segunda-feira, 20 de abril de 2009

18ª Corrida do Metro.

Fotos de AMMA
[clicar na imagem para ver melhor]

Ontem disputou-se a 18ª Corrida do Metro, prova organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metro e apoio técnico da Xistarca.
A partida da prova deu-se às 10 horas da manhã na zona de Sete Rios (Jardim Zoológico), prova que manteve a habitual distância de 15 quilómetros "corridos" ao longo de um percurso impecavelmente vedado e condicionado ao trânsito, percurso que teve os quilómetros marcados e 2 abastecimentos ao longo do mesmo.
O mais rápido no sector masculino foi o atleta Hermano Ferreira (Maratona Clube de Portugal) com o tempo de 43'51'', já no sector feminino a mais rápida foi a atleta Dulce Felix (SC Braga) com o tempo de 49'36''.
Completaram a prova 1381 atletas, dos quais 1271 homens (92,03%) e 110 senhoras (7,97%). O número de 1381 atletas classificados na meta passa a constituir recorde considerando apenas a distância de 15 km (o recorde de atletas classificados na meta nesta prova é de 1582 e verificou-se no ano de 1996, ano em que a prova tinha uma distância de 12 km).
A prova teve 6 escalões masculinos e 2 femininos.
No final cada participante recebeu uma mochila com brindes de presença (destacando-se dos mesmos o bonito troféu e a não menos bonita t-shirt), mochila que para os primeiros 500 classificados tinha também uma "sweat-shirt".
Excelente o conjunto de prémios de participação.
Com início também às 10 horas da manhã mas com partida do Saldanha disputou-se a III Mini Corrida do Metro, prova não competitiva com 4 km de distância e igualmente com um excelente conjunto de prémios de participação a que nem faltou o troféu idêntico (embora mais pequeno) ao da corrida de 15 km.
Ambas as provas terminaram no Rossio.
A manhã de domingo foi coberta em termos fotográficos pela Atletismo Magazine Modalidades Amadoras.

Eu participei pela segunda vez nesta prova repetindo a presença de 2008, a Isabel participou na mini corrida.
Depois de um "longo" na noite de sexta-feira (mais um superior a 2 horas) tinha como objectivo realizar a prova com um ritmo que me fosse confortável.
Depois do 1º quilómetro da prova em 4'55'', completei a 1ª légua em 24'20'' e à passagem à dupla légua já o relógio existente no local assinalava aproximadamente 48 minutos.
Completei a prova em 1h11'15'', tendo cortado a meta com o companheiro daqui da blogosfera, o
Nuno Cabeça, com quem fiz os últimos quilómetros da prova depois de ele me ter "apanhado" na zona das Picoas e simpaticamente se ter apresentado.
Nuno Cabeça que está na fase final da sua preparação para a Maratona de Madrid a ter lugar dia 26 de Abril e a quem desejo que tudo corra pelo melhor.
Ainda em relação a esta excelente corrida do metro dizer que me classifiquei no lugar 674 da geral e no meu escalão, M4549, no lugar 85 (escalão em que terminaram 183 atletas).

O próximo fim-de-semana apresenta-se "recheado" de muitas e boas provas pelo que de momento a dificuldade está em escolher e conseguir "encaixar" pelo meio mais um treino longo dos que tenho feito últimamente.
Boa semana e boas provas.

13 comentários:

.JOSÉ LOPES disse...

Parabens

Foi um bom desempenho.

Bons treinos

J.Lopes

Fernando Andrade. disse...

Amigo António
As minhas felicitações pelo desempenho de ontem na Corrida do Metro.
Obrigado pelo seu comentário no "cidadão de corrida" mas o "descanso" não foi por merecê-lo. Foi mesmo por "relaxaria".
Grande Abraço.
FA

Paula Pinto disse...

Ó Vizinho

Isso é que tem sido melhorar!! Começámos mais ou menos ao mesmo tempo. Vejam só o seu desempenho excelente. Parabéns.
Resultado de muita dedicação às corridas e de bom potencial físico (sem falar no inestimável apoio da família).
O meu "vizinho" é mesmo 5 estrelas.

Beijinhos
Ana Paula Pinto

joaquim adelino disse...

Olá amigo António.
Foi um excelente tempo que realizou. Deve ser fruto desses longos que tem andado a fazer. Que pena eu tive de não poder ir lá, pois estava comprometido com a Milha de Moscavide, e compromissos são sagrados.
Eu também já me ando a estender (na estrada, claro) com vista à Meia da Costa da Caparica.
Antes ainda tenho, Camarate a 25 d3 Abril e o 1º de Maio em Lisboa.
Abraço.

Samuel disse...

Parabéns Antônio!

Excelente resultado. Aqui a São Silvestre também tem essa mesma distância e em 2007 participei, mas o melhor que consegui foi 1h15min.

Um grande abraço!

Samuel

Unknown disse...

Olá Antonio

Os meus parabéns pela tua prova. tive pena só ver ja no final, abraços

Anónimo disse...

olá António,
Parabéns pela prova e parabéns também à família.
Conhecendo o duo que cortou a meta em simultâneo, apenas comento: que grande companhia recíproca. que bom momento. boa onda!
e parece-me que andas indeciso entre dia 10: setúbal ou estoril ? :)))
forte abraço
AB - Tartaruga

António Almeida disse...

José, Fernando, Paula Pinto, Joaquim, Samuel, Carlos e António,
obrigado pelas vossas simpáticas palavras.
Foi de facto uma excelente prova embora a tenha "corrido" apenas como mais uma "ponte" que me levará em 10 de Maio a correr junto de um rio, resta saber qual, Tejo ou Sado.
Grande abraço a todos e um beijinho para a minha "vizinha".

MPaiva disse...

António,
Com esses treinos longos todos, estamos à espera que saia uma Maratona brevemente! Ainda assim, os meus parabéns pela prova efectuada, em ritmo contido, mas em crescendo, como convém!

abraço
MPaiva

luis mota disse...

Olá António!
Mais uma bela manhã de Domingo.
Treinos longos, provas com mais frequência, bons desempenhos…
Começo a acreditar que vou ter companhia na Maratona Carlos Lopes.
Forte abraço,
Luís Mota

António Almeida disse...

Miguel e Luís
obrigado pelas palavras, de maratonista para maratonistas, a vontade de correr mais uma vez os 42km é muita e Novembro ainda vem tão longe...
Abraço aos dois.

Susana disse...

Olá António!
Essa é uma corrida que quero experimentar já há algum tempo, mas por norma calha-me uma prova do troféu de Loures no mesmo dia e então falho sempre. Mais um pouco e aplaudia-vos na corrida, pois a placa dos 4km estava mesmo à porta do meu trabalho rsss. Agora também ando metida em longos com o meu pai, vou à Meia da Areia! Você está a melhorar de dia para dia, depois de um longo ainda fazer 1h11 é obra e tem que se gostar mesmo de correr! Já me estou a perlongar...rsss
Beijinhos meus e abraço do Daniel para si, a Isabel e a Vitória

António Almeida disse...

Susana
a "Corrida do Metro" é de facto uma excelente prova, mas claro que no seu caso não podia faltar à prova do troféu de Loures, onde esteve excelente (parabéns pelo 1º lugar), quanto à "meia" da areia acho que faz muito bem, só pelo cenário em que se corre é imperdível.
Beijinhos.