segunda-feira, 1 de julho de 2019

Challenge Odivelas a Correr.


Organizado pela Câmara Municipal de Odivelas em parceria com o Centro de Marcha e Corrida de Odivelas e apoio técnico da WeRun, decorreu no passado fim de semana, dias 29 e 30 de Junho, o evento “Challenge Odivelas a Correr”, o qual foi constituído por 3 provas competitivas, 12 horas individual, 12 horas por equipas e 3 horas individual, sendo que o objetivo da competição, quer correndo individualmente quer correndo em equipa, era percorrer a maior distância possível no decurso das 12 horas de prova (ou das 3 horas).
O evento decorreu no Parque Urbano Rio da Costa num circuito de aproximadamente 1,600 metros em piso composto por terra batida, alcatrão e passadiços em madeira.
Evento do qual resultaram números muito interessantes com 40 classificados na prova de 12 horas individual sendo que cada um dos 6 primeiros atletas correu mais que 100 quilómetros.
Clicar no gráfico para ver melhor.

O vencedor absoluto foi Francisco Mira Gaio (72 voltas completadas e 115,2 km corridos).
A sorridente Carmen Henriques classificou-se em 3º lugar da geral (66 voltas completadas) a que correspondeu 105,6 km corridos, distância que passa a ser recorde nacional das 12 horas. Outa atleta feminina, Carla André, bateu igualmente os 100 quilómetros classificando-se em 6º lugar da geral.
Os 40 atletas da prova das 12 horas completaram em conjunto 1696 voltas a que correspondeu 2713,6 quilómetros corridos.
Desses 40 atletas, 29 eram homens (72,5% do total) e 11 eram senhoras (27,5% do total). Por escalão distribuiram-se como se segue:
Clicar no gráfico para ver melhor.

Salientar a excelente organização onde se incluíam pessoas como Rui Martins, pessoas muito conhecedoras deste tipo de provas bem como o excelente trabalho de Hugo Água, speaker da prova que em cada volta completada mencionava o nome do atleta, número de voltas acumuladas, outros dados, um incentivo constante, melhor era impossível.
A terminar referir que a prova teve um cariz solidário com 50% do valor das inscrições a reverterem para a APCL (Associação de Paralisia Cerebral Lisboa) de Odivelas, cidade que em 2020 será Capital Europeia de Desporto.

Resultados da prova de 12 horas aqui.

1 comentário:

Filipe Torres disse...

Tenho muita de não ter participado nisto.. Números muito interessantes!