Amigos das Palavras

Por decisão do autor deste blogue os textos do próprio não seguem o acordo ortográfico de 1990.



quarta-feira, 30 de agosto de 2017


O evento 10ª Corrida dos Moinhos de Penacova, prova integrada no Circuito Nacional de Montanha 2017, que decorreu durante o passado domingo, dia 27 de agosto, foi composto por 2 provas competitivas, um Trail com 21km (D+ 990 m) e um Mini-Trail com 12,6 km (D+ 670 m), bem como uma caminhada com 10 km não competitiva.
As 2 provas competitivas tiveram as linhas de partida na margem direita do rio Mondego e as linhas de chegada no areal da Praia fluvial do Reconquinho, na margem esquerda do Rio Mondego, após a passagem da ponte pedonal.
A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Penacova, teve a colaboração da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura.
Resumidamente os percursos tiveram uma acentuada subida inicial, em direção à zona histórica de Penacova, e posterior descida à Quinta da Ribeira, pela escadaria de acesso a esse local, seguindo-se alternância de subidas e descidas percorrendo trilhos pedestres, veredas, caminhos e estradas municipais que levaram os participantes a passar pela Ribeira da Presa, Ponte da Galiana, fornos de cal de Casal de Santo Amaro, núcleo de moinhos de vento de Gavinhos, Espinheira, núcleo de moinhos da Portela (ponto mais elevado do percurso - 476 metros), moinho do Aviador, Ponte e Quinta da Ribeira, ponto a partir do qual os atletas efetuaram o percurso inicial, em sentido contrário até à meta.

Em fase final do nosso período de férias resolvi aliar a um fim de semana na zona de Coimbra uma participação no evento, em concreto na prova de 21 km, fiz toda a prova em ritmo bastante confortável e desfrutei bastante da beleza do percurso. Gostei da prova que foi muito bem organizada, do percurso durinho e da marcação 5 estrelas.


Tarde de sábado (Soutelo) - eu, Vivi, Isabel, a minha irmã Ana e o meu cunhado Manuel

1 comentário:

JoaoLima disse...

E quando assim é, tudo está perfeito! :)

Um abraço e boa continuação de boas corridas