretendiam algo parecido pelo que lhes tinha dito que era capaz de os tentar acompanhar.
Já no dia da prova acabei por partir sem conseguir ver os meus companheiros de equipa (perdi-os após a foto da equipa), primeiros quilómetros com muita gente e foi já no lado da Gaia que os comecei a rever, primeiro foi o Brito que me passou, depois foi o Miguel, mais à frente vi o Joaquim, também a Susana que já seguia na companhia do Brito, segui ainda algum tempo na companhia do Joaquim, tendo pouco depois passado a acompanhar a Susana (o Brito já tinha indo para a frente).
A partir desse momento e durante grande parte da prova (até pouco depois dos 15 quilómetros) tive pois a companhia da Susana, à medida que nos íamos aproximando do primeiro ponto de retorno fomos conseguindo ver alguns "Cyber Runners", Romão, Mota, Paulo Martins, Velhote, Miguel, Daniel, Andrade…tudo dentro na normalidade…
Após o ponto de retorno foi tempo de vermos também mais alguns "Cyber Runners", Brito (a quem tínhamos passado pouco antes), Meixedo, Vitor Dias, Adelino, Otília, Susan..
Durante o regresso e antes de voltarmos para o lado do Porto acabou por se formar um quarteto constituído por mim, pela Susana, pelo Brito e pelo Andrade, mas rapidamente se desfez pois o Brito e o Andrade acabaram por mais uma vez nos ganharem avanço.
Já no lado do Porto a caminho do segundo e último ponto de retorno mais uma vez vimos passar alguns "Cyber Runners", a ordem mantinha-se a mesma…
Também nós chegamos a esse ponto de retorno e uma vez mais foi tempo de vermos agora aqueles que nos precediam.
Completámos os 15 quilómetros em 1h11', muito perto do objectivo que a Susana pretendia, sensivelmente entre esse 15º km e o 16º, acabei por tentar correr um pouco mais rápido (o que não consegui totalmente) e acabaria por terminar a prova em 1h39'13'', muito perto do meu melhor registo na distância (1h38'47'', Nazaré – 2008), o que é para mim um excelente indicador de que poderei estar no caminho de um dos melhores períodos de forma física desde que retomei a prática da corrida em 2002, claro que terminei feliz e fazendo o pleno na Invicta (2 provas, 2 metas cortadas de mão dada com a Vitória).
Termino agradecendo a companhia da Susana durante grande parte da prova, como lhe disse na tarde de domingo, foi um prazer ter a sua companhia.
Seguiu-se um resto de dia na companhia de antigos e novos amigos, ao final da tarde e na hora das despedidas com muitos deles desde logo ficou marcado novo encontro e uma vez mais na Invicta…a 7 e 8 de Novembro…
Com esta prova terminei da melhor forma a 2ª fase da minha preparação para a Maratona do Porto, segue-se agora a 3ª e última fase (as 3 semanas que faltam até dia 8 de Novembro), no essencial o "caminho" está feito…
Faltam agora 17 dias para a Maratona do Porto.

8 comentários:

MPaiva disse...

António,

Foi uma prova bem conseguida, com um tempo que faz acreditar numa numa performance sub 4h na Maratona do Porto!

Até dia 8!

abraço
MPaiva

Ricardo Baptista disse...

Eu já tinha percebido que tas em grande forma.
No Porto é para baixar as 4h mas por grande margem…
Um abraço.

Carlos Alexandre Lopes disse...

Ola António


Parabéns pela tua prova e pelo convívio de todos vcs. Estas em grande forma... até a Corrida do Tejo

joaquim adelino disse...

Olá amigo António.
Aquele bocadinho ali na calçada fez-me um pouco gigante por ver por ali o António, a Susana, o Paiva e muitos CyberRuners que não recordo o nome, mas depois limitei-me a vê-los partir com imensa satisfação, o meu lugar era ali comigo mesmo e sentia-me feliz por o poder fazer.
Parabéns pela bonita história que conta da sua corrida e também pela profunda amisade que tem pela minha filha que o levou a partilhar com ela aqueles 15 kms iniciais e que se revelaram fundamentais para os objectivos inicialmente traçados por ela.
Até dia 8 na Maratona do Porto.
Abraço.

Vitor disse...

Cunhado,
Em forma, muito boa a tua prova!!!
Continuação de bons treinos, em rumo ao Porto.
Abraço
Vítor Veloso

José Capela disse...

Caro, António

Foi um prazer poder finalmente cumprimentá-lo.

Parece-me que o meu amigo fez uma prova equilibrada e como bem sabe para fazer uma boa maratona é necessário corrermos dentro de uma cadência equilibrada.

No dia 8 lá estaremos.

Continuação de bons treinos.

Abraço

José Capela

Nuno disse...

ola antonio
Bom resultado e e um bom pressagio para a maratona do Porto.
Excelentes fotos.
Bom bons treinos
Ate ao breve

1 abraço
nuno

Anónimo disse...

Olá António!!!
Parabéns pela prova efectuada, e desejo-lhe a maior sorte para a Maratona.
1 abraço, e felicidades para a familia!!!
José Narciso