segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Balanço 2007.

Resolvi fazer o meu balanço desportivo do passado ano de 2007, ano no início do qual eu tinha como principais objectivos conseguir efectuar no mínimo 3 sessões de treino semanais realizando numa das sessões um treino longo (tempo de corrida superior ou igual a 1h30).
Pretendia também continuar a série de 10 meses (iniciada em 7 de Março de 2006 e durante os quais o número máximo de dias que estive sem correr foi 8 dias).
No seguinte quadro consta o total do ano (em número e em kms) de provas, de treinos e do total (provas+treinos), consta também a média de kms/prova (14,852), de kms/treino (11,272) e de kms/total (provas+treinos)=11,665.
§

No Gráfico 1 (em baixo) pode-se constatar que em 45 das 52 semanas do ano de 2007 realizei 3 ou mais dias de corrida* semanais (3 dias em 39 das 52 semanas e 4 dias em 6 das 52 semanas), não o tendo conseguido nas restantes 7 semanas, nas quais realizei 2 dias de corrida em 6 das semanas e 1 dia de corrida em 1 das semanas.
No Gráfico 2 (igualmente em baixo) consta o período máximo de dias durante o ano que estive sem correr, período esse que foi de 6 dias (26 a 31 de Outubro), o segundo maior período foi de 4 dias (7 a 10 de Novembro) e, o terceiro maior período foi de 3 dias (12 vezes durante o ano, 4 das quais durante o mês de Março).
*) Dias de Corrida = Dias de Treino + Dias de Provas.
§

Considero pois ter atingido, se bem que não totalmente, o meu grande objectivo de 2007, os 3 dias de corrida semanais (incluido aqui os dias das provas). Em relação ao outro objectivo, que vinha do ano de 2006, a série aumentou para 22 meses de actividade física regular (os tais 3 dias semanais), 22 meses durante os quais o número máximo de dias que estive sem correr foi os já referidos 8 dias (período de 22 a 29 de Julho de 2006).

Nos Gráficos 3 e 4 (em baixo) pode-se constatar que em 30 das 52 semanas do ano de 2007 fiz entre 30 a 40 quilómetros semanais (perfazendo a distância total de 1.1122,504 kms), em 12 das semanas fiz entre 20 a 30 quilómetros semanais (perfazendo a distância total de 257,420 kms), em 8 das semanas fiz entre 40 a 50 quilómetros semanais (perfazendo a distância total de 354,974 kms), e, fiz ainda numa das semanas 10 kms e numa outra 51,840 kms.

§
No Gráfico 5 (em baixo) consta para cada um dos 12 meses do ano, o número de provas, o número de treinos e o total (número provas + número treinos).
Como se vê, nos meses de Janeiro, Julho e Agosto não participei em provas, nos meses de Outubro e Novembro só participei em 1 prova em cada um desses meses, no mês de Dezembro participei em 3 provas e nos restantes meses participei em 2 provas (em cada um desses meses).
No Gráfico 6 (igualmente em baixo) consta também para cada um dos 12 meses do ano, o número de quilómetros em provas, o número de quilómetros em treinos e o número total de quilómetros (nº provas + nº treinos).
Como se vê, o mês de Agosto foi o mês em que fiz mais quilómetros (182 kms todos em treinos), seguido do mês de Setembro (174 quilómetros dos quais 42 em provas e 132 em treinos) e, do mês de Julho (total de 170 quilómetros todos feitos em treinos).
Os 2 meses em que fiz menos quilómetros foram Março (total de 124 kms, 88 kms em treinos e 36 kms em provas) e Outubro (total de 110 kms, 100 kms em treinos e 10 kms em provas), meses durante os quais estive doente durante alguns dias.
§

No seguinte quadro constam as 17 provas em que participei durante o ano de 2007 com indicação das mesmas, as datas de realização, as distâncias e os tempos que efectuei.

Participei ainda na Corrida Terry Fox (corrida não competitiva de angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro).

No Gráfico 7 (em baixo) constam as referidas 17 provas agrupadas por distâncias das mesmas.
Como se pode ver participei em 7 provas com distância inferior ou igual a 10 kms (1 prova de 8kms e 6 de 10 kms) e participei em 10 provas com distância igual ou superior a 14 kms (1 de 14 kms, 3 de 15 kms, 1 de 20 kms e 5 meias-maratonas).
No Gráfico 8 (igualmente em baixo) constam as 17 provas segundo a data das mesmas e respectivas distâncias.
Constam também para cada uma das provas a média (minuto/km) que corri cada uma dessas provas.
Como se pode verificar as minhas melhores médias foram obtidas nas provas de distância entre os 8 e os 15 kms, a melhor média foi obtida na última corrida de 2007 (São Silvestre da Amadora com 4,30 min./km).
Nas provas de meia-maratona e na de 20 kms essa média piora para valores superiores a 5 min/km (a excepção foi a "meia" de Lisboa em 2 de Dezembro), a pior média foi obtida na "meia" de Portugal (prova que corri sem chip).

Terminado o balanço devia-se seguir os objectivos para o corrente ano, que para já neste 1º semestre serão sensivelmente iguais aos do último ano (3 treinos semanais e continuar a somar meses à série que está em 22 meses e meio), objectivos que penso serem os realistas.
No 1º semestre do ano pretendo também participar em algumas provas com distâncias entre os 10 e 15 quilómetros (dando preferência à distância dos 15kms), pretendo também participar em 1 ou 2 provas de meia-maratona (provavelmente durante o mês de Maio) e nos 20 kms de Cascais.
Até um dia destes numa prova por ai.

5 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá meu amigo Antonio, boa noite, tudo bem com vc, amigo obrigado pela msg e realmente vou ficar muito contente se minha filha prosseguir no atletismo.
Cara meus parabéns pelo relato no seu blog sobre o Balanço 2007, amigo com esses KM seus rodados eu acho que dar volta ao mundo...risos...muito bacana vc contando detalhes por detalhes, com os gráficos é isso aí o que eu tenho a dizer de 2007 para mim que foi um ano de muitas corridas entre 5km, 10km, 21 e 42km num total de 36 corridas.
Desejo a vc muito sucesso nas corridas nesse ano de 2008.
Um abraço,
www.jmaratona.blogspot.com
JORGE

Unknown disse...

Boa Noite

Muito bom, também gosto registra tudo. abraços

Lénia disse...

Oi António,tudo bem?

Já vi que por aí anda tdo bem organizado.

Uma perguntinha: cono é que consegue pôr essas tabelas aí? Concerteza faz em Excel e depois?

Agradecia umas dicas.

Obrigada.

António Almeida disse...

Olá Lénia

Sempre tive este hábito de anotar os dados dos treinos o qual retomei também quando recomecei a correr em 2002.
Respondendo à sua pergunta, de facto as tabelas foram feitos no “Excel”, depois seleccionei uma e fiz edit/copy, fui ao “PowerPoint” e fiz edit/paste da referido tabela previamente seleccionada, ajustei o tamanho e gravei como jpg (repeti o procedimento para a outra tabela, para os gráficos é igual), depois postei como imagem.
Espero ter esclarecido a sua dúvida senão diga qualquer coisa.
Continuação de bons treinos.

Lénia disse...

Obrigadão, António.

Vou tentar, mas pelo que já experimentei vai funcionar.
A Ana Pereira já me tinha tentado ajudar, mas o método dela era mais profissional, metia códigos e etc...
Muito obrigada mesmo.

Beijo,
Lénia