Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

XXV 20 km de Cascais.

Foto de José Gaspar ( AMMA )

Na manhã do passado domingo teve lugar uma vez mais a belíssima prova dos "20 km de Cascais", este ano em 25ª edição, prova organizada como habitualmente pelo Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Cascais e com o apoio técnico da Xistarca.
Em domingo gordo foi também bem gordo o número de participantes que estiveram em Cascais, o qual passou a constituir recorde de participantes na prova, 1243 classificados na meta, dos quais 1142 eram do sexo masculino representado 91,87% do número total e 101 do sexo feminino representado 8,13% do número total.
Como habitualmente houve também uma forte participação na "Rapidinha", prova não competitiva complementar da corrida principal.
Em masculinos, Lino Barruncho (Maratona Clube de Portugal) com o tempo de 1h03m56s, e em femininos, Chantal Xhervelle (CP Liberty) com o tempo de 1h20m55s, sagraram-se vencedores absolutos destes "XXV 20 km de Cascais".
Refira-se, entre outros aspectos francamente positivos, que a prova teve 12 escalões etários (8 masculinos e 4 femininos), que o trânsito esteve e bem condicionado, que ao longo do percurso existiram placas de marcação dos quilómetros e 3 abastecimentos (água), que no final os atletas receberam a original t-shirt (este ano com o nome de todos os que concluiram a prova em 2007) e também uma placa alusiva à prova (este ano com a letra S da palavra CASCAIS), e, que foram disponibilizados balneários aos atletas. Aspectos ainda que já verificados em anos anteriores devem ser valorizados, os quais talvez expliquem em parte o crescimento do número de participantes de ano para ano.
Outros aspectos de que eu gosto nesta prova é de a mesma ter o mesmo ponto como lugar de partida e chegada, com o "bónus" de ser junto à lindíssima baía, gosto também da passagem (sensivelmente ao km5) por esse mesmo local, e é claro gosto mesmo muito do excelente percurso aparentemente fácil (está longe de o ser) na ida e volta ao Guincho, com o mar ali sempre ao nosso lado.
Existiu uma vasta cobertura fotográfica da prova através da "AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras", "Fotodesporto.com" e "Espiral Photo".

Numa manhã chuvosa decidi ir sozinho a Cascais, acabei por sair de casa por volta das 8h45 (após convencer com algum custo a Vitória a ficar em casa com a mamã), após uma passagem rápida da ponte 25 de Abril e quando já estava na A5, intensificou-se bastante a chuva que caia, a qual só deu tréguas na zona do Estoril.
Chegado a Cascais e após estacionar o carro foi tempo de ir levantar o dorsal, um breve (muito breve mesmo) aquecimento e...faltavam 2 minutos para a partida.
Parti bastante de trás e realizei uma prova com duas partes distintas, nos primeiros 10 quilómetros e após o habitual 1º quilómetro em ritmo bastante lento tentei entrar no meu ritmo...passei ao km5 num tempo a rondar os 25 minutos e completei os primeiros 10 quilómetros com 51 minutos.
Nos segundos 10 quilómetros tentei correr um pouco mais rápido.
Terminei com 1h37m19s (média de 4:52min/km), lugar 586 da geral, lugar 95 do meu escalão (Veterano3), escalão que teve 188 atletas classificados na meta.

Apesar de ser um tempo modesto ainda assim foi inferior em 4 minutos e 2 segundos ao meu tempo feito em 2007 (1h41m21s).
Acabou por quase não chover durante a prova embora tivesse caído uma forte chuvada poucos minutos depois de eu ter terminado.
Após concluir a prova voltei quase de seguida para o carro e regressei ao meu porto de abrigo onde fui recebido por uma linda dama antiga.

Ontem, terça-feira de Carnaval aproveitei a manhã para fazer um treino junto a outra linda baía (a do Seixal), 1h10 a rolar, os flamingos continuam por lá...

Sem comentários: