segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Muitos passos depois...


Parece que foi ontem que dei o 1º passo de um caminho que me levará no próximo domingo a cortar a linha de chegada da 6ª Maratona do Porto.
Caminho que se revelou muito agradável de se fazer, caminho que me deixou muitas e boas recordações, caminho que continuará depois de domingo…a caminho de Lisboa.
Já com o Porto à vista e porque esta última semana (a 14ª) é essencialmente de treino mental (apenas farei 1 hora de corrida contínua lenta) aqui fica resumidamente as 13 semanas deste caminho já per"corrido":

- Os treinos
Realizei 3 treinos semanais na maioria das 13 semanas (em 9 delas), sendo que apenas em 4 das semanas (2ª, 4ª, 5ª e 7ª) realizei o 4º treino semanal.
Realizei 9 treinos longos (iguais ou superiores a 2 horas) e 4 treinos semi-longos (entre a 1h30' e as 2 horas), um em cada uma das 13 semanas:
2h00' ; 2h50' ; 2h40' ; 3h10' ; 2h00' ; 3h20' ; 2h37' ; 2h53' ; 1h44' ; 2h47' ; 1h39' ; 1h33' e 1h48'.
Nota) Nas semanas 6, 9, 11 e 12 os treinos foram realizados em competições (Meia-Maratona de São João das Lampas antecedida dos "35 Anos/35 Quilómetros" do Carlos Lopes, Meia-Maratona de Portugal, Meia-Maratona SportZone e 20 kms de Almeirim)

- Os quilómetros corridos
Nº de quilómetros por semana: 30,9 ; 65,0 ; 47,0 ; 59,0 ; 50,0 ; 55,0 ; 57,0 ; 51,0 ; 45,1 ; 52,0 ; 43,0 ; 42,0 e 42,0.
Nº de quilómetros acumulados nas 13 semanas: 639,1.
Média de quilómetros por semana: 49,1.

- As provas realizadas
Participei em 8 provas:
Corrida do Avante (6 de Setembro - 10km)
Meia-Maratona S. João das Lampas (12 de Setembro - 21,1km)
Corrida do Destak (20 de Setembro - 10km)
Meia-Maratona de Portugal (4 de Outubro - 21,1km)
Corrida de Sesimbra (5 de Outubro - 10km)
Meia-Maratona SportZone (18 de Outubro - 21,1km)
20 kms de Almeirim (24 de Outubro - 20km)
Corrida do Tejo (25 de Outubro - 10km)

Estou ciente do reduzido número de treinos e de quilómetros realizados mas igualmente ciente que poderei concluir a minha 3ª Maratona com um tempo melhor do que aquele que fiz nas duas maratonas que corri, ambas em 2008 (4h06'33'' no Porto e 4h00'46'' em Lisboa).
Acima de tudo domingo que vem lá estarei na linha de partida da 6ª Maratona do Porto com o objectivo primeiro de concluir a prova desfrutando ao máximo da mesma.

Para os amigos daqui da blogosfera que vão correr esta 6ª Maratona do Porto (Fernando Andrade, João Meixedo, Joaquim Adelino, José Alberto Bastos, José Brito, José Capela, José Magro, Luís Mota, Mark Velhote, Miguel Paiva, Nuno Cabeça, Otília Leal, Paulo Martins, Ricardo Baptista, Rui Pena e Vítor Dias) os votos de uma grande Maratona do Porto.

Para o Nuno Romão que não vai alinhar à partida...bom caminho até Paris.

Para duas pessoas que muito admiro (Ana "Maria" Pereira e António "Tartaruga" Bento), companheiros daqui da blogosfera e das corridas, também maratonistas, companheiros que sei quase de certeza o quanto gostariam de estar na linha de partida na manhã do próximo domingo...um dia ainda vamos correr a mesma maratona.

Para todos...aquele abraço,
António Almeida

15 comentários:

joaquim adelino disse...

Amigo António.
Estão criadas as condições para fazer a Maratona com alguma tranquilidade.
Agradeço o estímulo colectivo que enviou a todo o grupo, da minha parte vou tentar corresponder, e ainda não o tinha feito mas aproveito agora a oportunidade pelo estímulo que me deu há um ano após você ter feito esta Maratona, fiquei de pensar e olhe cá estou eu, um pouco ansioso é certo, mas pronto para o desafio.
Um abraço e boa sorte para a sua corrida.

MPaiva disse...

António,

Muito obrigado pelas palavras de incentivo, as quais retribuo com, pelo menos, a mesma intensidade. Estou certo de que no Domingo por volta da hora do almoço todos nos sentiremos muito realizados com o desempenho na prova.

abraço
MPaiva

luis mota disse...

