terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Maratona de Sevilha.

Na manhã do próximo domingo disputa-se a 29ª da Maratona de Sevilha, maratona onde em 2009 a "nossa" Marisa Barros devorou os 42,195 km em 2h26'03'' terminando com mais de 7 minutos de avanço e consagrando-se como uma maratonista do mais alto nível.
No atletismo como em poucas outas modalidades a uma espécie de atleta feito eu é permitido participar na mesma prova em que estão campeões como Marisa Barros mas com pena minha não estive em Sevilha nesse ano de 2009 já que só lá me estreei em 2010, tenho voltado desde então em cada ano que passou e uma vez mais na manhã do próximo domingo lá estarei na linha de partida, correrei com o dorsal 1452 na que espero venha a ser a minha 14ª maratona corrida.
Para essa minha 14ª maratona delineei um ciclo de 10 semanas, realista face à minha disponibilidade de tempo mas que por isso mesmo me permitiu na prática aplicar na quase totalidade tudo aquilo que tinha delineado.
Estas semanas com Sevilha no horizonte serviram também de base para as semanas que se seguirão em que pretendo correr de novo distâncias com 3 dígitos.
Fica um pequeno resumo das semanas já "corridas"…

Objectivo: 29ª Maratona de Sevilha (24 de fevereiro de 2013).
Início do ciclo: 17 de dezembro de 2012.
Número de semanas: 10 (9+1)

- Os treinos
Realizei os "meus" habituais 3 treinos semanais à excepção da semana 2 em que me fiquei pelos 2 treinos.
Nº total de treinos (9 semanas): 26.
Nº de treinos longos (9 semanas): 9, um em cada semana (1h54' ; 2h30' ; 2h23'; 1h35'; 2h39'; 3h00'; 2h05'; 2h26' e 2h02').
Os treinos longos nas semanas 4 e 7 foram realizados encaixando o número de quilómetros da competição (Corrida de São Domingos de Benfica e G.P. de Carnaval do Alto do Moinho) na fase final dos treinos longos.

- Os quilómetros corridos
Nº de quilómetros por semana: 41,4 ; 36,6 ; 48,4 ; 44,0 ; 54,3 ; 54,3 ; 49,4 ; 52,5 e 46,1.
Nº de quilómetros acumulados nas 9 semanas: 427,0.
Número de quilómetros por semana (média): 47,4.
Número de quilómetros por treino (média): 16,4

- As provas
Participei em 2 provas aproveitando as mesmas para realizar parte dos meus treinos longos previstos para esses dias.
Corrida de São Domingos de Benfica (13 de janeiro - 15,0 km - 1h10'24'')
G.P. de Carnaval do Alto do Moinho (3 de fevereiro - 9,0 km - 41'')

11 comentários:

JoaoLima disse...

Força amigo, tudo a correr pelo melhor!

Um abraço

Tigas disse...

Pelo que parece a preparação correu conforme o planeado, por isso, a 14ª maratona também irá correr bem. Abraço e boa prova prova para domingo.

Brunno disse...

Olá António!

Essa é minha primeira visita ao teu blog. Sou brasileiro e, assim como você, uma pessoa que tem a corrida como uma das paixões.

Também tenho um blog, no qual registro (log) meus treinos, minhas experiências, frustrações e alegrias durante as preparações e provas.

Gostei dos teus textos, por isso assinei teu blog para acompanhar as novidades e os futuros textos.

De início, como primeiro comentário, desejo-te muita força e muita sorte na tua próxima prova (já muito breve), a Maratona de Sevilha.

Grande abraço, bons treinos e ótimas provas.
Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com/

Unknown disse...

Olá António, admirando sua dedicação, sou nova no blog procurando amigos corredores, estou te seguindo. Parabéns pelo blog.

.JOSÉ LOPES disse...

Olá António
Desejo-te uma participação nessa Maratona dentro dos objetivos que traçaste.
Que tudo corra pelo melhor
cumps
J.Lopes

Ricardo Baptista disse...

Vamos sincronizar as passadas na corrida à distância.
Um abraço.

joaquim adelino disse...

Boa sorte amigo António, estou inscrito mas não vou poder participar, aguardo por outra oportunidade. Abraço

luis mota disse...

Força António
O caminho foi percorrido agora é descansar para domingo.
Conto estar contigo na partida, tal como na nossa estreia na prova rainha.
Cumprimentos para todos aí em casa

Unknown disse...

Grande António, desejo-te as maiores felicidades para a Maratona de Sevilha. Espero que consigas atingir o objectivo que tens em mente e que acabes a prova cheio de saude e alegria. Força!! Um grande abraço deste teu colega de pelotão que te admira e vê como uma referência.

António Almeida disse...

Muito obrigado a todos pelas palavras…

João, Sevilha seria uma bela estreia internacional para ti...

Tigas muito obrigado pelos votos de boa prova, vai ser, terminar uma maratona é sempre uma grande vitória, para mim claro...

Para os amigos brasileiros Brunno e Hayra que se estreiam aqui nas palavras um grande sejam muito bem-vindos...

José Lopes no ano passado estivemos juntos na linha de partida, julgo que terás posto de parte a corrida, espero que apenas por opção, acima de tudo temos que procurar aquilo que nos faz felizes.

Ricardo, curiosamente também foi a maratona um dos elos de ligação que estabeleci contigo já que julgo não me enganar que as tuas primeiras palavras por aqui foram sobre “maratona” , na altura aqui o corredor queria correr uma pela primeira vez, domingo vamos lá a sincronizar as passadas à distância, aguenta-se sempre, faltam 13.

Joaquim, temos feito um percurso parecido, pelo menos no que toca a maratonas corridas nos últimos anos, também estivemos lado a lado (com o nosso amigo Luís Mota) na nossa 1ª vez na maratona em Sevilha, pena não ir desta vez, é sempre bom ter o “pára” por perto.

Luís, é verdade, estivemos lado a lado na nossa 1ª lá na Invicta, temos estado tantas vezes na mesma linha de partida de outras maratonas que se seguiram inclusive na 1ª em Sevilha, que Sevilha seja para ti tão bom pelo menos como no último ano, é sempre um prazer a tua companhia.

António Almeida a admiração é recíproca, pena não ires, Sevilha é mesmo muito bom e neste ano que se espera ainda melhor as “tuas” 3h40’ eram favas contadas.

Grande abraço a todos,
António Almeida

Paulo Ozaki disse...

António, parabéns pela dedicação e disciplina! Tudo será perfeito para ti.

Abraços e boa maratona!

Paulo
Corre Coração