domingo, 17 de fevereiro de 2008

IX Grande Prémio Atlântico.

Hoje participei no 9º Grande Prémio Atlântico, evento organizado como habitualmente pelo Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica, o qual contou com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia da Costa de Caparica. O apoio técnico esteve a cargo da Xistarca.
A prova teve os habituais 10 quilómetros ao longo de um percurso praticamente plano em alcatrão, empedrado e, este ano também em terra solta (parte do percurso em que existiam obras).
Também como habitualmente a prova teve o ponto de partida e chegada junto à sede do "núcleo" organizador do evento.
A prova superou o recorde de número participantes, o qual estava desde o ano de 2004 em 1027, fixando-o em 1099, o número de atletas classificados na meta este ano, dos quais 991 eram do sexo masculino e 108 eram do sexo feminino, respectivamente, 90,17% e 9,83% do número total.
Os mais rápidos foram, em masculinos, Luís Rações (Girassol) com o tempo de 32:58, e, em femininos, Beatriz Cunha (CA Patameiras) com o tempo de 37:30.
Prova sem prémios monetários mas, com troféus para os melhores classificados e com prémios de presença para todos (no final cada participante recebeu um saco com a tradicional t-shirt, uma medalha e a revista da edição deste ano da prova), é na minha opinião, a grande prova de atletismo de cariz popular disputada no concelho de Almada.
A prova teve cobertura fotográfica (ver aqui).

Numa manhã a prometer chuva (tal como há um ano) ainda tentei convencer a Isabel a ficar em casa mas, vencido que fui nessa tentativa, decidimos ir os dois e deixar a Vitória em casa da avó.
Chegámos a Santo António da Caparica já passava das 9h30 e até à hora do início da prova foi tempo de levantar o dorsal, fazer um curto aquecimento e posicionar-me na zona de partida.
Após o início da prova e ainda nos metros iniciais da mesma passei pela Isabel que me tirou uma foto, parti algo receoso devido ao frio que se sentia pois o meu aquecimento não foi grande coisa, completei o 1ºkm em 4m40s, na fase inicial da prova o vento também soprou algo forte (ao contrário do ano passado em que esteve completamente ausente durante a prova), sensivelmente a meio da prova passámos nas imediações da zona de partida, local onde estava o maior número de pessoas a assistir, zona em que vi de novo a Isabel.
Completei a 1ª légua em 22m30s e tentei manter o mesmo ritmo na 2ª légua, o que mais ou menos terei conseguido fazer pois terminei com o tempo de 44m39s, média final de 4:28 min/km.
Classifiquei-me no lugar 311 da geral e no meu escalão, M4549, ocupei o 38º lugar (escalão em que terminaram 134 atletas).
A Isabel chegou quase de seguida junto a mim (tinha passado por ela a correr quando me dirigia para a meta), estava gelada pelo que voltámos logo para o carro.
Como o que é prometido é devido, a chuva fez a sua aparição e, também como aconteceu há um ano, numa altura em que a grande parte dos atletas já tinha terminado ou estava prestes a terminar.
Ainda antes de sairmos da Costa passámos num café para beber uma bebida quente, o que fizemos num dos cafés existentes na Rua dos Pescadores, neste em particular podem-se saborear os deliciosos "claudinos", são de comer e chorar por mais...
Quando saímos da Costa de Caparica a chuva caía então já com alguma intensidade.

Concluo assim um período de 4 domingos consecutivos em que participei em 4 provas (GP Alto do Moinho, 20 km Cascais, GP Grândola e GP Atlântico), algo que muito provavelmente não voltará a repetir-se durante o resto do ano e que aconteceu agora devido às 2 provas "perto de casa", 2 boas provas em que já tinha participado e às quais era difícil resistir, ao grande desejo de repetir Cascais (e de sentir de novo o prazer de correr num percurso lindíssimo) e ao desejo não menos grande de pela 1ª vez ir a Grândola (e de ficar com muita vontade de voltar).
No próximo mês de março participarei no máximo em 2 provas, na Corrida das Lezírias (onde só não estarei devido a motivos de força maior) e numa prova de 10 km (nesta ainda não está certo que participarei).
Até lá continuação de bons treinos e boas provas.

5 comentários:

Unknown disse...

Boas Antonio

Espero que tenha corrido tudo bem. abraços

O Observador disse...

Parabéns! Foi realmente uma edição com bastantes participantes, eu já participei numas 4 edições.

Fiz menos um pouco, fiz 40m e qq coisa.

O Observador disse...

A próxima será já em Mem Martins no domingo.

http://blocoinformativo.blogspot.com/

António Bento disse...

Olá António
Obg pela passagem e pelas palavras d eincentivo.
Um abraço e boas corridas também. o prazer é totalmente recíproco.
Um abraço
AB

Nacatko, Inc disse...

Olá Antonio,

muito obrigado por sua mensagem de felicitação pelo meu aniversário.

Agradeço também os elogios pelo meu blog.

Meus parabéns para você por sua "maratona" concluida, com 4 provas em 4 finais de semanas... que disposição heim...

Meu amigo, gostei muito do seu blog e estou adcionando em minha lista de favoritos, voltarei mais vezes por aqui.

Um grande abraço e bons treinos.