Olá António!
Tive o prazer de efectuar muitos passos contigo.
A companhia da família Almeida é formidável.
Domingo estaremos no Porto para continuar a caminhada.
Uma boa semana para vós.
Luís mota

Rui Pena disse...

Caro António,


Foi um belo percurso e, este Domingo, que nos corra bem a todos.

Ao certo nos veremos várias vezes...

Abraço,

Rui Pena

José Alberto disse...

Amigo António,

Muito obrigado pelo estímulo, que retribuo.

Se "houver justica", só pelo trabalho realizado o António já merece uma grande prova. Pelo que tem feito, estou certo de que a irá ter e que conseguirá fazer a "dobradinha", isto é, desfrutar e conseguir um bom tempo.

Até lá continuação de boa semana.

Abraço

José Alberto

Mark V disse...

Olá António,

Foram meses de trabalho árduo mas recompensador. Domingo se tudo correr vou saber como é cortar a meta de uma Maratona pela primeira.

Espero que também consigas atingir os teus objectivos e pelo que acabei de ler a confiança está aí pelo que tenho a certeza que são "favas contadas"

Obrigado pela força e até domingo

MV

Ricardo Baptista disse...

Olá António,
Estou certo que domingo que vem vai ser uma grande maratona para todos.
Lá nos encontraremos.
Um abraço.

mariolima52 disse...

Olá António

Como sei o que é fazer uma Maratona, como sei o que é treinar para ela, como sei o que é estar ansioso que o dia chegue, para ti e para os companheiros que vão fazer esta prova à Cidade Invicta os desejos de uma boa prova, de um bom convívio e de um regresso feliz!

Abraço!

Otília Leal disse...

Olá António!
Obrigada pelas palavras de incentivo, domingo lá estaremos. A ansia aumenta de dia para dia e o desejo de estar na linha da partida é cada vez maior, o meu objectivo é começar e acabar!
Desejo uma excelente prova, pelos treinos e provas que tem realizado, acho que vai conseguir bater o seu record na Maratona.
Boa semana de descanso e até domingo!
Otília Leal

Nuno Cabeça disse...

da minha parte, retribuo os desejos de uma grande prova! um grande abraço! e até domingo

José Xavier disse...

Caro António;

Depois de 13 semanas de trabalho forte, só poderei desejar uma boa prova e que tudo corra pelo melhor.

Um abraco

José Xavier - Holanda

BritoRunner disse...

Está quase António

Espero poder contribuir para baixar das 4h00, pelos treinos e provas realizadas vejo que está na melhor forma de sempre, pelo que o objectivo será certamente alcançado.

JCBrito e Otília

Anónimo disse...

olá Amigo António
OBRIGADO pelas palavras, simpáticas e afectuosas. Retribuo com a Amizade que sinto por vocês. Desde já um beijo a toda a família.
Desejo-Vos uma excelente maratona. Sobretudo uma manhã de sonho junto ao paradisíaco Douro e nas belas Invicta e Gaia.
Vai ser uma excelente prova. Estás preparado, mentalmente muito forte, com muitos quilómetros nas pernas e na cabeça e acredita, antes das 4h00m de prova cortarás a meta.
Um forte abraço.
Diverte-te. Vou treinar cerca de 2h no domingo de manhã, em sintonia com os companheiros maratonistas. depois falamos para festejar o vosso sucesso.
AB - Tartaruga

Anónimo disse...

Olá António!!!
Estou certo que no próximo domingo voçê vai fazer uma excelente prova, aliás já deu provas disso.Por isso desejo-lhe a maior sorte!!!
1 abraço
José Narciso

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá António. Pois...como sabes, de facto eu gostaria e muito, não só de estar na linha de partida, como da de chegada dessa Maratona...umas 4 horas depois, bem suada e feliz certamente...

Mas, temos o que semeámos... e no que à corrida diz respeito o meu campo anda árido...nem semente nem água, nem nada... e as lágrimas, como em quase tudo, neste caso também, não chegam e são inúteis, para além de inexistentes ou escassas. Para nascer vida, é preciso mudar o Céu

Um dia, sim, um dia ainda correremos a mesma Maratona António. Não posso deixar de acreditar nisso... não quero deixar de acreditar nisso...não vou deixar de acreditar nisso

Um beijinho para ti e para as tuas meninas

E a "admiração" meu amigo António, é recíproca, sem dúvida alguma.

Até sábado

Ana Maria